17

Escrevendo uma declaração de impacto: quatro coisas que você precisa saber

Uma declaração de impacto é um pequeno documento que explica o significado do seu trabalho de pesquisa. Pesquisadores ou estudantes costumam usar declarações de impacto para responder questões relacionadas à repercussão de suas pesquisas sobre o conhecimento atual naquela área ou aos efeitos socioeconômicos ou ambientais. A declaração de impacto é usada para informar e convencer diferentes partes interessadas. Quem são essas partes interessadas? São muitas vezes as pessoas responsáveis ​​pela alocação de fundos — administradores de universidades, facilitadores de programas de financiamento ou formuladores de políticas governamentais. Portanto, a declaração de impacto justifica por que os pesquisadores precisam aprofundar sua pesquisa atual ou buscar uma nova área de interesse.

Seções de uma declaração de impacto

Como as declarações de impacto, embora necessárias, não fazem a pesquisa avançar diretamente, o processo de escrevê-las pode ser bastante tedioso. Seus financiadores ou empregadores podem pedir que você apresente a declaração antes da alocação de fundos ou do início de um projeto ou programa de pesquisa.

Declarações de impacto seguem um formato-padrão. Normalmente, consistem nos seguintes cinco elementos, nesta ordem:

  1. Uma descrição clara do problema que sua pesquisa aborda. Muitas vezes você pode adaptar esta parte dos seus artigos publicados recentemente ou de apresentações em congressos.
  2. Uma declaração da ação que você está tomando ou pretende tomar para resolver o problema. Esta declaração de ação deve referir-se diretamente à declaração do problema que você fez em (1).
  3. Uma explicação do impacto. Esta é a parte mais importante da declaração de impacto. Você precisa descrever claramente quem vai se beneficiar com o seu trabalho e de que maneira. Você pode se concentrar em vários níveis diferentes de benefícios: individuais, organizacionais, comunitários ou sociais, bem como benefícios para a comunidade de pesquisa.
  4. Uma lista das pessoas envolvidas na pesquisa, além de você. Todos os colaboradores, incluindo instituições com as quais você está trabalhando para concluir a pesquisa, precisam ser listados nesta seção. Os interessados ​​procurarão entender com o que cada membro da equipe de pesquisa está contribuindo para o projeto.
  5. Seu nome e dados de contato e (às vezes) uma breve descrição da sua experiência e do seu envolvimento no projeto.

Embora algumas universidades e financiadores possam ter outros formatos preferidos para a declaração de impacto, essa fórmula simples funcionará na maioria dos casos. Verifique os requisitos para o seu caso específico antes de usar as diretrizes apresentadas aqui.

As quatro principais dicas para a declaração de impacto

Estas dicas ajudarão você a tornar suas declarações de impacto fortes e impactantes.

  1. Pense no seu público ao escrever a declaração de impacto. Se você estiver escrevendo uma declaração de impacto para pessoas que não são pesquisadoras da sua área, não enfatize a contribuição do seu trabalho para a pesquisa na sua área! Em vez disso, concentre-se em como a pesquisa trará benefícios de forma ampla. Evite linguagem excessivamente especializada ou técnica. Seus leitores podem não ser especialistas no que você faz. Sua declaração de impacto precisa convencê-los de que o seu trabalho é importante, mesmo que eles não conheçam toda a terminologia esotérica que você usa diariamente.
  2. Use números para descrever o impacto do seu trabalho. Por exemplo, você pode dizer quantas pessoas você ajudou (por exemplo, o número de participantes de um programa de extensão ou ensaio clínico), quanto tempo seu trabalho durou ou vai durar, ou quantas pessoas podem ser alcançadas por um relatório que você pretende escrever. Os números ajudam a entender a importância do seu trabalho.
  3. Mantenha a declaração de impacto curta e significativa. Sua declaração de ação deve ser muito breve, apenas resumindo o que você fez, para que você possa obter os benefícios do trabalho. As pessoas que lêem as declarações de impacto não precisam conhecer todos os detalhes da sua pesquisa.
  4. Revise a declaração de impacto e peça a outra pessoa que a revise também, para evitar erros de digitação e outros que possam ter passado despercebidos.

Se você tiver outras dicas que ajudaram você a escrever ótimas declarações de impacto, compartilhe-as conosco na seção de comentários abaixo!

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of