Permita que sua saúde física dê suporte a seu trabalho

Good-HealthNão pense que por ser trabalho intelectual suas atividades e desafios acadêmicos não demandam muita energia de você. Um segredo para melhorar sua produtividade é cuidar de sua saúde física a fim de ter mais disposição, e algumas pequenas mudanças em sua rotina podem fazer toda a diferença em sua qualidade de vida.

Três dicas de ouro

Levar uma vida mais saudável capaz de lhe dar mais energia para trabalhar não necessariamente significa mudar toda a sua rotina ou se propor a severas privações, como muitos pensam. Você pode começar seguindo três dicas simples e tão eficazes que pode-se dizer que são dicas de ouro:

1. Durma oito horas por noite. Embora haja quem diga que não precisa de oito horas de sono por noite para se sentir revigorado, esta quantidade parece ser a média necessária para a maioria das pessoas e pesquisas já comprovaram que dormir pouco prejudica a saúde física e mental. Por isso mesmo, procure dormir ao menos entre sete e oito horas por noite, especialmente nos dias de desgaste maior no trabalho. Lembre-se que uma mente descansada é muito mais produtiva!

2. Beba água. Você sabia que nem sempre seu corpo sinaliza que você precisa de água Por isso mesmo o ideal é disciplinar-se para beber ao menos dois litros de água por dia e não apenas recorrer a ela quando já estiver morrendo de sede. Além de refrescar, a água prolonga a sensação de saciedade, melhora a saúde geral do seu corpo e também ajuda a espantar o sono quando o cansaço aparece. Por isso, quando precisar trabalhar longas horas, ao invés de uma garrafa de café mantenha uma garrafa de água perto de você. Sua saúde agradece!

3. Pratique 30 minutos de exercícios físicos. Para ser mais saudável não é necessário praticar diariamente horas e horas de exercícios físicos ou atividades “pesadas” que queimem uma grande quantidade calórica. Se conseguir incluir no seu dia a dia uma caminhada de 30 minutos, já verá os ganhos para sua saúde física e mental, e ainda poderá aproveitar o momento para relaxar.

Saúde do cérebro

Outras mudanças de hábitos também contribuem bastante para o melhor funcionamento do corpo e mente, o que interfere diretamente na sua disposição, aumentando sua produtividade. Uma vez que os três hábitos descritos anteriormente tenham sido introduzidos em sua rotina, os próximos três irão ajudá-lo nesse processo gradual de melhora da sua qualidade de vida de forma mais abrangente.

4. Menos açúcar e menos gordura. O excesso de açúcar e gordura sobrecarrega seu organismo, deixando-o fadigado e, consequentemente, com pouca disposição para trabalhar. Para ter mais energia, invista em fontes naturais de açúcar – como o mel e as frutas – e em fontes magras de proteína.

5. Fortaleça contatos não-acadêmicos. O segredo para ter uma vida profissional produtiva e sem estresse é saber desligar do trabalho e viver momentos prazerosos em sua vida pessoal. Por isso, não deixe que sua rotina atribulada o impeça de manter contato com seus familiares e amigos fora da academia. Saber distribuir bem o tempo dedicado à vida pessoal e vida profissional é fundamental e lhe ajuda a trabalhar com mais prazer.

6. Reserve um tempo para refletir. Seja praticando ioga, lendo, orando, meditando, surfando ou realizando uma atividade criativa (como escrever ou tocar um instrumento), o importante é encontrar tempo para desligar das obrigações, relaxar e colocar as ideias em ordem. Atividades prazerosas como estas ajudarão você a desenvolver sua concentração e a amenizar o estresse do dia a dia, melhorando sua disposição para realizar suas demais atividades, inclusive para trabalhar.

Estas mudanças parecem simples, mas podem representar grandes desafios para alguns acadêmicos, especialmente se estiverem muito distantes de suas práticas atuais. Para evitar que a introdução de todas estas mudanças de hábito ao mesmo tempo em sua rotina crie uma cobrança pessoal desgastante (levando-as a produzir o efeito oposto do desejado), você pode adotá-las em momentos distintos. Ao se adaptar a uma, dê início à seguinte e assim por diante, até que todas as práticas – ou ao menos a maioria delas – façam parte de sua rotina regularmente.

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