17

Artigo Científico: Erros Mais Comuns Que Levam à Rejeição

Você que já fez tudo o que você pode academicamente para escrever um artigo científico de revista excepcional. Vai submeter e agora está com aquele frio na barriga, temendo a rejeição. Siga estas três etapas finais para garantir a sua melhor chance de aceitação.

1.  Esteja familiarizado com a revista

Certifique-se se o assunto do seu artigo está dentro do perfil da revista. Muitas vezes o artigo não é aceito simplesmente porque não faz parte do assunto de interesse daquele periódico.

Verifique no conteúdo dos ultimos cinco anos do conteúdo se a revista publicou algo semelhante ao seu trabalho. Não convém às editoras publicarem “mais do mesmo”, mesmo as publicações antigas não tenha nenhuma ligação pessoal com seu trabalho, não é interessante que hava uma impressão de publicação de trabalhos repetidos.

 2.    Edite seu artigo com afinco

Contrate um editor profissional para corrigir todos os pontos de gramática, ortografia e, se for o caso, tradução. Por mais que você seja um bom redator, SEMPRE é bem-vinda uma ajuda especializada nesse momento. Você só terá a ganhar com isso.

Quanto ao âmbito científico, peça a um colega da área para procurar possíveis erros ou questões que podem ser levantados pelos avaliadores.

Os editores da revista não estão lá pra corrigir seu trabalho, no máximo eles fazem pequenas adaptações. Assim, se ele perceberem que sua redação está mal elaborada ou possui informações infundadas, este, possivelmente, julgará seu artigo como uma obra desleixada.

 3. Examine instruções da revista para as formataçôes de apresentação

Se a revista impõe um padrão de formatação, este deve ser seguido a risca. Erros dessa natureza são considerados fúteis e levam a crer que o indivíduo não dedicou a devida atenção. Assim é primordial o cumprimento dessas instruções.

  • Estilo de citação  – Os padrões variam muito entre países e revistas.
  • Formatação de página – Cada revista tem um layout de publicação e seu artigo deve estar aquedado a este.
  • Formatação de imagens e gráficos – Certas particularidades das imagens como tamanho, definição e tipo de arquivos devem ser ajustadas de acordo com os padrões exigidos.

Os revisores muitas vezes não vão ler o trabalho que não se conforma com o padrão. Desse modo não perca a chance de ter seu trabalho aceito por motivos banais com formatação.

Promova VANTAGEM a si mesmo

Faça o primeiro passo antes de decidir o jornal que você estará enviando seu artigo.

Execute as segunda e terceira etapas imediatamente antes de enviar.

Editores dizem que artigos que são submitidos com o texto e apresentação dentro dos padrões de publicação, além da excelente impressão que causam logo de imediato, têm uma maior chance de serem aceitos, uma vez que estes poupam tempo e trabalho aos revisores.

Então, esteja atento a essas dicas e conceda a si vantagem.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]