Como selecionar a instituição de pós-graduação ideal para você

images-pos-graduacaoSelecionar qual a instituição de pós-graduação que você irá se candidatar ou frenquentar é um processo complexo. Afinal, seu futuro pode depender de tudo que você viverá nesta jornada e nesse momento sua escolha faz toda diferença.
Ressaltando que trata-se de um grande investimento, é necessário cautela e muita avaliação para evitar a escolha incorreta. Para tanto, considere os seguintes aspectos:

Interesses Pessoais

A vida pessoal é tão importante quanto a profissional, elas devem andar em equílibrio, de forma que uma não prejudique a outra. Sendo assim, em toda mudança deve-se considerar as consequencias positivas e negativas sobre ambos os lados.

a) Especialmente se a medida afetará um parceiro ou sua família.
b) Clima, geografia, acessibilidade e o custo de vida.
c) E ainda o custo da viagem para visitar outros familiares e amigos.

Questões Financeiras

Todo mundo precisa de dinheiro pra sobreviver. E alguns para alguns cursos, talvez seja impossível conciliar o trabalho e o estudo. Verifique cuidadosamente cada cenário financeiro entre suas opções disponíveis.

a) Quais instituições irão lhe dar apoio financeiro e quanto?
b) Importante: não vá para a melhor escola sem financiamento, assumindo que você por consequencia desta, acabará obtendo o melhor trabalho e será capaz de pagar suas dívidas. Não se pode contar com o “se” ou “talvez”, principalmente quando se trata de dinheiro. Só assuma um compromisso que você possa cumprir com as ferramentas que você tem hoje.

Perpectivas Profissionais

a) Não vá simplesmente a qualquer lugar. Verifique também a possibilidade de ofertas de trabalho no local e parcerias de empresas com a futura instituição de ensino.
b) Não importa quão bom seja seu manuscrito ou pesquisa, se você vai a uma instituição a qual ninguém tenha ouvido falar, isso vai afetar negativamente as suas chances de emprego mais tarde.
c) Nesses casos, muitas vezes é melhor não ir. Esperar um pouco mais de tempo e guardar mais dinheiro, para um melhor curso de pós-graduação certamente será a melhor opção.

Relacionamentos com Orientador e Colegas Estudantes da Pós-Graduação

a) Visite o campus para conhecer seu potencial orientador
i. Se você não tiver certeza de quem poderia ser, faça mais pesquisas sobre quem é o mais “renomado” na área que você deseja estudar.

ii. Determine se você acha que vai se dar bem com o potencial orientador.
1. Vocês irão trabalhar juntos por um longo tempo.
2. Um relacionamento ruim poderia arruinar a sua dissertação e até mesmo a sua carreira.

iii. Candidate-se para ser aluno especial e analise o perfil do professor e se sua linha de pesquisa está de acordo com a sua proposta de pesquisa.

b) Visite o campus e interaja com os estudantes de pós-graduação do departamento pretendido.
i. Qual o perfil dos estudantes?
ii. Os objetivos de carreira se assemelham aos seus? Isso é um indicador que você está no caminho correto.
iii. Eles integram comunidades para debates, networking e dicussões acadêmicas?
iv. Considere a sua própria personalidade, mas lembre-se que você vai passar um número de anos com estas pessoas.

Analise essas informações a acima verifique outras mais que são mais importantes para você. Considere todas juntas para ter melhor chance de criar uma boa experiência de pós-graduação. Veja ainda:
10 Melhores Dicas sobre Pós-Graduação

Anterior
Armadilhas da gramática inglesa
Próximo
Como escrever seu projeto de pesquisa

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *