17

Resumir e parafrasear na escrita acadêmica

“Não é da conta de ninguém se você tiver que aprender a escrever. Deixe todo mundo pensar que você nasceu assim.”- Ernest Hemingway

Platão considera a arte (e, portanto, a escrita) como sendo de natureza mimética. Escrever em todas as formas e para todos os tipos de público envolve uma pesquisa minuciosa. Muitas vezes, existe uma possibilidade sombria de que uma ideia que você considerava inovadora já tenha sido adequadamente explorada; no entanto, isso também significa que agora há várias outras perspectivas para explorar e, assim, aprender.

Ser inspirado pela ideia de outra pessoa abre um mundo de possibilidades e, por isso, há várias maneiras de incorporá-las e assimilá-las por escrito: parafraseando, resumindo e citando. No entanto, a mera incorporação dessas ideias não torna a escrita viva, nem a torna atraente para os leitores. A incorporação de várias ideias deve refletir também a compreensão e interpretação do escritor.

O Laboratório On-Line de Escrita (OWL) da Universidade Purdue define essas modalidades de representação de forma bastante sucinta:

Portanto, paráfrases e resumos levam em consideração trechos mais amplos do texto principal, enquanto citações são trechos breves de uma fonte. Além disso, parafrasear envolve expressar as idéias apresentadas de uma parte específica de uma fonte (geralmente um trecho) de forma condensada, enquanto resumir envolve selecionar uma parte mais ampla de uma fonte (por exemplo, um capítulo em um livro ou uma peça teatral inteira) e indicando os pontos-chave. Apesar de algumas sutis variações de representação, todas essas três modalidades, quando empregadas, devem ser atribuídas à fonte para evitar o plágio.

Relacionado: Acabou de redigir o seu artigo? Verifique agora esses recursos para evitar o plágio!

Citações

As citações são representações exatas de uma fonte, que pode ser escrita ou falada. As citações dão à escrita características de autoridade confiável e podem fornecer evidências confiáveis e fortes. No entanto, as citações devem ser usadas com parcimônia, para apoiar e não para substituir a sua escrita.

  • Assegure-se de que as citações diretas estejam entre aspas e sejam devidamente referenciadas
  • Uma citação longa, de três ou mais linhas, pode ser definida como um bloco de citação (isso geralmente tem mais impacto)
  • Citações curtas geralmente fluem melhor quando integradas em uma sentença.

Parafrasear

Parafrasear é uma maneira de apresentar um texto alterando certas palavras e frases de uma fonte, assegurando ao mesmo tempo que a paráfrase reflita a compreensão adequada da fonte. Isso pode ser útil para o entendimento pessoal de conceitos complexos e para a explicação de informações presentes em gráficos, figuras e tabelas.

  • Ao colocar a representação das ideias no seu próprio estilo (ou seja, usando sinônimos de certas palavras e frases), certifique-se de que a intenção do autor não seja alterada, pois isso pode expressar uma interpretação incorreta das ideias originais.
  • Use aspas se você pretender reter os principais conceitos ou frases
  • Use paráfrases como uma alternativa ao uso abundante de citações diretas em sua escrita.

Resumir

Resumir envolve apresentar uma visão geral de uma fonte, omitindo detalhes supérfluos e retendo apenas a essência das ideias transmitidas.

  • Observe os pontos-chave ao ler o texto original
  • Dê uma visão consolidada e sem digressões ao elaborar um resumo concreto e abrangente de uma fonte
  • Dê exemplos relevantes da sua fonte para fundamentar o argumento apresentado

“A natureza cria semelhanças. Basta pensar no mimetismo. A maior capacidade de produzir semelhanças, no entanto, é a do homem. O seu dom de ver semelhanças nada mais é do que um rudimento da poderosa compulsão em tempos antigos de se tornar e se comportar como alguma outra coisa”.

–Walter Benjamin

A pesquisa desenvolve-se como resultado da inspiração e da assimilação de novos conceitos. No entanto, certifique-se de que, ao desenvolver e enriquecer a sua própria pesquisa, o devido crédito seja dado à origem.

Fonte: https://student.unsw.edu.au/paraphrasing-summarising-and-quoting

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of