17

Você deve colocar os termos latinos em itálico na redação científica?

Tanto a língua inglesa quanto a portuguesa sempre assimilaram palavras de outras línguas de forma até promíscua, e na linguagem científica, o latim tem sido uma das fontes mais comuns.

Atualmente, é uma prática-padrão de publicação que, quando palavras que pertencem a outro idioma são usadas, elas devem ser colocadas em itálico para maior clareza. No entanto, com o uso muito extenso de termos latinos na escrita científica, muitos guias de estilo e periódicos agora não insistem mais que termos latinos sejam colocados em itálico em artigos acadêmicos.

Por exemplo, o guia de estilo da ACS afirma que termos e abreviações latinos comuns, como ab initio, et al, in situ, in vitro e in vivo não devem estar em itálico; no entanto, o texto em itálico deve ser usado ao se referir a gênero, espécie, sub-espécie e genótipos. O termo Streptococcus pneumoniae deve estar em itálico porque é o nome de um organismo que é membro do gênero Streptococcus, e não porque a palavra é derivada do latim.

De fato, no uso acadêmico, os termos em itálico são geralmente entendidos como uma convenção científica e não como estando relacionados a um estilo.

Infelizmente, muitos periódicos e editores são inconsistentes no uso de itálico. Por exemplo, em suas Instruções aos Autores, o Journal of Electron Microscopy (sim, títulos periódicos devem estar em itálico) não aborda o uso de itálico em suas diretrizes de formatação.

No entanto, para citações no texto, eles insistem no uso de “et al.” para referências com mais de três autores. Embora isso possa parecer uma questão secundária, muitos autores iniciantes têm que lidar com isso quando criam os rascunhos iniciais do artigo que estão submetendo.

Sugerimos que autores iniciantes consultem os artigos anteriores da revista à qual estão submetendo seu artigo, para se familiarizarem com o estilo de uso predominante naquela revista. Além disso, consultar guias de estilo padrão, como os da AMA, CMOS, ACS e MLA definitivamente ajuda quando você estiver elaborando seus primeiros artigos para publicação.

Isso torna o processo geral de submissão e publicação mais fácil, tanto para o autor quanto para o periódico.

Gostaria de saber mais sobre o significado e o uso correto de diferentes termos e frases em latim? Leia o próximo artigo desta série para melhorar seu estilo de escrita!

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of