17

Dicas para citar figuras e tabelas em um artigo

Durante a preparação do seu artigo de pesquisa ou tese, você pode optar por incluir figuras e tabelas para ilustrar pontos-chave. Da mesma forma que no uso de informações de uma revista ou outra fonte, é importante que esses itens sejam corretamente citados e listados nas referências. Se você tiver criado a tabela ou a imagem por conta própria, não a inclua na lista de referências. Você precisa referenciar a tabela ou imagem duas vezes. Primeiro, deve haver uma breve menção da tabela ou figura no texto logo antes dela no documento. Isso deve explicar por que a tabela ou imagem foi incluída ou qual o ponto principal que a tabela ou imagem está ajudando você a explicar. Logo acima da tabela ou imagem, deve haver um título apropriado e descritivo. O título deve ajudar o leitor a entender as informações na tabela ou na imagem.

Se você estiver escrevendo uma tese e houver muitas tabelas ou figuras, você deve criar uma Lista de Figuras e uma Lista de Tabelas, com seus respectivos números de página. As tabelas e figuras científicas que você mesmo criou seriam incluídas nessas listas, mas não na sua lista de referências. Se você criar uma tabela com base em dados de outras fontes, a legenda associada a ela deverá detalhar as fontes usadas. Pode ser apropriado usar números ou letras sobrescritos para permitir que seus leitores identifiquem exatamente em qual artigo ou livro cada item da sua tabela foi apresentado pela primeira vez, especialmente se essa tabela tiver sido criada usando dados de várias fontes. Novamente, dependendo do formato, você poderá usar a primeira coluna da tabela para listar a referência associada aos dados de cada linha.

Citando tabelas de outros

Você também pode optar por incluir tabelas científicas obtidas de outras fontes. Nesse caso, além de você mencionar o diagrama no texto e dar-lhe uma legenda descritiva, também precisa citá-lo na lista de referências. Existem muitas variações na forma como isso é feito; por isso, é melhor consultar o guia de estilo prescrito pela revista para a qual você está escrevendo. Isso ajudará você a se adequar exatamente às preferências da revista.

Em geral, o título descritivo deve ser colocado perto da tabela (imediatamente acima ou abaixo, dependendo do estilo usado). As tabelas devem ser numeradas sequencialmente. Deve haver uma indicação da fonte da tabela, que pode ser incluída abaixo da tabela. A informação referente à fonte deve ser suficiente para permitir ao leitor encontrar a fonte original do diagrama. Os autores, o ano de publicação e a revista ou o livro em que foi publicado devem ser incluídos. Se o artigo acadêmico que estiver sendo escrito for disponibilizado publicamente, você deverá obter a permissão dos autores originais para reimprimir seus dados. O fato de você ter permissão para usar o diagrama deve ser incluído na observação abaixo da tabela.

Nota. Reimpresso de “Título do artigo”, por A. Sobrenome, ano, Nome da Revista, volume (edição), número da página. Copyright (ano) pela Editora.

OU

Nota. Reimpresso de Título do Livro (p. Xx), por A. Sobrenome, ano, local de publicação: Editora. Copyright (ano) pela Editora.

Se o diagrama tiver sido obtido on-line, detalhes semelhantes precisarão ser fornecidos junto com o endereço do site do qual o diagrama tiver sido recuperado.

Nota. A. Sobrenome. (Ano). Endereço da página Web. [Tabela] Obtido em http://www.sourceofdata.com.

O terceiro lugar onde a tabela deve ser mencionada é a lista de referências. Assim como a nota abaixo da tabela, o máximo possível de detalhes deve ser apresentado na lista de referências. A única diferença é que a frase “reimpresso de” seria excluída.

Por exemplo:

Sobrenome, A. A., (ano). Título do artigo. Nome da revista, volume (edição), página(s). Retirado do URL (se o artigo tiver sido obtido on-line; caso contrário, esta parte seria omitida).

Como citar imagens

A finalidade de citar uma imagem, semelhante à de citar uma tabela, é dar crédito ao autor original por seu trabalho e permitir que seus leitores encontrem a imagem original. Assim como as tabelas, as imagens também devem ser mencionadas três vezes. O título descritivo e a apresentação na lista de referências são semelhantes ao que é necessário para tabelas. A legenda que cita a fonte ainda é colocada abaixo da imagem, mas as informações na legenda podem variar dependendo do seu guia de estilo.

Figura 1: Perguntas que a revisão de literatura pode responder (The Learning Center 2007)

OU

Figura X. Título descritivo da figura. Reimpressa de “Título do Artigo”, por A. Autor, B. Autor e C. D. Autor, ano, nome da revista, volume (edição), número da página. Copyright (ano) pela Editora.

OU

Figura X. Título descritivo da figura. Reimpressa de Título do Livro (p. Xx), por E. F. Autor, ano, local de publicação: Editora. Copyright (ano) pela Editora.

OU

Figura X. Título da Imagem. Reimpressa [ou adaptada] de Título do site, por A. A. Autor e B. B. Autor, ano, recuperado do URL. Copyright (ano) pela Editora.

Pontos-chave

Muitos autores estão habituados a citar as ideias de outras pessoas usando um estilo de citação preferido, como o Guia de Estilo da American Psychological Association (APA) ou o Chicago Manual of Style (CMOS). É importante lembrar que fotografias, diagramas, tiras de quadrinhos e tabelas também representam propriedade intelectual e precisam ser citados. A chave para uma citação adequada é determinar qual referência de estilo de citação é a preferida pela revista acadêmica ou universidade para a qual você está escrevendo. Seguir esse guia de estilo de citação à risca garantirá que seus diagramas sejam citados com o mesmo nível de precisão que as outras ideias no seu texto.

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of