Dicas para um autor inexperiente que deseja escrever um artigo científico

22 February 2013  |  Postado em Dicas para Autores   |  3 Comentário  |  Faça um Comentário

Escrever um artigo científico é um desafio para a maioria dos pesquisadores, especialmente para os menos experientes. Em sua jornada, o autor inexperiente deve considerar diversos fatores e superar inúmeros obstáculos, desde a superação de um bloqueio de criatividade, até a escolha da revista científica mais adequada e o preenchimento dos diversos requisitos para a submissão de artigos. Revistas científicas e autores renomados costumam dar diversas dicas aos novatos, cabendo aos mesmos escolher segui-las ou não.

Para muitos autores mais experientes, a jornada para se escrever um artigo científico começa com a escolha do projeto de pesquisa. Uma dica valiosa nesse momento é pensar no projeto ligado ao título do artigo (mesmo que o mesmo mude no futuro), pois isso ajuda a delimitar o escopo da pesquisa. Outra dica importante é, antes de começar a escrever o artigo, escolha com cuidado a revista científica no qual ele será publicado (inicialmente procure aquela com maior impacto e credibilidade na área de sua escolha, pois ao submeter seu artigo ao crivo de uma revista com conceito elevado, automaticamente você estará atendendo aos requisitos das menos conceituadas).

Abaixo seguem duas dicas essenciais para esse estágio:

  • Seu reconhecimento vai apenas até o seu último artigo publicado, ou seja, sucessos anteriores não garantem uma aceitação futura;
  • Você deve prender a atenção do editor pelo resumo.

Outra grande dificuldade encontrada pelos autores inexperientes é o momento de colocar no papel a pesquisa feita. É necessário reconhecer o momento em que você é mais produtivo (de manhã ou de noite, por exemplo) e escolher as referências que irá usar, deixando-as à mão.

Após a escrita, começa o trabalho de revisão. O trabalho de edição é essencial e muitas vezes os pesquisadores recorrem a especialistas para fazê-lo. O pesquisador, por ser a pessoa que escreveu o artigo, está por demais envolvido em sua pesquisa para notar os erros cometidos. Por conta disso, é de extrema importância a busca por profissionais especializados nesse tipo de serviço. Há empresas que fornecem serviços dessa natureza, cuidando da revisão e publicação de artigos científicos e até mesmo da revisão do texto em inglês (requisito essencial para a publicação em periódicos internacionais).

Por conta disso, é de extrema importância buscar a opinião de um revisor e estar aberto a críticas, pois não há comportamento pior de um escritor do que ignorar as críticas de um revisor, pois o mesmo foi contratado para garantir o seu sucesso nesta empreitada. Sendo assim, com paciência e a ajuda adequada, não há como fracassar nessa jornada para a publicação de um artigo científico.

Referências:
Anterior
Os 10 Periódicos com maior Fator de Impacto de 2011
Próximo
Custos de publicação de artigos científicos

3 thoughts on “Dicas para um autor inexperiente que deseja escrever um artigo científico

  1. You could certainly see your skills within the work you write. The world hopes for more passionate writers like you who arent afraid to say how they believe. Always follow your heart. fcefebdkkacd

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *