17

Tese e dissertação: saiba a diferença

Um diploma de pós-graduação geralmente requer a conclusão de uma tese ou dissertação, e há uma diferença entre as duas coisas. Na época de Shakespeare, um candidato a um mestrado escrevia uma tese, ou seja, um artigo original no qual ele sustentava uma certa proposição. Ele lia a sua tese para o seu comitê de avaliação e depois se sentava em silêncio enquanto dois membros do corpo docente refutavam tudo o que ele dizia ponto por ponto. A ênfase aqui era nas ideias do aluno e na sua capacidade de organizá-las e expressá-las claramente. Se um estudante desejasse progredir no meio acadêmico, ele poderia fazer uma dissertação. Isso já era algo mais como uma revisão da literatura. Ele teria que ler muito a respeito de uma determinada área e escrever o que descobriu, discutindo sobre as várias autoridades e suas opiniões. O objetivo era demonstrar que era bem versado na literatura daquela área.

Tese e dissertação: Europa

Na Europa, a distinção original entre uma tese e uma dissertação foi, em grande parte, mantida. Uma tese de doutoramento é uma obra concentrada num trabalho original de pesquisa que é realizado para obter o título de doutor. Uma dissertação é parte de um projeto de pesquisa mais amplo de pós-graduação.

No entanto, a tese desenvolveu-se, porque as pesquisas originais atualmente requerem muita pesquisa preparatória. Assim, uma tese deve conter muitas citações e referências a trabalhos anteriores, embora o foco permaneça no trabalho original resultante das pesquisas.

Tese e Dissertação: EUA

Nos Estados Unidos, a definição de uma tese é quase o oposto do que é na Europa. Como uma tese é mais curta do que uma dissertação, a palavra “tese” aos poucos passou a significar um título preliminar no caminho para um doutoramento. Agora, uma tese é feita para se ganhar um título de mestre. Um candidato ao mestrado faz um curso avançado e ganha experiência prática em um projeto de pesquisa, mas não direciona o projeto da mesma forma que faria num programa de doutoramento. Num projeto de mestrado, as ideias do aluno são bem-vindas e esperadas, mas o foco está na obtenção de conhecimentos técnicos, sem fazer pesquisas originais. Os estudantes de engenharia geralmente obtêm só o título de mestre e raramente o de doutoramento. Noutras áreas, tais como a Química, o oposto é verdadeiro, com o mestrado não sendo mais exigido como primeiro passo para o doutoramento. Quase todos os mestres em Química que conheço  só têm esse título porque abandonaram a faculdade e escreveram a sua pesquisa truncada como um projeto de mestrado.

 

O que eles têm em comum

Tanto uma tese quanto uma dissertação exigem muito trabalho e devem ser tratados com seriedade. Eu assisti a uma defesa de tese recentemente em que o aluno não estava bem preparado. As ilustrações eram ruins e desorganizadas, e o aluno não lidava bem com as perguntas. Eu sabia que ele tinha alcançado um bom nível de habilidade técnica, mas você nunca saberia disso só pela apresentação. Um esforço que dura anos da sua vida certamente merece ser tratado melhor do que isso.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]