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Como explicar a sua pesquisa para diferentes públicos

Explicar o próprio trabalho faz parte da rotina de qualquer acadêmico, mas o tipo de explicação oferecida varia de acordo às especificidades da plateia e, a depender dela, nem sempre é tão fácil se fazer compreender sem ter que sair de sua zona de conforto. Fazer uma apresentação sobre o próprio trabalho para colegas de área é a mais comum das ocasiões – em cursos, conferências e reuniões – e também a menos complicada das tarefas quando o assunto é explicar sua pesquisa. Isso porque seus colegas estão propensos a entenderem as questões e a linguagem técnica da área comum de pesquisa. Mas ser capaz de falar claramente sobre as complexidades de sua pesquisa para seus colegas não é suficiente: você precisa  também ser capaz de fazer isso diante de acadêmicos de outras áreas de conhecimento e também para o público geral, os não-acadêmicos. As dicas a seguir ensinarão a você como falar para diferentes plateias de acordo às particularidades de cada uma delas.

Questões gerais

Há três perguntas que as pessoas em geral costumam fazer a acadêmicos e é a partir delas que você deve orientar sua fala em sua apresentação antes de pensar nas particularidades de seu interlocutor. Elas são: a) O que você pesquisa? b) Por que você pesquisa nesta área? c) Qual a relevância de sua pesquisa?

A diferença é que colegas de área, diferentemente de acadêmicos de outras áreas de conhecimento e do público geral, ficarão interessados em discutir particularidades de sua pesquisa. Por isso mesmo eles tenderão sempre a fazer perguntas mais complexas a partir destas questões iniciais, propondo questões que dialoguem com os pormenores de sua pesquisa dentro dos jargões da área.

Em entrevistas

Em entrevistas de trabalho ou de defesa de projeto para concorrer a fundos de pesquisa nem sempre seus interlocutores estarão a par de termos, método e literatura específicos de sua área de pesquisa. Você deverá apresentar sua pesquisa demonstrando que ela é relevante  e possui embasamento e que você tem conhecimento para realizá-la, ou seja: deverá responder às três questões gerais citadas aprofundando a explicação sobre as particularidades de sua pesquisa de forma breve e clara.

Lembre-se que neste caso você estará diante de uma plateia de acadêmicos de outra área, um contexto em que a formalidade peculiar à linguagem acadêmica se aplica. Porém, não estando diante de especialistas no tema como você, a ocasião demanda que algumas particularidades de sua pesquisa (como linguagem técnica, método e literatura) sejam “traduzidos” para uma linguagem mais geral ou acompanhadas de explicação para quem não as domina.

Para não-acadêmicos

Falar para não-acadêmicos é sempre um grande desafio para acadêmicos, uma vez que aqui você está fora de sua zona de conforto duas vezes: a da sua especialidade de área de pesquisa e da grande área profissional que é a academia, e que possui formas particulares de comunicação que é de domínio de seus profissionais. O segredo é ter paciência para desconstruir sua fala habitual, respondendo àquelas três questões básicas “quebrando” os conceitos em explicações. Para cada termo específico há uma explicação, e você deve recorrer a elas diante de uma plateia de não-acadêmicos (o que certamente tornará sua fala mais longa, e isso deve ser levado em consideração ao calcular o tempo de sua apresentação). A compreensão também é facilitada pela substituição da linguagem formal por uma linguagem mais “relaxada”. Uma vez que o objetivo é ser o mais compreensível possível, é importante deixar espaço para que seu interlocutor se manifeste caso qualquer ponto de sua fala fique obscuro.

Agora é voltar àqueles questões gerais e pensar em formas de respondê-las para fazer um resumo de pesquisa focando nas particularidades dos públicos mencionados, assim você trabalhará sua versatilidade. O mais  importante é que este exercício não só irá melhor sua capacidade de se comunicar para diferentes públicos, como lhe ajudará a entender melhor seu trabalho ao analisá-lo sob diferentes ângulos.

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