5 Motivos para ter um PhD no currículo

Doutorado-MestradoSe você está prestes a concluir o seu mestrado, já deve estar pensando qual será o próximo passo da sua carreira acadêmica. E, possivelmente, a principal ideia que passa pela sua cabeça de pesquisador é cursar um doutorado. Afinal, você já chegou tão longe, que não há por que não concluir essa jornada de forma ilustre.

Por outro lado, você pode estar se perguntando se isso vale mesmo a pena. Serão mais alguns bons anos de estudo, trabalho árduo e muita renúncia e pesquisa a fazer. E isso vale para qualquer tipo de doutorado, inclusive para os chamados PhD (Doctor of Philosophy).

Este famoso título nada mais é que o doutorado comum, e esta é a forma como ele é conhecido nos países de língua inglesa – outra sigla para a mesma certificação é DPhil. Apesar do que o nome diz, isso não significa dizer que o seu doutorado será em Filosofia, e sim que você será considerado como um “amante de conhecimento”.

O PhD é tão prestigiado por ser o mais alto grau acadêmico possível e por ser bastante rigoroso em seus critérios de aprovação da pesquisa da tese final, a qual precisa apresentar e defender uma ideia original. E sua reputação torna-se mesmo imbatível quando é cursado em uma renomada universidade internacional, como Oxford, Cambridge, Harvard ou Princeton.

Interessou-se? Agora vamos te dar mais 5 razões para você começar a se preparar para cursar um programa de PhD o quanto antes:

Um programa de PhD garante credibilidade

Sobre isso, já falamos e vamos somente reforçar a ideia. Quem tem um PHD no currículo possui mais credibilidade. Aquilo que você falar ou escrever depois de ter o diploma em mãos será ouvido com mais atenção e autoridade.

Isso significa dizer que você não terá que convencer ninguém de que o seu trabalho é bom, ou de que você merece ser contratado. O seu título vale como um atestado de competência aonde quer que você vá.

Um PhD facilita a vida de quem quer ser um professor universitário

Atualmente, a imensa maioria das universidades exigem doutorado para quem quer se tornar um professor efetivo em uma de suas faculdades. Por isso, se esta é a sua meta, o PhD irá abrir essas portas à você.

E como este título representa um alto grau de importância, ele irá ajudá-lo a ter maior destaque perante aos concorrentes que contam com outras qualificações.

Um PhD tem mais chances de se tornar um consultor, palestrante ou escritor

Voltando ao quesito credibilidade, ter um PHD irá aumentar as suas chances de ser um consultor ou palestrante, ou mesmo um escritor. Isso porque seus argumentos terão uma autoridade redobrada, e sua audiência terá bastante interesse em ouvir o que você tem a dizer.

Afinal, você se dedicou e pesquisou o mesmo assunto por muitos anos, e isso permite afirmar que você possui um altíssimo grau de conhecimento a respeito do tema em questão. Dessa forma, possibilitando o reconhecimento não somente na área acadêmica mas também no setor empresarial.

Quer ser um pesquisador profissional? Curse um PhD.

Se o seu interesse é ser um pesquisador profissional, um PhD irá ajudá-lo consideravelmente. A sua formação a partir de agora contará mais pontos no processo de seleção e portanto você estará entre os candidatos em prioridade.

Quem contrata um pesquisador deseja alguém que conheça determinado assunto profundamente e em todas as suas dimensões. Assim, soluções virão rapidamente à tona, pois as etapas iniciais de análise e estudo já foram ultrapassadas por você durante a sua pesquisa acadêmica.

Faça um PhD para ampliar conhecimentos, simplesmente

Mesmo que o seu interesse não seja seguir carreira na área acadêmica ou de pesquisa, ter um PhD pode ser uma forma de ampliar conhecimentos sobre determinado assunto de seu interesse. Muitas vezes, a finalidade de quem estuda é, simplesmente, aprender e contribuir com o desenvolvimento da ciência, sem maiores ambições pós-PhD.

Nesse caso, um PhD pode ser a solução ideal para você, uma vez que, como o próprio nome diz, é recomendado para quem ama o conhecimento.

Assim, motivo é o que não falta para você cursar um PhD. Por isso, analise essa possibilidade com mais profundidade durante o seu mestrado, para que aquela ideia original que irá garantir a sua entrada em um programa de PhD renomado chegue até você o mais rápido possível. O resultado disso será, no mínimo, uma experiência muito enriquecedora.

 

Anterior
Como o TEP garante uma tradução de qualidade
Próximo
Vaidade do sucesso através da maquiagem dos resultados da pesquisa

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *