Oportunidade ou golpe? Editoras que oferecem publicação gratuita

golpe_PublicacaoA vontade de um pesquisador de publicar seu trabalho de pesquisa sob a forma de livro é absolutamente legítima, tanto por questões de realização pessoal como de visibilidade profissional, uma vez que livros circulam em lugares legitimados e dão respaldo ao trabalho. Ao mesmo tempo, sabe-se que publicar livros não é um processo dos mais simples, já que requer várias negociações e mediadores, por isso mesmo a proposta de publicação gratuita deve ser sempre encarada com desconfiança. Afinal, é como acredita-se no senso comum: tudo o que parece fácil demais, deve ser avaliado com cautela.

O problema da publicação gratuita

Embora não seja algo comum no Brasil, no mercado internacional – particularmente de língua inglesa – há editoras que fazem constante contato com pesquisadores que acabaram de concluir suas teses ou dissertações, a fim de que publiquem seu trabalho de pesquisa. A questão é que muitas destas propostas são colocadas como grandes oportunidades de publicação gratuita, mas nunca é explicado como isso possível. Sabendo-se que vivemos num sistema sustentado pelo capital e que estas editoras não são instituições filantrópicas, como estes livros serão pagos no mercado? E aí mora o perigo da oferta de publicação gratuita que pode indicar um golpe: alguém terá que pagar para publicar o livro de alguma forma, mas não fica claro como isso ocorrerá.

Para agravar a situação, sabe-se que o mercado de consumo de livros acadêmico é extremamente restrito, podendo ser ainda mais específico a depender do tema do trabalho de pesquisa. Logo, a editora sabe que não tem nenhum best seller em mãos, mas ainda assim garante a gratuidade da publicação. No caso de editoras que aplicam golpes neste sentido, o que muitas vezes ocorre é o uso indevido da obra sem que o pesquisador possa intervir muito, uma vez que este abriu mão de parte de seus direitos ao aceitar a publicação gratuita. Além disso, o pesquisador corre o risco de ser lesado financeiramente quanto aos lucros da obra, caso o contrato seja feito de modo a favorecer apenas a editora.

Possíveis caminhos para publicar

Para pesquisadores que desejam publicar seu trabalho de pesquisa no formato livro, a primeira coisa a ser feita é pesquisar a melhor forma é buscar editoras confiáveis. Com a possibilidade de publicações estritamente digitais através do formato e-book, publicar um livro tornou-se algo muito menos burocrático e a circulação da obra por estes meios tem um potencial muito maior.

Para publicação impressa, uma possibilidade é a modalidade self-published, quando o próprio autor arca com os custos da publicação. Nestes casos trata-se acima de tudo da realização do sonho de publicar um livro, uma vez que livros do tipo self-published não agregam valor à trajetória do autor. Outra possibilidade é a modalidade on demand, na qual o autor negocia com a editora de modo a produzir exemplares a depender da demanda. Por fim, o pesquisador pode recorrer também a editais públicos de fomento à pesquisa com verba para publicação ou a editoras especializadas em publicações acadêmicas. Em todos estes casos – tirando o self-published – estará em jogo a qualidade do trabalho e o mercado que ele visa alcançar, e o autor deve ter sempre em mente que o processo de publicação é bastante negociado, sendo muitas vezes necessário ceder em alguns aspectos (como a extensão da obra) para alcançar este objetivo.

Por isso mesmo a noção de publicação gratuita, sem esforço, comprovações de mérito ou negociações, deve ser sempre encarada com desconfiança. O pesquisador deve ter em mente que, mais importante que publicar um livro é garantir a integridade de sua obra, por isso, é muito importante pesquisar bem onde publicar, buscar indicações de editoras de confiança e prestar muita atenção aos contratos oferecidos para não se frustrar depois.

Anterior
Publicação de qualidade não inundando o seu campo com resultados menores
Próximo
Obtendo o feedback ideal do orientador para sua pesquisa

One thought on “Oportunidade ou golpe? Editoras que oferecem publicação gratuita

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *