17

Como defender sua opinião em um artigo de posicionamento bem estruturado e convincente

Um artigo de posicionamento (em inglês, position paper) é um formato de escrita acadêmica em que o autor apresenta seu ponto de vista sobre um tema, que é normalmente polêmico. Na escrita de um artigo de posicionamento, você deve escolher uma perspectiva sobre o tema e convencer o leitor da sua opinião. Para isso, você deve utilizar as evidências disponíveis e argumentar em favor da sua perspectiva. As evidências a serem utilizadas são fatos, estatísticas e outras opiniões, dentre outros exemplos.

Estrutura e formato

Não há um formato rígido e universal para escrever um artigo de posicionamento, mas vamos apresentar aqui uma estrutura geral sugerida com base em um formato comum: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, deve ser apresentado o tema e a contextualização: qual a definição objetiva desse tema e qual a relevância de desenvolver essa discussão? Em seguida deve ser apresentada a sua tese, a afirmação, a sua proposição sobre o assunto. Essa afirmação, que é a sua opinião, vai estabelecer a direção e o desenvolvimento do artigo. A introdução também deve servir para atrair a atenção do leitor. Pense nisso na hora de escrever. Para manter o interesse do leitor, você pode usar estratégias de suspense, que serão importantes para fazê-lo continuar explorando suas ideias e dar continuidade à leitura do artigo.

Na parte do desenvolvimento, ou corpo do artigo, você deve apresentar as diferentes perspectivas em torno desse argumento e os contra-argumentos em relação à sua opinião. Você deve pensar em uma pessoa que discorda da sua opinião, e quais questionamentos ela utilizaria para invalidar a sua proposta. Utilize as evidências para rebater os contra-argumentos e defender a sua opinião.

Na conclusão, você deve resumir brevemente o que foi discutido. Primeiro reafirme a sua opinião utilizando outras palavras, assim você relembra o leitor qual era o seu objetivo lá no início. Depois resuma o que foi discutido antes, dando suporte ao seu ponto de vista.

O que é importante na escolha do tema?

É essencial pensar bem sobre o tema a ser escolhido. Para se posicionar sobre um tema, você deve verificar se ele é factível de ser arguido. Sugerimos que você faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Esse tema representa um problema real, com controvérsia genuína? Tem certeza de que não é um tema trivial, ou cuja polêmica já foi resolvida?
  • Você consegue identificar claramente pelo menos duas posições ou perspectivas?
  • Você tem interesse pessoal em defender uma dessas posições?
  • O escopo da questão é possível de ser abordado do ponto de vista prático? Ou o tema é abrangente demais?

Se você fez essas perguntas e já decidiu o seu tema e a sua posição, mãos à obra. Agora é a hora da pesquisa. Provavelmente você já tem uma opinião sobre aquele tema, mas você precisa se certificar de que esse posicionamento pode ser suportado. Para isso você vai buscar as evidências disponíveis para poder escrever seu artigo com embasamento. Essas evidências incluem: o conhecimento efetivo (informação que é verificável e sobre a qual existe um consenso), inferências estatísticas (exemplos do acúmulo de ocorrências no contexto histórico ou populacional e a interpretação sobre esses dados), opinião informada (opinião desenvolvida por pesquisa, por exemplo em outros artigos de posicionamento) e testemunho pessoal (relatos da experiência pessoal de uma pessoa com experiência em torno do tema). Veja aqui exemplos dos tipos de informação e onde procurar as fontes adequadas na sua pesquisa bibliográfica.

Lembra dos contra-argumentos que foram mencionados acima? À medida que você faz a pesquisa e expande o seu conhecimento sobre o tema, você poderá elaborar os contra-argumentos. Pense como uma pessoa que tem uma opinião diferente da sua: como ela tentaria derrubar o seu posicionamento? É importante tentar pensar em todos os contra-argumentos possíveis, pois só assim você poderá convencer o leitor. A apresentação dos contra-argumentos também é interessante para mostrar que você não teve uma abordagem tendenciosa. Pelo contrário, você realmente questionou a sua opinião, mas ainda assim ela se sustenta.

Principais dicas

Agora que você tem uma boa visão sobre o tema, o objetivo, a estrutura e o desenvolvimento de um artigo de posicionamento, veja aqui algumas dicas para facilitar a sua redação:

  1. Compreenda bem o tema a ser abordado. É fácil fazer uma argumentação rasa ou falhar em considerar contra-argumentos fortes quando você não tem um bom conhecimento do tema em questão.
  2. Compreenda a posição da audiência em torno desse tema. Se você tem uma boa noção de como os prováveis leitores do seu artigo se posicionam acerca desse debate, é mais fácil desenvolver seus argumentos de modo a satisfazer os questionamentos dos leitores.
  3. Declare de forma evidente e direta a sua posição sobre o tema. Lembre que essa declaração deve vir logo na introdução.
  4. Enquanto estiver trabalhando na sua pesquisa, faça uma lista dos argumentos e contra-argumentos em torno do seu ponto de vista. Na escrita, evidencie cada contra-argumento e utilize as evidências para derrubá-los e favorecer a sua opinião.
  5. Seja objetivo. Escreva de maneira simples e direta. Se você escrever de maneira prolixa, sem ir direto ao ponto, pode dificultar o entendimento dos seus argumentos e perder o interesse do leitor.
  6. Seja bem organizado na apresentação das suas ideias. Isso também facilita a compreensão por parte do leitor e permite que ele acompanhe a sua linha de raciocínio. Cada parágrafo deve conter apenas uma ideia concisa. Utilize os conectores adequados para articular as ideias.
  7. Seja criterioso com as suas fontes. Procure as fontes de informações mais confiáveis de acordo com o seu tema.
  8. Seja criterioso com as referências. Evidencie as fontes de informação para cada informação apresentada, isso dará credibilidade ao seu texto.
  9. Leia e releia. Após escrito, imagine-se como um leitor crítico lendo o seu texto. Assim você poderá observar se a opinião está clara e bem defendida, se a argumentação está bem estruturada e assim por diante.
  10. Peça para um colega corrigir o seu artigo ou solicite um serviço de revisão.

Agora que você entendeu o que é um artigo de posicionamento, seu formato e seu objetivo, mãos à obra! Já escolheu o seu tema?

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of