17

Como organizar seu caderno de laboratório

Para os pesquisadores que precisam colocar em prática suas pesquisas em laboratórios, o caderno de laboratório é um item importante para registrar os dados da pesquisa para depois passa-los para o artigo final. Entretanto, muitos pesquisadores não sabem como organizar esse caderno de forma a facilitar a pesquisa. A finalidade de um caderno de laboratório é manter um registro permanente do trabalho de laboratório, associado com cada experiência que está sendo executada. Estas anotações devem ser feitas de maneira concisa, mas completa, para que possam ser lidas e entendidas por outras pessoas.

Os dados experimentais obtidos devem ser anotados diretamente no caderno de laboratório durante o período de trabalho. Se for necessário destruir ou alterar alguma anotação, ela deve ser riscada de modo que os dados originais ainda possam ser lidos. Nunca se deve apagar dados originalmente anotados no caderno. Tal prática assegurará um registro permanente das anotações enquanto se realiza o experimento.

Um caderno de laboratório, organizado e completo, além de servir para análises futuras de patentes e seguimento da pesquisa, pode também ajudar na condução do projeto de pesquisa para pessoas que se incorporem nos grupos, possibilitando repetição do experimento por outra pessoa e mesmo facilitar a continuidade do trabalho.

Seguem abaixo algumas dicas para se ter um caderno de laboratório organizado:

1. Use um caderno resistente, preferencialmente de capa dura, para evitar danos físicos e perda de informações;
2. As páginas devem ser enumeradas para que as folhas não sejam destacadas;
3. Todos os cadernos do laboratório devem ser enumerados;
4. Cada projeto deve ter seu próprio caderno ou conjunto de cadernos;
5. Na primeira capa, no verso, do caderno devem constar: nome do pesquisador, data de início, nome do projeto e nome da agência financiadora e número do processo, quando for o caso (termo de abertura do caderno). No final, na contra capa deve constar o termo de fechamento do mesmo.
6. As anotações devem ser feitas de forma legível e à caneta esferográfica (preta ou azul) e assinadas e iniciando a cada novo dia com a data e o turno e hora registrados.
7. Escreva diretamente no caderno (não se deve fazer rascunho); imediatamente (os dados devem ser registrados durante a realização do experimento e não após o seu término – não se pode confiar na memória); com muito cuidado e concentração (a descrição do experimento deve ser feita de forma precisa); de forma legível (as anotações difíceis de serem lidas levantam dúvidas que reduzem a credibilidade dos dados);
8. Nunca um dado deve ser apagado ou uma página rasgada, isso tira toda a autenticidade e validade do caderno;
9. Seja consistente com as abreviaturas utilizadas e faça uma lista de abreviaturas no final do caderno para seu conhecimento.

Video em Inglês

Apesar de ser uma etapa muito importante, muitos pesquisadores têm dificuldades em organizar e transferir seus dados para suas pesquisas. Por conta disso, muitos procuram empresas especializadas que produzem ou vendem cadernos de anotações usados para tal finalidade.

Referências:

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]