17

Como concluir sua pesquisa no prazo?

Quem nunca adiou a escrita de um trabalho de pesquisa que atire a primeira pedra! Seja em função de outros compromissos, falta de inspiração ou pura preguiça, a situação é bastante comum na vida de pesquisadores e muitas vezes tira o sono de quem precisa correr contra o tempo para entregar um trabalho. Para evitar que esse estresse torne-se constante, veja cinco dicas que podem ajudá-lo a concluir sua pesquisa no prazo.

1) Não se iluda com prazos longos – muitas vezes um prazo confortável é a pior das armadilhas quando se tem um trabalho de pesquisa para fazer. Enquanto um prazo apertado tende a gerar tensão e demanda maior produtividade, um prazo longo dá muitas vezes uma falsa sensação de segurança que faz com que o trabalho caia no esquecimento até que seja tarde demais. Para evitar correria e noites em claro de última hora, marque em sua agenda ou cronograma a data final de entrega, veja quais outras atividades terá que realizar até lá e deixe um tempo confortável reservado para fazer o trabalho.

2) Crie uma estratégia – independente do prazo disponível para fazer o trabalho, a melhor forma de não sentir que o tempo está trabalhando contra você é tentar controlá-lo. Monte um cronograma de atividades no qual fique definido quanto tempo dedicará à pesquisa, escrita e revisão do trabalho, e, o mais importante: esforce-se para seguir este cronograma. Outra coisa importante é garantir que, quando for parar para escrever seu trabalho de pesquisa, já tenha em mente as questões que pretende abordar ou ao menos como iniciar seu texto. Isso evitará a síndrome da página em branco, que tende a levar à frustração e dispersão.

3) Prepare o ambiente – quando partir para o trabalho, independente da etapa em que esteja – se pesquisa, escrita ou revisão – procure preparar o ambiente deixando à disposição os materiais que usará e isolando-se num local silencioso e sem distrações. É preciso também ter atenção ao tempo que passará trabalhando para evitar estafa causada por sobrecarga. Por isso, é aconselhável programar pausas e lanches para repor as energias ao longo da rotina de trabalho; isso permitirá que você trabalhe por mais tempo e com mais disposição.

4) Seja realista (para o bem e para o mal) – quando se está muito focado na escrita de um trabalho de pesquisa – particularmente quando o prazo está apertado – tende-se a não enxergar o resultado de forma imparcial: ou acha-se que qualquer frase parece genial ou que tudo que é produzido é lixo. Essa é uma das razões pela qual ter uma estratégia de trabalho e fazer uma pesquisa aprofundada antes de partir para a escrita para saber o que se deseja escrever é fundamental e garante um trabalho mais coeso e consistente, independente do prazo disponível. Além disso, evite dispensar grandes blocos de textos antes de concluir o trabalho para que possa ter uma ideia mais completa do todo. Em caso de dúvida sobre a qualidade do material produzido, crie subarquivos e depois decida o que deverá ser usado e o que pode ser descartado.

5) Peça a um colega que revise o trabalho – solicite a um colega ou até mesmo a seu orientador (a depender da relevância do trabalho e da disponibilidade do mesmo) para revisar seu trabalho de pesquisa antes de entregá-lo e marque uma data para repassar o trabalho para seu revisor informal. O fato de ter um compromisso prévio antes da entrega obrigará você a aprontar o trabalho antes do prazo final, antecipando seu cronograma e lhe dando uma margem de segurança maior. A revisão de uma pessoa externa também ajudará a sanar a dúvida sobre o quesito anterior, referente à qualidade geral do trabalho, e lhe permitirá corrigir erros que você pode ter deixado passar.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]