17

Edição e Revisão de Texto: Falar não é escrever

Primeiramente, vamos esclarecer o que é um serviço de edição e/ou revisão de texto. Este serviço consiste na revisão e ajuste quanto ao conteúdo literário, ortográfica e gramática, assim como pequenas modificações afim de aprimorar a estrutura textual e a apresentação visual, de modo a tornar o texto mais claro, conciso e fluente, agregando ao texto elegância e qualidade.

Infelizmente, existe o falso conceito de que quem precisa contratar os serviços de edição de texto são aquelas pessoas que não são nativas na língua escrita. Os estrangeiros de fato também necessitam e utilizam esses serviços, visto que, estes além da escrita, tem as dificuldades e dúvidas intralinguísticas e interculturais que os induzem a solicitar a ajuda de profissionais especializados. No entanto, quando se trata de um indivíduo que nasceu e cresceu falando inglês, por exemplo, há um paradigma ou uma espécie de vaidade onde acredita-se que não é preciso contratar um serviço de edição ou revisão do inglês, por ser sua língua materna.

As nuances do ato de escrever

As pessoas não deveriam considerar-se autossuficientes, inclusive no que se refere a escrita. Um importante ponto a ser discutido aqui é, que, falar não é escrever e até os melhores oradores podem ter dificuldades na hora de transpor suas ideias de forma escrita, uma vez que para tanto é exigida pontuação e estrutura. Além disso, quando se fala, é comum utilizar a linguagem coloquial, a qual, por vezes, não convém ser assim mencionado em um texto. Também é válido lembrar que a linguagem da escrita é para o leitor e não para si mesmo, sendo assim, é indicado que uma outra pessoa leia o texto para avaliar se a leitura está harmônica e clara.

Outro detalhe ser esclarecido é que o profissional revisor não tornar-se-á um coautor do trabalho, o conteúdo é de propriedade dos autores e os méritos pertencerão exclusivamente a eles. Cabe ao revisor, apenas, melhorar aquilo que já está existe. E considerando toda a dificuldade que é desenvolver um projeto, adquirir recursos e administrar imprevistos entre tantas nuances que ocorrem em uma pesquisa, pode-se dizer que é muito trabalho envolvido e investido e, portanto, não é apropriado se arriscar e perder méritos por erros que podem ser evitados.

A importância da boa escrita

Apresentar ou submeter um artigo com um conteúdo rico, mas textualmente pobre, pode gerar prejuízos que vão desde atrasos na publicação ou até mesmo à rejeição, além da má reputação transmitida aos editores pela escrita desleixada dos autores. Uma revisão prévia do texto evitaria todos estes contratempos, invertendo inclusive o quadro de má para boa impressão, visto que os leitores ao momento que notam o texto rico e bem apresentado, sentem mais prazer na leitura e avaliação. Com isso, é válido dizer que a relação de custo-benefício da edição e revisão de texto é boa. Com a utilização do serviço de revisão textual, os autores ganham tempo, adquirem mais segurança e asseguram uma boa apresentação de seu trabalho perante todos os leitores.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]