17

Segue a saga de um pesquisador: como publicar em uma revista SAGE de alto impacto?

Depois de anos “ralando” no seu tema de pesquisa, você finalmente conseguiu compilar dados para contar uma história bonita sobre ela. Ao longo de anos você levanta hipóteses, desenha abordagens para respondê-las e interpreta cada um dos seus resultados de maneira crítica e com o rigor científico exigido. Mesmo que você consiga chegar a esse ponto, depois de muito esforço (e um pouco de sorte), o seu trabalho ainda não está concluído; no final das contas, o que realmente importa é ter o seu trabalho publicado em uma revista de alto fator impacto.

Muitas pesquisas boas chegam ao seu final sendo publicadas em revistas de pouco prestígio (como por exemplo revistas predatórias), ou pior ainda, sem serem publicadas. Em boa parte dos casos, não publicar não significa ser um mau pesquisador ou não entender sobre o processo científico, mas sim de não ter o suporte e treinamento adequado para escrever um artigo de alto impacto. A maioria dos pesquisadores concorda que publicações em revistas de alto fator de impacto são essenciais para uma carreira científica bem-sucedida. Portanto, não publicar a sua pesquisa pode levar a morte cientifica prematura de pesquisadores.

Por outro lado, uma ínfima amostra de trabalhos brasileiros são publicados em revistas de altíssimo fator de impacto. De fato, o impacto médio da pesquisa brasileira é menor que a média mundial. Isso evidencia ainda mais a importância de se publicar em revistas de alto fator de impacto para a sua carreira: pesquisadores com boas publicações tem mais chances de conseguir uma vaga de emprego. De entre as editoras com um corpo de revistas de alto fator de impacto, a SAGE atualmente vem ganhando bastante destaque por apresentar um consistente crescimento de impacto: nos últimos 5 anos, o impacto médio das suas 627 revistas presentes no JCR (Journal Citation Reports) aumentou em 22%, com 90 das suas revistas se destacando entre as top 10 da respectiva área (6 das quais apresentou o maior fator de impacto de sua área).

Quem é a SAGE?

A SAGE, cujo nome vem da combinação das iniciais dos nomes de ambos fundadores (Sara Miller McCune e George D. McCune), é uma editora independente criada em 1965 em Nova Iorque com o objetivo de publicar conteúdo inovativo e de alta qualidade. A editora teve seu início focado nas ciências sociais, sendo a sua primeira revista o “American Behavioral Science”. Tal fato explica a editora ter grande influência nas ciências sociais como um todo, atualmente contando 420 revistas presentes no SSCI (Social Science Citation Index) e com 69% desses recebendo um fator de impacto. Ainda dentro das ciências sociais, a editora possui 14 revistas que são líderes de mercado em suas áreas.

Mas a SAGE não se restringiu a apenas focar no nicho das ciências sociais; atualmente possui revistas abrangendo praticamente todas as grandes áreas do conhecimento. As revistas da SAGE com os maiores fatores de impacto na verdade pertencem a subáreas médica-odontológica, robótica, ciências de esporte e engenharia mecânica e de materiais. Esses fatores mostram que a editora, apesar de originalmente focada nas ciências sociais, possui excelente opções de revistas para as áreas da saúde e engenharia. Assim, a SAGE possui uma ampla gama de revistas indexadas cujo escopo engloba a maioria dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil. Basta agora pensar em qual revista da SAGE o seu trabalho se enquadra e começar a escrevê-lo para submissão!

Existem diversos outros motivos, além do fator de impacto, para se escolher uma revista da SAGE, como por exemplo: a facilidade em submeter o seu manuscrito através do website e de rastrear online o progresso de seu trabalho; um curto ciclo entre a submissão do manuscrito e a sua publicação, com publicações online sendo disponibilizadas antes da versão impressa; presença de um corpo editorial que conta com experts de cada área para revisar o seu trabalho, certificando o nível de excelência exigido pela editora; e claro, opções de publicar seu trabalho em revistas que oferecem acesso aberto, aumentando a visibilidade e o impacto de seu trabalho.

Mas espere: você sabe como começar a escrever o seu trabalho para uma revista SAGE?

A publicação de seu trabalho em uma revista da SAGE começa com a escolha da revista certa. Publicar em uma revista de maior fator de impacto, mas em uma subárea não correlata, pode na verdade ser uma estratégia errada, dado que muito provavelmente você perderá visibilidade por parte de seu público-alvo. Com mais de 1200 revistas atualmente cobrindo quase todas as áreas do conhecimento, certamente a SAGE possui aquela revista que melhor enquadra o tema da sua pesquisa e atinge o seu público-alvo.

Após escolher a revista na qual o seu trabalho melhor se encaixa, leia cuidadosamente as instruções dessa revista específica. Mesmo dentro da mesma editora (SAGE), cada revista possui suas próprias regras. Por exemplo, a localização dos materiais e métodos pode ser diferente para cada revista. Entenda as regras de formato para escrever o seu manuscrito, seguindo as orientações para autores de cada revista e tenha certeza que o formato requerido seja mantido. Caso ainda reste alguma dúvida, contacte o escritório editorial da revista, que certamente auxiliará com dúvidas pontuais. Ainda, detalhes para publicação podem ser encontrados em cada uma das revistas, dentro das orientações para submissão. As revistas ainda disponibilizam um portal com dúvidas frequentes e soluções a elas, o que facilita em muito o processo de escrita do seu trabalho.

Por último, preste atenção nas políticas de publicação de cada uma das revistas. Estas políticas servem para que todas as publicações da editora mantenham dentro dos padrões internacionais de ética e respeito em pesquisa, como por exemplo declarar possíveis conflitos de interesse em relação ao trabalho publicado e o reconhecimento dos órgãos de fomento ou companhias envolvidas em financiar a pesquisa.

Assim, depois de “ralar” tanto tempo naquela pesquisa tão interessante, não pense duas vezes: escolha uma das revistas da SAGE, veja as suas orientações e mãos a massa, escreva aquele trabalho tão sonhado para publicar em uma revista de alto fator de impacto!

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of