Working Smarter: Dicas eficientes para acadêmicos ocupados

ideiaDiante de tantas atividades e o caos do dia-a-dia, as pessoas fazem muitas coisas ao mesmo tempo mas no final não produzem de forma eficiente, gerando o retrabalho que juntamente com as atividades inerentes à rotina comum, acaba gerando um acúmulo de tarefas que não tem fim. Qual o resultado disso? Acúmulo de trabalho, falta de tempo, cobrança, stress e infelizmente baixa qualidade.

Dessa forma abordaremos alguns aspectos e dicas para evitar transtornos causados pelo excesso de ocupação.

O trabalho duro e longas horas são duas coisas diferentes

Longas horas podem apararentar uma possibilidade de investigação mais aprofundada, no entanto, ao longo do tempo, a concentração é perdida.

Estudos mostram que as pessoas mais produtivas trabalham 3-4 horas por dia, preferencialmente na parte da manhã, o momento em que a mente está alerta e dedicam-se a uma tarefa por vez.

Aprenda a gerir seu próprio ritmo de trabalho, isso irá ajudá-lo a fazer mais em menos tempo.

Multitarefas é ineficiente

Fazer muita coisas ao mesmo tempo significa apenas que a qualidade do seu trabalho está comprometida.

No entanto, você pode OTIMIZAR

Os professores que poupam seu tempo de preparação, planejando mais atividades de interação aluno, por exemplo, muitas vezes acabam com avaliações mais favoráveis no final.

Trabalhar de forma mais inteligente com foco e prioridade de atividades e com isso determinar os métodos de trabalho ideais significa agir em conformidade com o seu corpo e sua mente.

Dicas sobre eficiência para os acadêmicos OCUPADOS

Tire um tempo para planejar

Planejamento ajuda a identifica as prioridades e estratégias do fluxo de trabalho.
Use tecnologias portáteis para fazer uso do tempo livre.

O tempo perdido nos intervalos entre reunioes ou deslocamentos de transito pode tornar-se útil para o planejamento de uma tarefa ou ainda uma ligeira leitura ou um escrita.

Aprenda a dizer não

Quando as pessoas lhe pedirem para fazer algo avalie bem a sua resposta. Você pode fazer se for de seu interesse, mas expresse a necessidade de verificar seu calendário, que deve estar em primeiro lugar. Dê a você um tempo para pensar se você realmente precisa e se possuir condições em aceitar mais uma atividade.

Delegue

Automatize tarefas repetitivas ou e não perca seu precioso tempo fazendo algo que os outros podem fazer melhor. Economize tempo e dinheiro dessa forma.

Use ferramentas para ajudar a gerenciar suas prioridades

Encontre ferramentas como listas de afazeres, lembretes do calendário, fóruns de apoio acadêmico para ajudar a destacar as prioridades das coisas menos imediatas, avaliando ainda as atividades mais recompensadores, como o caso de publicações.

Relembre algumas ferramentas para organização de pesquisa e/ou tarefas aqui.

Centralize todas as suas informações e certifique-se que você tem um backup

Tecnologias remotas tornam possível o acesso a informação de qualquer lugar, de modo a evitar a perda de tempo e de arquivos.

Adie produtivamente

Adiar uma tarefa por um curto prazo talvez não seja um problema. Issor torna possível fazer uma coisa por vez, de modo a tornar o tempo mais produtivo, evitando erros causados pela ansiedade.

 

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