17

O que é Revisão por Pares?

O pesquisador passa muito tempo tentando conseguir as condições para realizar seu trabalho. Precisa conseguir verba, equipamentos, assistentes, aprovação do comitê de ética, dentre outros. Tudo para começar o trabalho de coleta de dados. Após a coleta, gasta um grande tempo analisando os dados e depois os interpretando. Em seguida, ele compara os dados que foram obtidos com o que já existe na literatura, sejam dados que deem suporte ao seu trabalho ou dados que possam conflitar com os seus. Por fim, ele escreve tudo isso e envia para uma revista.

Ao enviar para a revista, o pesquisador expõe a alguém seu trabalho para ser criticado. Inicialmente isso é feito por um dos editores responsáveis, que envia uma mensagem de resposta positiva ou negativa. O próprio editor pode sugerir algumas mudanças quando percebe que estas são necessárias para adequar o trabalho às normas do periódico. Esta é só a primeira etapa para o pesquisador ver seu trabalho publicado. O editor então envia para dois revisores o conteúdo do trabalho. Essas etapas são chamadas de Revisão por Pares.

Nos meios acadêmicos, a Revisão por Pares, também chamada revisão paritária ou arbitragem, é um processo utilizado na publicação de artigos e na concessão de recursos para pesquisas. Consiste em submeter o trabalho científico ao escrutínio de um ou mais especialistas do mesmo escalão que o autor, que na maioria das vezes se mantêm anônimos. Esses revisores anônimos frequentemente fazem comentários ou sugerem a edição do trabalho analisado, contribuindo para a qualidade do mesmo. No caso da publicação de artigos científicos, o diálogo entre os autores e os revisores é arbitrado por um ou mais editores, afiliados à revista científica em questão. Aquelas publicações e prêmios que não passaram pela revisão paritária tendem a ser vistos com desconfiança pelos acadêmicos e profissionais de várias áreas.

Enquanto isso, o pesquisador, autor do trabalho, aguarda a resposta com muita ansiedade, afinal, o trabalho que teve para preparar o artigo foi grande. Por vezes receber o parecer pode ser cruel, pois os revisores podem não ter entendido o trabalho, ter sido rigorosos demais ou até mesmo intransigentes com novas ideias. Por conta disso, muitos pesquisadores procuram o auxílio de empresas para a revisão de artigos e elaboração da resposta aos revisores. Para ajudar o pesquisador a lidar com tal etapa, tais empresas oferecem serviço de revisão por pares e serviço de suporte à publicação.

Referências:

1
Leave a Reply

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Nelson Buque Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Nelson Buque
Guest
Nelson Buque

Estou a favor da Revisão por Pares, uma vez que, independentemente do domínio temático ou do território científico, a investigação deve respeitar ao conjunto dos princípios éticos atrás colocados, sob o risco de, conforme afirma Oliveira (2013), tornar-se um somatório de contribuições dispersas, redundantes, não confiáveis, que será pouco ou nada útil para a sociedade que ambiciona servir. O resultado da investigação, de modo a assegurar credibilidade e reconhecimento pela comunidade científica, deve ser submetido a revisores anónimos que fazem críticas profissionais ao trabalho, observando a confidencialidade (peer review). Assim, o sucesso na investigação e a confiança que a mesmo… Read more »