Como utilizar a biblioteca de forma eficaz?

11 February 2015  |  Postado em Mundo Editorial Científico   |  Sem Comentário  |  Faça um Comentário

Biblioteca Nacional do Rio de JaneiroTodos sabem que vai-se à biblioteca para tomar livros emprestados quando deles se precisa, mas será que todo o processo se resume a isso? As coisas evoluíram muito tecnologicamente nos últimos anos e as bibliotecas, sempre tidas em seu estereótipo como receptáculos de raridades e conhecimento secular, também acompanharam esta evolução. Isto significa dizer que atualmente você pode fazer muito mais coisas numa biblioteca que apenas reservar e pegar livros emprestados, e, ainda que deseje só isso mesmo, pode fazê-lo de modo muito mais prático e eficaz graças a sistemas informatizados. Para tanto, confira algumas dicas sobre como tornar a biblioteca um ambiente ainda mais útil à sua pesquisa.

1) Conhecer é preciso

Pesquise quais bibliotecas próximas a você lhe são mais úteis e aprofunde-se nelas. Além da biblioteca da universidade, talvez a biblioteca principal de sua cidade tenha obras que possam interessar à sua pesquisa e por isso também merece uma atenção especial. Independente do número de bibliotecas que pretenda conhecer mais de perto, comece sua aproximação fazendo visitas pelas mesmas para conhecer o ambiente físico e se informar sobre como reservar e pegar livros emprestados. Outro dado valioso é a existência de empréstimos entre bibliotecas; certificando-se de que existe esta possibilidade, informe-se quais bibliotecas são conveniadas para assim já poder ampliar suas buscas. Atualmente a maioria das bibliotecas possuem sistemas informatizados e as maiores, de sistemas mais complexos, oferecem pequenos cursos ou instruções iniciais para um uso mais eficaz destes sistemas. Vale se aprofundar nestas instruções para tirar maior proveito da tecnologia de cada biblioteca.

2) Biblioteca também poder oferecer cursos

Quanto maior a biblioteca, maior a probabilidade de que a mesma ofereça mini-cursos e alguns deles podem ser úteis a pesquisadores de qualquer área de formação. Você pode encontrar disponível em bibliotecas ofertas de cursos gerais, como formatação de trabalhos de acordo às regras ABNT ou gerenciamento de informação, e ainda cursos referentes ao funcionamento da própria biblioteca, como aqueles focados no desenvolvimento de habilidade para buscas na biblioteca ou instruções para acessar o sistema da mesma, como mencionado no tópico anterior. Estas são apenas algumas possibilidades de cursos que podem tornar suas visitas à biblioteca muito mais úteis à sua pesquisa, por isso mesmo convém verificar se há oferta de cursos na biblioteca mais próxima a você ou da universidade que frequenta para descobrir quais podem lhe interessar.

3) Tenha o mundo ao seu alcance

Qual pesquisador nunca passou pela frustração de se deparar com um artigo que parece ser a fonte bibliográfica ideal para seu trabalho de pesquisa, mas cujo acesso é pago (e bem caro)? Por isso mesmo uma informação valiosa sobre bibliotecas universitárias é que muitas possuem acesso a bancos de periódicos internacionais de acesso restrito e que podem ser muito úteis a você. Além disso, através de computadores de muitas universidades é possível ter acesso à parte restrita do portal de periódicos da CAPES, no qual encontram-se periódicos de ponta das mais diversas áreas (além de teses e dissertações), tanto nacionais quanto internacionais. Bem, não é garantido que o periódico específico que você está tentando acessar faça parte do pacote de convênios da biblioteca de sua universidade, mas não custa tentar. Além disso, pesquisar com acesso livre a determinados bancos periódicos pode fazê-lo descobrir novas fontes ainda mais úteis à sua pesquisa que aquelas vislumbradas inicialmente.

Como se pode concluir, com o suporte tecnológico atual é possível programar várias idas à biblioteca sem recorrer ao clássico empréstimo de livros e tendo acesso ao que há de mais recente da pesquisa em sua área. Se informe quanto aos recursos da biblioteca da sua universidade e região tem a oferecer e otimize a sua pesquisa!

 

Anterior
Grupo de redação científica e os Benefícios ao Pesquisador
Próximo
Permita que sua saúde física dê suporte a seu trabalho

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *