17

Escrevendo uma carta de apresentação para submissão a revista

Um dos aspectos mais negligenciados da submissão de artigos a revistas é a carta de apresentação. Embora possa parecer uma formalidade, a carta de apresentação é, na verdade, uma parte importante do processo de submissão. Ela é a sua chance de contar ao editor sobre o seu artigo, por que ele é importante e como ele se encaixa no escopo daquela revista. No geral, a carta deve chamar a atenção do editor. Ela não deve ser escrita apressadamente, porque a qualidade da carta de apresentação pode aumentar suas chances de publicação ou acabar com elas logo de início. A carta de apresentação deve seguir um formato razoavelmente padronizado.

O formato de uma carta de apresentação

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar as instruções de autor da revista alvo quanto aos requisitos da carta de apresentação. Às vezes, a revista solicita que certas frases ou declarações sejam incluídas na carta de apresentação. Se este for o caso, certifique-se de que sua carta contenha todas as informações e declarações exigidas nas instruções. Antes de escrever a carta, aqui estão algumas dicas importantes a lembrar em relação ao formato da carta:

  • A carta deve ser escrita em páginas timbradas e limitada a uma página, no máximo uma e meia. Todos os cabeçalhos apropriados de uma carta formal devem estar presentes (a data e o endereço do destinatário devem estar no canto superior esquerdo, sob o timbre).
  • Deve chamar o editor pelo nome, se ele for conhecido.
  • O corpo da carta deve incluir quatro parágrafos curtos.
  • O primeiro parágrafo deve apresentar o autor e afirmar explicitamente que ele está submetendo um artigo para publicação. Isso pode parecer óbvio, mas é importante do ponto de vista jurídico para oficializar a sua submissão. Esta seção deve mencionar o título do artigo e o nome da revista.
  • O segundo parágrafo deve cobrir o assunto do artigo. Isso deve consistir em cerca de 4–5 frases que descrevam o tópico do estudo, a hipótese, a abordagem e a metodologia.
  • O terceiro parágrafo deve ter de 2 a 3 frases e deve descrever as principais conclusões e como elas contribuem para o campo. Também deve descrever o escopo do artigo para a revista com base nos detalhes do artigo. Se você tiver outros detalhes importantes que possam fazer com que o seu artigo se destaque e encorajem o editor a enviá-lo para revisão, não se esqueça de mencionar esses detalhes neste parágrafo.
  • O parágrafo final deve sempre agradecer ao editor por considerar o artigo para publicação.

Pontos a lembrar

Além disso, há certas frases-chave que precisam ser incluídas, e algumas delas são exigidas pela maioria da revista. Deve ser mencionado clara e explicitamente que o artigo é original e que nenhuma parte dele foi publicada antes, nem qualquer parte dele está sob consideração para publicação em qualquer outra revista. Os autores também podem precisar declarar quaisquer conflitos de interesse.

Relacionado: Está elaborando uma carta de apresentação para submeter um artigo? Confira agora esta postagem com pontos adicionais a considerar no envio do seu artigo!

Finalmente, algumas revistas exigem que você apresente uma lista de possíveis revisores na carta de apresentação e também permitem que você mencione quaisquer pesquisadores que não devem revisar o seu artigo. Todas essas declarações são uma parte muito importante da carta de apresentação, especialmente se forem exigidas pela revista, e contribuem para a visão geral dos editores sobre a submissão de seu artigo. Não se esqueça de revisar sua carta várias vezes, para garantir maior clareza e concisão. Pontos ou frases que se desviem do foco devem ser removidos e todas as frases devem estar diretamente relacionadas ao objetivo, aos principais resultados e aos achados e conclusões mais importantes.

Além disso, todos os problemas básicos de gramática e construção de frases devem ser corrigidas durante a revisão. Se precisar de ajuda com a revisão, você pode incluir a sua carta de apresentação juntamente com o seu artigo ao procurar um serviço profissional de revisão. Se você ainda não tiver certeza de como começar a sua carta, há vários modelos disponíveis on-line que podem ajudar. Por exemplo, este:

https://spie.org/Documents/Publications/Journals/sample_cover_letter.doc

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of