17

Como planejar uma Tese de Doutorado

Dentre o meio universitário, uma tese de doutorado possui um grande valor acadêmico e é levada muito a sério. Por conta disso, as expectativas em torno de tal trabalho são muito grandes. Diferente de uma monografia ou uma Dissertação de Mestrado, uma Tese de Doutorado usualmente se propõe a responder uma determinada pergunta, ou a lançar uma nova perspectiva sobre um determinado assunto. Uma Tese de Doutorado bem feita é a prova, para a sociedade acadêmica, de que o pesquisador está preparado para assumir compromissos de forma independente e a longo prazo. Entretanto, para adquirir o título de “Doutor”, a exigência é ainda maior do que com outros títulos.

É um longo caminho até a defesa da Tese de Doutorado e, por conta disso, o pesquisador deve se preparar. É preciso selecionar a área de pesquisa e o orientador. Em seguida, é necessário se tornar um pesquisador na área escolhida, ou seja, criar um arcabouço de conhecimentos gerais da área pesquisada para criar confiança. Sendo assim, será possível discernir quais são as questões mais importantes em sua pesquisa e onde estão as grandes oportunidades dentro da área escolhida. Para fazer esse tipo de levantamento, é necessária muita leitura e organização.

Em seguida, é preciso montar um plano de pesquisa. Apesar do tempo mínimo de um Doutorado ser em torno de três anos, é impossível para o pesquisador ler todas as obras em relação ao tema pesquisado. Por conta disso, é importante fazer uma seleção adequada de títulos chave para que seja criado um arcabouço geral sobre o tema.

Entretanto, o pesquisador deve sempre ter em mente que sua pesquisa deverá trazer uma abordagem inovadora sobre o tema. Por conta disso, tal pesquisa deve ser extremamente criteriosa, pois a banca examinadora irá avaliar quesitos como este. O título de “Doutor” é algo desejado por muitos, mas alcançado por poucos, pois exige muito trabalho e dedicação e os requisitos para a sua obtenção são extremamente rígidos.

Além disso, a maioria das Teses de Doutorado só são aceitas na língua inglesa, o que pode dificultar e muito o trabalho do pesquisador que, além de ter que se preocupar em escrever sua Tese, ainda tem que traduzi-la de forma correta. Por conta disso, muitos pesquisadores recorrem a serviços de revisão de inglês, onde revisores de inglês especializados nesse tipo de trabalho acadêmico dão todo o suporte e atenção necessários a um trabalho desse porte.

Sendo assim, o pesquisador não deve ter medo de procurar serviços que o ajudem nesta empreitada, pois seu trabalho ainda será muito grande e nenhum investimento é pouco para alcançar o tão estimado título de “Doutor”.

Referências:
X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]