17

Como informar as características dos participantes do estudo em um trabalho de pesquisa

Um relatório sobre um estudo científico com participantes humanos precisa incluir uma descrição das características dos participantes. Isso é feito em uma subseção da seção de Métodos, geralmente chamada de “Participantes” ou “Características dos participantes”. O objetivo é fornecer aos leitores informações sobre o número e o tipo de participantes do estudo, para especificar a quem os achados do estudo se aplicam e esclarecer a generalização dos resultados, bem como quaisquer possíveis limitações. Relatórios precisos são necessários para que possam ser realizados estudos de replicação no futuro.

A subseção “Participantes” deve ser razoavelmente curta e deve informar aos leitores sobre a população, quantos participantes foram incluídos na amostra do estudo e que tipo de amostra eles representam, como aleatória, em “bola de neve”, etc. Não há necessidade de fornecer uma descrição detalhada do método usado para selecionar ou recrutar os participantes, pois esses tópicos pertencem a uma subseção de “Procedimentos”, separada, mas também dentro da seção de Métodos. A subseção de “Características dos participantes” só precisa dar informações sobre os próprios participantes.

Informe o sexo dos participantes (quantos participantes masculinos e femininos) e a idade (a faixa etária e, se apropriado, o desvio padrão). Em especial, se você estiver escrevendo para um público internacional, especifique o país e a região ou as cidades onde os participantes moravam. Se o estudo tiver convidado apenas participantes com certas características, informe isso também. Por exemplo, diga aos leitores se os participantes tinham autismo, eram canhotos ou haviam participado de esportes no último ano.

Relacionado: Terminou de preparar as seções de métodos para o seu trabalho de pesquisa? Descubra agora por que a seção “Métodos” é tão importante!

Em seguida, use o seu julgamento para identificar outras informações relevantes para o estudo. Para um tutorial detalhado sobre como relatar “Características dos participantes”, consulte o artigo Method Section: Describing participants (“Seção de “Métodos: Descrevendo os participantes”), de Alice Frye. Frye lembra aos autores para mencionarem se apenas pessoas com certas características ou origens foram incluídas no estudo. Todos os participantes trabalhavam na mesma empresa? Eles eram estudantes da mesma escola? Eles representavam uma gama de origens socioeconômicas? Eles vieram de origens urbanas e rurais? Eles eram física e emocionalmente saudáveis? Da mesma forma, mencione se a amostra do estudo excluiu pessoas com certas características.

Se você pretender examinar quaisquer características dos participantes como fatores na análise, inclua uma descrição dessas características. Por exemplo, se você planejar examinar a influência dos anos de experiência dos professores em sua atitude em relação a novas tecnologias, você deve informar a faixa de anos de experiência dos professores. Se você planejar estudar como o nível socioeconômico das crianças se relaciona com os resultados dos testes, você deve mencionar brevemente se as crianças da amostra são de baixa, média ou alta renda. Finalmente, mencione se as participações foram voluntárias. Mencione se os participantes deram consentimento informado (se eram crianças, mencione que os seus pais consentiram na participação). Além disso, mencione se os participantes receberam qualquer tipo de compensação ou benefício por sua participação, como dinheiro ou créditos de curso.

Estudos de casos e relatórios qualitativos

Estudos de casos e relatórios qualitativos podem ter apenas alguns participantes ou até mesmo um único participante. Se houver espaço para isso, você pode escrever um breve histórico de cada participante na seção “Participantes” e incluir informações relevantes sobre o local de nascimento, local atual de residência, idioma e qualquer experiência de vida relevante para o tema do estudo. . Se você tiver permissão para usar o nome do participante, faça isso. Caso contrário, use um nome diferente e adicione uma anotação aos leitores de que o nome é um pseudônimo. Alternativamente, você pode rotular os participantes com números (por exemplo, Aluno 1, Aluno 2) ou letras (por exemplo, Médico A, Médico B, etc.) ou usar iniciais para identificá-los (por exemplo, KY, JM).

Use o tempo passado

Lembre-se de usar o tempo passado ao escrever a seção “Participantes”. Isso porque você está descrevendo quais eram as características dos participantes no momento da coleta de dados. No momento em que o seu artigo for publicado, as características dos participantes podem ter mudado. Por exemplo, eles podem ser um ano mais velhos e ter mais experiência de trabalho. O seu nível socioeconômico pode ter mudado desde o estudo. Em alguns casos, os participantes podem até ter morrido. Embora características como o sexo e a raça sejam improváveis ou impossíveis de mudar, toda a seção deve ser escrita no passado para manter um estilo consistente e evitar declarações sem apoio nos fatos sobre o status atual dos participantes.

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of