17

Como acompanhar o progresso de um artigo submetido para publicação

Submeter um artigo de pesquisa acadêmica a uma revista foi facilitado exponencialmente pela introdução da submissão eletrônica ou on-line. Uma vez introduzida, a submissão eletrônica rapidamente se tornou o novo padrão. Não apenas fica mais fácil para os autores enviarem os seus trabalhos, mas é mais fácil para os editores e revisores de revistas editarem e arbitrarem artigos, dados os relacionamentos facilitados que a comunicação on-line proporciona. Os autores podem enviar artigos de qualquer lugar a qualquer momento. Realizar pesquisas em um local remoto não é mais um desafio. Desde que haja algum tipo de acesso à Internet, um artigo pode ser submetido virtualmente de qualquer lugar do globo.

Além disso, com a capacidade de enviar materiais instantaneamente por e-mail, os revisores podem estar localizados em qualquer parte do mundo. Seus intercâmbios com editores e funcionários de revistas são muito mais eficientes do que antigamente, tornando o processo de revisão e edição mais eficiente. Por outro lado, eles também podem recusar imediatamente a revisão de um artigo específico e outro revisor pode ser contatado sem demora.

Como acompanhar o status de um artigo submetido

Outros desenvolvimentos no processo de submissão on-line ajudam as revistas a fornecerem aos autores acesso a sistemas de rastreamento de artigos submetidos, o que lhes permite acompanhar o status de um artigo à medida que ele passa pelo processo de revisão apôs a submissão. O mais importante é que os autores não precisam mais se perguntar onde o seu artigo está no processo de revisão — esses sistemas proporcionam transparência.

Exemplos de diferentes sistemas de submissão de artigos incluem o ScholarOne (SAGE e algumas revistas do Nature Publishing Group), o Editorial Manager (Springer, Wiley, PLOS e outros) e o EVISE® (Elsevier). Esses sistemas de submissão oferecem aos autores, editores e revisores um método eficiente e de fácil acesso para verificar o status de um artigo; diferem apenas ligeiramente na terminologia e no processamento.

Aqui está um guia rápido dos vários estágios pelos quais passa um artigodepois de submetido para publicação. Observe que periódicos e editores diferentes podem usar termos também diferentes.

Relacionado: Submeteu o seu artigo a uma revista? Confira este artigo sobre os passos a seguir após o envio!

  1. Enviado à revista: Este status significa que o artigo foi submetido à revista . O artigo é então rastreado para garantir que ele atenda aos requisitos de formatação especificados antes de ser atribuído a um Editor.
  2. Triagem técnica: A equipe da revista realiza uma verificação inicial do artigo para garantir que ele tenha sido preparado de acordo com as diretrizes de autor especificadas no site da revista. Se o artigo não atender aos requisitos da revista, poderá ser devolvido ao autor para receber as alterações necessárias.
  3. Com o Editor: Isso indica que um editor foi atribuído. O Editor verifica se o artigo se encaixa no escopo da revista e avalia se a pesquisa atende aos seus padrões de qualidade. Se o artigo passar nessa triagem, ele será enviado para revisão; caso o artigo não atenda aos padrões da revista, será imediatamente rejeitado sem revisão.
  4. Revisor convidado: O Editor identifica revisores para avaliar o artigo e fornecer os seus comentários. Observe que isso significa apenas que os revisores foram convidados, mas não necessariamente aceitaram ainda revisar o artigo.
  5. Sob revisão: Este status indica que o artigo entrou no processo de revisão. Os revisores agora avaliam o estudo e fornecem os seus comentários. O processo de revisão pode demorar algumas semanas ou até meses. Embora as revistas tenham um período de revisão específico, os revisores podem, às vezes, exceder esses cronogramas. Os autores podem entrar em contato com o escritório editorial da revista para verificar o status do artigo e solicitar uma revisão rápida, caso o período de revisão especificado tenha vencido.
  6. Revisões necessárias completadas: Esse status indica que todas as revisões por pares foram concluídas. A Editora recebe os comentários dos revisores e os avalia. Isto é então enviado ao Editor-Chefe para uma decisão final.
  7. Decisão em andamento: Isso significa que os comentários do revisor estão sendo avaliados e o Editor-Chefe está no processo de finalizar uma decisão sobre o artigo.
  8. Revisão final: Os autores são chamados a fazer algumas alterações no artigo, com base nos comentários dos revisores. As alterações sugeridas podem ser pequenas ou extensas e a revista geralmente fornece um prazo para o envio da revisão com base na extensão das alterações.
  9. Artigo revisado submetido: O artigo revisado, juntamente com uma carta de réplica, foi submetido a revista depois de abordar os comentários dos revisores.
  10. Concluído — Rejeitado: Este status indica que, com base nos comentários dos revisores, o artigo foi rejeitado. Em alguns casos, as revistas podem oferecer a transferência do artigo para outra revista, onde o artigo se encaixe melhor no escopo.
  11. Concluído — Aceito: Isso geralmente indica que o Editor achou o artigo revisado satisfatório e o artigo foi aceito para publicação. O artigo é então entregue a editora para lidar com o processo de publicação. As provas finais do artigo aceito são enviadas ao autor correspondente para uma verificação final antes da publicação. Depois que o autor finalizar as provas do artigo, o artigo será publicado em uma edição da revista.

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of