Uma introdução ao Acesso Aberto e Ciência Aberta

  • 22 de fevereiro 2021
  • 11:00 (BRT)

Agenda

A Enago, em colaboração com o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) tem o prazer de anunciar um webinar informativo exclusivo para pesquisadores brasileiros, totalmente em Portugês, sobre diferentes aspectos da Ciência Aberta.

Neste ecossistema científico global cada vez mais complexo e interconectado, a Open Science visa tornar o conhecimento transparente e acessível usando tecnologias digitais, redes colaborativas e ferramentas. Os pesquisadores precisam aplicar os princípios de abertura em todos os estágios de seu ciclo de pesquisa para aumentar a abertura, integridade, colaboração e reprodutibilidade na pesquisa acadêmica. Por meio deste webinar, ajudaremos pesquisadores a entender o conceito de ciência aberta e seus aspectos, como Acesso Aberto, Dados Abertos, etc. Ele também destacará como os pesquisadores podem contribuir para a Ciência Aberta compartilhando todos os seus resultados de pesquisa, recursos, métodos ou ferramentas abertamente.

Após este webinar, você terá um melhor entendimento sobre o seguinte:

  • Visão geral e importância da Ciência Aberta
  • Conscientização sobre a publicação em acesso aberto
  • A importância do compartilhamento de dados abertos
  • Compreender a importância do autoarquivamento em Repositórios Abertos

Sobre o SciELO

SciELO (Scientific Electronic Library Online) é um programa de comunicação de pesquisa internacional lançado em 1998 e implementado por meio de uma rede descentralizada de coleções nacionais de periódicos revisados por pares de 17 países - América Latina, Portugal, Espanha e África do Sul - que publicam em conjunto mais de mil periódicos e cerca de 50 mil artigos por ano. Uma coleção temática em Saúde Coletiva também é operada pelo Programa SciELO e estão acessíveis no portal da rede: www.scielo.org

O SciELO visa a pesquisa por meio do aprimoramento dos periódicos revisados por pares de todas as disciplinas publicados por associações científicas, instituições acadêmicas, públicas ou privadas de pesquisa e desenvolvimento. Os objetivos são aumentar de forma sustentável a qualidade, visibilidade, utilização, impacto e credibilidade dos periódicos. Uma característica fundamental do SciELO é a publicação multilíngue, de forma que os periódicos podem publicar artigos em um ou vários idiomas.

Sobre a ABEC

A Associação Brasileira de Editores Científicos é uma sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, fundada em 28 de novembro de 1985. Congrega pessoas físicas e jurídicas com interesse em desenvolver e aprimorar a publicação de periódicos técnicos-científicos; aperfeiçoar a comunicação e divulgação de informações; manter o intercâmbio de ideias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns.

Quem deve participar desta sessão?

  • Estudantes de Graduação
  • Pesquisadores de Pós-doutorado
  • Pesquisadores Estabelecidos
  • Professores
  • Administradores Universitários
  • Revistas e Editores

Sobre os Palestrantes

Abel L. Packer

Abel L. Packer é Diretor do Programa SciELO / FAPESP, Coordenador de Projetos da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, Ex-Diretor da BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Possui graduação em Business Management e mestrado em Master of Library Science - Syracuse University. Tem experiência em ciência da informação, biblioteconomia, tecnologias de informação, gestão de informação e conhecimento.


Prof. Sigmar de Mello Rode

Graduado em Odontologia, além de mestrado e doutorado, pela Universidade de São Paulo. É Professor Titular na Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Júlio de Mesquita Filho. É Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) e membro do Comitê Consultivo do SciELO Brasil. Foi Editor Científico da Brazilian Oral Research (2006-2014) e é Editor de Área da CLINICS. Tem experiência na área de Ensino, Ética Científica, Editoração Científica.



Dr. Daniel J. Kota

O Dr. Kota é um distinto e premiado pesquisador médico com mais de 15 anos de experiência em pesquisa em vários campos científicos, incluindo medicina regenerativa, imunologia, células-tronco, pesquisa básica, translacional e clínica, cultura de células de mamíferos e biologia molecular. O Dr. Kota fez seu Ph.D. do Institute of Regenerative medicine, USA, e começou a trabalhar como Postdoctoral Research Fellow no Department of Pediatric Surgery, University of Texas, USA. Ele foi ainda nomeado o Cientista Assistente de Pesquisa na Sanford Health Research, onde se concentrou na pesquisa translacional. Como Cientista Associado da Emory University, ele liderou atividades como fabricação de cGMP, desenvolvimento de processos de bancada à base, conformidade regulatória (FACT, FDA) e gerenciamento de projetos. O Dr. Kota é atualmente o Diretor do Centro de Terapêutica Celular Ann Kimball & John W. Johnson, Metodista de Houston, EUA. Ele também atua no conselho editorial como revisor de jornais de renome, como o Progressive Science Research Journal, o Stem Cell Translational Medicine e o Journal of International Medical Research. Além disso, ele também é membro da Neurotrauma Society e da International Society for Stem Cell Research. Até o momento, o Dr. Kota publicou vários artigos de pesquisa com ~2377 citações em periódicos internacionais de primeira linha, como Elsevier, Cell Press, Sociedade Alemã para Pesquisa em Células Tronco e Nature Publishing Group. Ele também recebeu 3 bolsas e vários prêmios de melhor pôster em conferências. Na Enago Academy, o Dr. Kota conduz sessões básicas e avançadas sobre redação e publicação de pesquisas para facilitar a jornada de publicação de pesquisadores acadêmicos.

Registre-se agora gratuitamente!

[i]
[i]
[i]
[i]