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Dez passos para redigir um relato de caso eficaz (parte 1)

Um relato de caso é um relatório detalhado dos sintomas, sinais, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de um paciente. Relatos de casos podem conter um perfil demográfico do paciente, mas geralmente descrevem uma ocorrência incomum ou nova.

Passo 1: Identifique a categoria do seu relato de caso

  • Uma associação inesperada entre doenças ou sintomas
  • Um evento inesperado no decorrer da observação ou tratamento de um paciente
  • Achados que lançam nova luz sobre a possível patogênese de uma doença ou efeito adverso
  • Características únicas ou raras de uma doença
  • Abordagens terapêuticas únicas
  • Uma variação posicional ou quantitativa das estruturas anatômicas

Passo 2: Selecione uma revista apropriada

A seleção da revista deve se basear no tipo do seu relato de caso.

Por exemplo, é mais provável que apresentações de ferimentos incomuns sejam aceitas em revistas como o Trauma, em vez de revistas de interesse geral, como o British Medical Journal; este não publica relatórios de casos, mas apenas a Lição da Semana.

Outro ponto importante em relação à seleção de revistas é que é extremamente importante seguir o formato básico exigido pela publicação. Seu relato de caso pode ser rejeitado porque não está em conformidade com o formato-padrão, não importa quão bom seja o conteúdo. Portanto, a formatação, margens, espaçamento, numeração de figuras e estilo de referências (Vancouver, Harvard, etc.), são todos aspectos importantes.

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Passo 3: Estruture o seu relato de caso de acordo com o formato da revista

Exemplo

Este é um esboço sugerido das seções de um relato de caso:

  • Resumo/Sumário
  • Apresentação do caso
    • Identificação e exame do paciente
    • Historial médico
    • Análise de resultados de exames
    • Plano e análise adequados
  • Diagnóstico diferencial
    • Evidências de apoio das condições consideradas
    • Base de apoio para investigações adicionais
  • Fisiopatologia
  • Tratamento e manejo do paciente
  • Discussão
    • Etiologia
    • Epidemiologia
    • Prevalência
    • Complicações
    • Prognóstico
    • Dilemas éticos (se houver)
    • Conclusão

Passo 4: Comece a escrever

E então, como você começa?

Um relato de caso é uma maneira de comunicar informações ao mundo da Medicina sobre uma característica, condição, complicação ou intervenção rara ou não relatada, publicando-a em uma revista médica. Decida se o seu relatório de caso é publicável. Isso pode ser decidido com base nos seguintes critérios:

O seu relato de caso…

  • Descreve características de diagnóstico raras, desconcertantes ou inéditas de um estado patológico?
  • Relata desafios terapêuticos, controvérsias ou dilemas?
  • Descreve um novo procedimento cirúrgico?
  • Relata como uma droga pode melhorar um procedimento cirúrgico?
  • Comunica novos erros médicos ou erros de medicação?
  • Descreve reações adversas raras ou novas?
  • Descreve uma falha terapêutica ou uma falta de eficácia terapêutica?

Você também deve se assegurar de seguir estas recomendações:

  • Faça uma extensa pesquisa bibliográfica — PubMed, Medline, Ovid, Embase e até mesmo mecanismos de busca como o Google fornecerão uma grande quantidade de informações relacionadas ao seu tópico.
  • Restrinja a pesquisa ao seu tópico específico
  • Se isso resultar em muito poucos resultados de pesquisa, supondo que seu método de pesquisa esteja correto, isso significa que o caso é raro e, portanto, é mais provável que o relatório seja publicado.

Passo 5: Colete as informações relacionadas ao caso

  • Use o prontuário do paciente para registrar os detalhes de todos os eventos no cuidado do paciente — isto é, a história clínica, os resultados de exames e outras investigações com as datas, e descobertas cirúrgicas, se houver, juntamente com os detalhes das intervenções reais e acompanhamentos .
  • Use cópias — não pegue os originais das radiografias, fotografias, etc. (eles são os únicos registros do paciente para referência futura).
  • Se possível, verifique novamente com o paciente todos os dados dele, como o histórico e as datas dos exames, e verifique se você registrou as informações corretamente.

Em nosso próximo artigo, discutiremos os cinco pontos restantes.

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