17

Entenda por que doutorandos não devem escolher um tema de pesquisa muito amplo

Embora o tempo total do doutorado geralmente seja o dobro daquele destinado ao mestrado, os desafios e cobranças sobre os doutorandos também são muito maiores, a começar pela escolha do tema da pesquisa. Doutorandos têm como principal obrigação oferecer uma contribuição mais relevante à sua área de conhecimento através de sua tese, seu trabalho de pesquisa final, que também irá determinar seu tema de especialização. Por isso mesmo a escolha do tema da pesquisa deve ser cuidadosa e pontual, uma vez que um recorte muito amplo irá dificultar a imersão real do doutorando num tema, podendo comprometer o resultado final de seu trabalho de pesquisa e sua especialização, ou seja: tornando-o generalista ao invés de especialista. A seguir, algumas razões que ajudam a entender porque doutorandos não devem escolher um tema de pesquisa muito amplo.

  • Você não tem tanto tempo assim

Sim, você tem quatro anos para concluir o doutorado, mas isso não significa que terá quatro anos para escrever sua tese. Ao longo deste tempo você terá que frequentar disciplinas e congressos, apresentar trabalhos, escrever artigos, atualizar sua bibliografia, entre outras atividades acadêmicas. Isso significa que você deve organizar bem o seu tempo para agilizar o trabalho de pesquisa e escrita e a melhor forma de fazer isso é conhecendo bem o seu tema. Por isso, quanto mais claro e preciso for o recorte do seu tema de pesquisa, melhor.

  • Inovar não significa explicar tudo

Você tem obrigação de apresentar uma pesquisa relevante e inovadora ao final do seu percurso do doutorado, mas isso não significa que deva tentar resolver todos os problemas de pesquisa em aberto em sua área. É necessário ser realista e reconhecer as suas limitações de tempo e como pesquisador, porque você ainda está em processo de formação acadêmica. Assim, procure escolher um tema que lhe permita apresentar uma contribuição inovadora e relevante de forma pontual, e que de preferência que lhe permita dar prosseguimento à pesquisa em projetos após o doutorado.

  • Sintetizar é o desafio máximo

Muitos pesquisadores acreditam que o segredo de um bom projeto de pesquisa é uma boa pergunta inicial. Use seu tema de pesquisa para tentar responder a um problema relevante e que ainda esteja aberto em sua área. Se este problema for muito amplo, procure oferecer uma resposta a um de seus aspectos, abrindo portas para que outros pesquisadores continuem a partir do ponto onde você parou, ou para que você mesmo possa dar prosseguimento à pesquisa futuramente. Em todo o processo procure ser sintético, abordando seu problema de forma assertiva, filtrando fontes e fazendo inferências fundamentais à evolução do seu trabalho de pesquisa.

  • Dar conta do desafio gradualmente é o melhor caminho

Muito dificilmente seu tema de pesquisa se manterá estático ao longo do doutorado, particularmente porque quanto mais você se aprofundar nele, melhor irá conhecê-lo e será mais capaz de identificar seus problemas. Por isso mesmo, não deixe para escrever a tese de uma única vez, porque a escrita gradual lhe ajudará – e muito! – a domar seu tema. O ideal é que você avance aos poucos em suas descobertas procurando escrever artigos ao final de pequenos ciclos de pesquisa. Estes artigos podem servir como trabalho final de disciplinas, para publicações ou apresentações em congressos, o importante é que eles lhe ajudarão a dimensionar melhor o seu tema de pesquisa e a identificar necessidades de ajustes. Artigos servem também para apresentar aos demais pesquisadores da sua área seus avanços e para alinhar seu trabalho ao que está sendo produzido sobre o assunto no momento, criando espaço para a contribuição final de seu trabalho de pesquisa que será apresentado através tese.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]