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Como usar listas com marcadores e listas numeradas em um artigo de pesquisa

Os artigos acadêmicos geralmente incluem listas, que organizam o material e fornecem ao leitor uma visão geral rápida de uma seção. Existem diferentes maneiras de formatar listas, mas alguns princípios gerais aplicam-se a todas elas: as listas devem ser estruturadas de forma paralela e devem ser consistentes. Os números, as letras e os marcadores não são sempre necessários. Autores acadêmicos que usam o Manual de Estilo de Chicago encontrarão lá vários formatos, mas aqui apresentamos quatro formatos comuns de listas.

Tipos de formatos de lista

Listas dentro do texto

Pode-se incluir uma lista como parte do texto geral, como sugerido pelo próprio nome. Os elementos podem ser separados de maneiras diferentes, conforme mostrado nos exemplos abaixo.

Separados com dois pontos: Quando uma frase completa é seguida de uma lista de itens, separe a frase da lista com dois pontos.

Por exemplo: “Não se aventure no deserto sem estes itens: uma faca, uma caixa de fósforos, uma lanterna e um mapa.

Separado com números: Quando a lista faz parte da frase, você pode separar os itens numerando-os.

Por exemplo: “O Comitê de Habitação aprovou resoluções sobre (1) os salários anuais, (2) os esforços de arrecadação de fundos e (3) a construção de comunidades.

Listas verticais

Uma lista vertical deve ser precedida por uma frase completa que forneça uma visão geral dos pontos que estão sendo listados. A lista não precisa usar marcadores e normalmente não é necessário colocar pontuação no final dos itens. Por exemplo:

Seu pacote de contratações deve incluir estes itens:

A declaração de finalidade, com três páginas

O questionário financeiro

Suas informações de contato

Porém, se a frase de introdução for completa e todos os itens da lista também forem frases completas, aí cada item deve terminar com um sinal de pontuação. Por exemplo (usando marcadores):

Faça um pão de banana sempre perfeito seguindo estes passos simples:

  • Pré-aqueça o forno a 325 graus.
  • Unte uma assadeira 8 x 8.
  • Misture todos os ingredientes secos (listados acima).
  • Delicadamente, junte os ingredientes úmidos (listados acima).
  • Despeje a massa na assadeira e leve ao forno por 45 minutos.

Novamente, observe que como cada item da lista é uma frase completa, usa-se um ponto ao final.

Listas verticais pontuadas como uma frase

Quando uma lista é muito longa ou complicada para ser apresentada numa única frase, você pode usar uma lista vertical que é pontuada como se fosse uma frase. Esse formato é especialmente útil quando as frases incluírem pontuações internas ou o leitor puder achar difícil seguir o significado. Um exemplo segue abaixo.

Os professores de biologia fizeram mudanças significativas em seus currículos e salas de aula, e hoje é comum encontrar

  1. técnicas de pesquisa inovadoras, especialmente aquelas que exigem conhecimento de Anatomia, em laboratórios;
  2. um foco maior no trabalho em equipe;
  3. palestras em sala de aula personalizadas para diferentes estilos de ensino; e
  4. planos de aula bilíngues.

Listas verticais com itens subdivididos

Uma lista vertical complexa pode ser formatada de forma semelhante a um resumo, usando números e letras para fornecer uma estrutura lógica. A linha de introdução deve ser uma frase completa, como no exemplo abaixo:

Os alunos devem estar preparados para discutir os seguintes tópicos:

  1. História Regional
  2. Geografia e pontos de referência
  3. Erosão em áreas montanhosas
  4. Figuras notáveis
  5. Os primeiros chefes tribais
  6. O surgimento de divisões políticas e líderes
  7. O papel das mulheres
  8. Acontecimentos culturais
  9. A propagação da linguagem
  10. Música usada para vincular comunidades

Conclusão

Na próxima vez em que você ler um trabalho de pesquisa, observe as listas e preste atenção em como elas foram estruturadas. Os itens usam um formato consistente? Os números e/ou letras estão corretamente colocados e na ordem correta? A linha de introdução é uma frase completa? Se você achar que esses requisitos estão presentes, é provável que o autor tenha pesquisado a estrutura das listas e as tenha apresentado com precisão. Agora você pode fazer o mesmo.

Referências bibliográficas:

Get It Write. Handling Vertical Lists.

Retirado de http://www.getitwriteonline.com/archive/101406VerticalLists.htm

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