17

Como escrever seu projeto de pesquisa

Muita gente pode achar que escrever um projeto de pesquisa é uma burocracia desnecessária, visto que projetos contêm ideias que ainda serão testadas e certamente passarão por várias modificações até que se obtenha resultados conclusivos. Mas a verdade é que esta é uma etapa inicial não só demandada em muitos processos seletivos – inclusive para obtenção de financiamentos de pesquisa -, mas também útil ao pesquisador, uma vez que ao longo do desenvolvimento da pesquisa as ideias do projeto podem guiá-lo de forma produtiva.

A grande dificuldade de fazer um projeto de pesquisa é ter a clareza dos passos necessários para realizar a pesquisa que você pretende desenvolver, demonstrando que você tem capacidade de dar conta do que está se propondo a fazer. Ainda que você e quem for ler seu projeto saibam que ali encontram-se premissas básicas para iniciar o trabalho e que muita coisa certamente mudará até a conclusão do ciclo de pesquisa, você deve demonstrar que já possui certo domínio sobre o tema, por isso um bom trabalho prévio de pesquisa para escrever o projeto é fundamental. Ao final, importante é que seu projeto seja convincente, legível e crível para aqueles que irão avaliá-lo.

Seja persuasivo

Projetos muitas vezes são um recurso utilizado para selecionar pesquisadores para aquisição de financiamentos de pesquisa ou  vagas em cursos de pós-graduação, por isso mesmo eles devem ser convincentes quanto à relevância da pesquisa apresentada. Obviamente, um projeto de pesquisa que se sustenta numa bibliografia consistente e apresenta uma hipótese clara, propondo questionamentos inovadores, fala por si só sobre a própria relevância, mas é importante reservar uma seção só para isso. Atestar diretamente qual é a relevância de sua pesquisa é importante para fins de convencimento de seus leitores, por isso não esqueça da seção de “justificativa”, na qual você deve explicar porque sua pesquisa é importante dentro da sua área de conhecimento.

Envolva seu leitor

O projeto é um texto muito mais técnico que um artigo, dissertação ou tese, e até seus intertítulos são nomeados de acordo àquilo que pretende se apresentar ao leitor para sustentar a argumentação, como “objetivos”, “justificativa”, “metodologia”, etc. Isso não significa, porém, que o texto do projeto não deva ser desenvolvido de modo a envolver o leitor. O texto deve fluir de forma coerente, aprofundando gradualmente o raciocínio apresentado.

É interessante iniciar a introdução falando sobre sua trajetória acadêmica até aquele momento, de modo a demonstrar sua competência para pesquisar sobre o tópico ao qual pretende se debruçar a partir dali. No resto do texto, porém, se coloque de forma impessoal e foque nas fontes usadas para embasar as diretrizes de seu projeto. Não se esqueça de esclarecer quais são seus objetivos e a hipótese defendida, sustentado-os argumentativamente em sua fundamentação teórica e metodologia.

Demonstre conhecimento para transmitir confiança

Quando estiver idealizando o projeto, consulte colegas, um possível futuro orientador ou outros especialistas em seu tema para avaliar se seus objetivos são alcançáveis no prazo previsto e se a metodologia que escolheu é a mais adequada. Lembre-se que a metodologia é a parte na qual o projeto se prova como algo crível, por isso esta seção merece atenção especial e é determinante para que você venha a realizar um bom trabalho de pesquisa.

Para demonstrar domínio sobre o tema, apresente além da abordagem teórica que escolheu outros caminhos existentes, deixando claro os porquês que o levaram à sua escolha específica frente a outras possibilidades. E caso já tenha publicado artigos ou realizado outras pesquisas anteriores que se relacionam ao tema do projeto não esqueça de mencionar estes trabalhos como fonte para demonstrar sua autoridade no assunto.

Por fim, não esqueça de adequar seu projeto às exigências temáticas e técnicas do edital ou processo seletivo ao qual ele se dirige. Dialogar com as exigências da instituição é fundamental para que seu projeto tenha chances de se aprovado.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]