17

As 12 ferramentas online essenciais para pesquisadores que desejam ser bem-sucedidos

This article is also published in English, Turkish, and Russian languages.

A pesquisa é um processo meticuloso, em que a atenção a cada detalhe é importante. Não importa qual seja a sua disciplina, área de atuação ou estágio da carreira, a pesquisa pode ser uma tarefa que requer tempo, dedicação e atenção. Neste contexto, a Internet pode ser o sonho de um pesquisador se tornando realidade. Navegando pela Internet, você pode acessar informações sobre tópicos aparentemente ilimitados.. Independente do seu campo de atuação há uma ferramenta online para ajudá-lo a organizar suas anotações, citar suas fontes, encontrar artigos importantes, se conectar com outros pesquisadores e muito mais.

Contudo, possivelmente o maior obstáculo enfrentado pelos pesquisadores na Internet é como acessar de forma eficaz e eficiente a vasta quantidade de informações disponíveis com o simples clique do mouse. A busca por recursos online confiáveis pode ser ao mesmo tempo animadora e frustrante. Algumas diretrizes simples podem tornar a sua pesquisa mais gerenciável, confiável e precisa.

Podemos dizer que existem seis tipos de ferramentas essenciais para qualquer investigador:

  1. Gerenciamento de Projetos – O gerenciamento de projetos é definido como um conjunto de ações que têm como objetivo propor, planejar, implementar, gerenciar e avaliar projetos, assim como gerenciar pessoas, e tem como objectivo a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para uma ampla gama de atividades que visa atender aos requisitos especificados de um determinado projeto. Pode ser útil usar um software de gerenciamento de projetos para manter a estrutura analítica do trabalho, vincular prazos a calendários, criar uma lista hierárquica de tarefas, visualizar informações em vários relatórios e formatos ou imprimir listas de todas as tarefas atribuídas para uma pessoa.
  2. Gestão de Referências – O gerenciamento de referências permite que os pesquisadores vinculem e citem corretamente os trabalhos referenciados em seus artigos. Os programas de gerenciamento de referências (também conhecidos como gerenciadores de citações ou software de gerenciamento bibliográfico) fornecem muitos recursos úteis que podem ajudá-lo em sua pesquisa, tais como: armazenamento e organização de referências, geração de citações e bibliografias no estilo de sua preferência e fácil conversão de estilos de referência para atender aos requisitos de publicação.
  3. Verificação gramatical – É comum que muitas pessoas, sejam profissionais ou não, tenham dificuldade em escrever em inglês usando a gramática e a grafia corretas. Há uma relação direta entre escrever o inglês correto e o sucesso. Especialmente para pesquisadores não nativos, o uso de verificação gramatical é imprescindível.
  4. Localizador de Revistas – O localizador de revistas pode ser uma ferramenta essencial para o pesquisador que não sabe para onde enviar seu artigo. Estes localizadores podem sugerir periódicos relevantes para sua pesquisa com base no seu título e resumo.
  5. Plataformas de Rede – Recentemente, plataformas de rede foram criadas na internet para network profissional assim como para compartilhamento de informações e conhecimento em ciências de diversas áreas de pesquisa.
  6. Verificador de Plágio – Um verificador de plágio é um software que detecta qualquer instância de conteúdo que corresponda a outro material na web. O uso desse software prevenirá qualquer risco de acusações de plágio. O uso desta ferramenta também garantirá que você identificou e citou adequadamente qualquer conteúdo em seu texto que não seja exclusivamente de sua autoria.

Com inúmeras opções, fica cada vez mais difícil escolher a ferramenta certa para sua pesquisa. Aqui está uma seleção das 12 ferramentas mais úteis.

  1. GanttPro (Gerenciamento de Projetos) – Com a utlização do Grantt chart, você pode ver todas as informações importantes simultaneamente em um gráfico, incluindo todas as suas tarefas e de sua equipe, suas ordens, prazos e prioridades. GanttPro está hospedado na nuvem, o que significa que todos os membros da sua equipe têm acesso contínuo e imediato aos seus projetos 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar e em qualquer navegador da web.
  2. Trello (Gerenciamento de Projetos) – O Trello permite que os usuários organizem suas ideias por meio do uso de painéis, cartões e listas. O sistema permite simplesmente arrastar e soltar os cartões entre as diferentes listas em um quadro específica. O usuário pode fazer quantas quadros quiser, de acordo com os diferentes assuntos que deseja organizar. Trello salva as quadros na nuvem, bem como no usuário perfil.
  3. Enago Plagiarism Checker and AI Grammar Checker (Verificador de Plágio) – O módulo de plágio contido no Enago AuthorOne utiliza seu algoritmo avançado para comparar seu texto com milhares de fontes para então identificar um plágio. Assim, você pode revisar ou citar as fontes e corrigir potenciais plágios em seu texto. Além disso, o Enago AuthorOne usa Inteligència Aritificial (IA) de última geração para verificar a qualidade de sua escrita em 16 parâmetros, incluindo gramática, ortografia e estilo de redação acadêmica.
  4. Duplichecker (Verificador de Plágio) – O Duplichecker é uma ferramente online que verifica se o seu conteúdo é igual a qualquer outro conteúdo publicado na Internet. Ele é totalmente gratuito e pode fornecer o resultado em apenas alguns segundos, além de fornecer uma lista de sites que possuem conteúdo semelhante ao seu documento.
  5. Trinka AI (Verificador Gramatical) – Trinka, através de Inteligência Aritificial, identifica erros em qualquer conteúdo onde outros serviços são perdidos. Ele pode detectar e corrigir mais de 3.000 erros gramaticais complexos, incluindo tom científico, estilo e gramática. Pode ajudar também a melhorar a estrutura, o tom, o vocabulário e a gramática das frases presentes no documento.
  6. Grammarly (Verificador Gramatical) – Grammarly é um revisor pessoal e treinador de gramática. Ele verifica sua escrita quanto à gramática, pontuação, estilo, etc. A ferramenta também sugere palavras que causam impacto, melhorando a legibilidade com sinônimos otimizados para o contexto.
  7. Enago’s OAJF (Localizador de Revistas) – O Open Access Journal Finder (OAJF) da Enago protege você de revistas predatórias, permitindo que você encontre gratuitamente periódicos de acesso aberto de qualidade previamente avaliados. Este localizador de periódico exclusivo resolve as preocupações em relação à legitimidade do periódico e taxas de processamento de artigos, usando um índice de periódico validado emitido pelo Directory of Open Access Journals (DOAJ). O algoritmo de pesquisa exclusivo da Enago permite que você selecione periódicos altamente adequados ao seu trabalho e propósito de pesquisa, resultando na maximização de suas chances de publicação.
  8. Elsevier Journal Finder (Localizador de Revistas) – O Elsevier JournalFinder ajuda você a encontrar periódicos que podem ser mais adequados para a publicação de seu artigo científico. Você pode consultar também os objetivos e escopo da revista para obter mais orientações. Equipado com o Elsevier Fingerprint Engine, o Elsevier JournalFinder usa tecnologia de pesquisa inteligente e vocabulários específicos do campo de pesquisa para combinar seu artigo com os periódicos da Elsevier. Basta inserir o título e o resumo, e selecionar o campo de pesquisa apropriado para obter os melhores resultados.
  9. Mendeley (Gestão de Referências) – Mendeley Reference Manager é um aplicativo gratuito para web e desktop que ajuda a simplificar o fluxo de trabalho de gerenciamento de referência. Ele possibilita que você armazene, organize e pesquise todas as suas referências em apenas uma biblioteca, insira referências e bibliografias perfeitamente em seus documentos do Microsoft Word usando Mendeley Cite, e leia, destaque e anote PDFs e mantenha todas as suas ideias em vários documentos em um só lugar.
  10. EndNote (Gestão de Referências) – O Endnote é outro aplicativo de gerenciamento de referência para web e desktop. Ele permite que o pesquisador insira citações no texto enquanto cria simultaneamente uma bibliografia com o recurso Cite While You Write no Microsoft Word, e alinha sua formatação com o artigo de periódicos relevantes e confiáveis usando o Manuscript Matcher.
  11. edu (Plataformas de Rede) – Academia.edu é uma plataforma de compartilhamento de pesquisas acadêmicas. O objetivo da Academia.edu é garantir que todos os artigos científicos estejam na internet, disponíveis gratuitamente. O pesquisador é notificado quando citado, mencionado, referenciado, agradecido ou reconhecido por um autor e obtém um site pessoal alimentado por seu perfil de Academia.edu.
  12. ResearchGate (Plataformas de Rede) – ResearchGate é uma rede profissional para pesquisadores, o que significa que a adesão é reservada para aqueles que estão envolvidos na pesquisa científica. Nela, cientistas e pesquisadores podem compartilhar e acessar produção científica, conhecimento e experiência.

Comente sobre as ferramentas que você usa ou entre em contato se quiser que sua ferramenta seja apresentada.

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of
X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]