17

Status do artigo: coisas que você precisa saber após submetê-lo para publicação

Seu artigo foi aceito, mas o que acontece depois? Geralmente, este é um processo de três etapas: submissão do artigo, revisão por pares e preparação pós-aceitação. Depois que um artigo é submetido a uma revista, ele passa por uma revisão por pares. No entanto, ocorrem várias etapas, das quais apenas o autor correspondente costuma estar ciente. Uma vez submetido a uma revista, o artigo faz um longo percurso e o seu status é acompanhado usando um número de artigo. O artigo é aceito ou rejeitado. Se um artigo for aceito na revisão por pares, ele ainda passa por um processo de verificação antes de ser publicado. Todo esse processo muitas vezes é tedioso, pois requer uma revisão cuidadosa da versão pronta para publicação do seu artigo. Se você deixar de perceber alguma coisa nesta etapa, pode ser difícil corrigir!

Pós-submissão

Uma vez que o artigo tenha sido recebido pela revista, lhe é atribuído um número. A equipe da revista verificará a conformidade com os requisitos de formatação e estilo. Enquanto isso, um editor administrativo para a área de publicação pertinente àquele assunto faz uma triagem inicial para decidir se vale a pena enviar o artigo para a revisão por pares. Durante esse fase de “triagem”, o editor pode emitir o que às vezes é chamado de “rejeição de mesa”. Em suma, essas rejeições se devem ao fato de o artigo trazer novidades insuficientes, conter problemas óbvios com a metodologia ou simplesmente estar fora do escopo da revista.

Qualquer informação adicional que estiver faltando será solicitada ao autor correspondente antes da revisão por pares. Cada revisor escolhido deve então primeiro aceitar o convite para revisar o seu artigo. Então, depois que todos os revisores por pares estiverem confirmados, o artigo é revisado por eles, o que resulta em relatórios de revisão que são devolvidos ao redação para consideração do Editor-Chefe. No final, o artigo é aceito, rejeitado ou aceito com pendências, exigindo neste último caso revisões dos autores para uma nova rodada de revisão por pares.

Pós-aceitação

Após o artigo ter sido aceito, várias etapas logísticas são efetuadas para prepará-lo para a publicação. Primeiro, em alguns casos, a linguagem do artigo precisa ser corrigida. Isso pode ser feito usando um serviço de edição. Fica a critério dos revisores e editores decidirem se esta etapa é concluída antes ou depois da aceitação. De fato, algumas revistas aceitam o artigo e realizam edições subsequentes ou, em vez disso, exigem que o autor conclua o processo de edição. Em seguida, uma fatura das taxas de publicação é enviada ao autor correspondente e deve ser paga antes da etapa de formatação da revista. Uma vez paga, a revista faz o processo de composição tipográfica das provas do artigo, que devem ser aprovadas pela equipe editorial e pela equipe de gerenciamento de provas antes de serem devolvidas aos autores para revisão.

Finalmente, as provas são revisadas pelos autores envolvidos no estudo. Quaisquer correções solicitadas são feitas e as provas são devolvidas a revista até receberem a aprovação final. Nesta fase, o artigo poderá ser publicado on-line primeiro e, dependendo do caso, depois impresso. Semanas ou meses depois, as informações do artigo são transferidas para o PubMed ou outros repositórios centrais para indexação.

Preocupações e questões comuns

Este cronograma geral varia de acordo com a revista, a duração do processo de revisão por pares e as características específicas de cada artigo. Além disso, várias revistas costumam ter descrições de status que indicam a etapa em que o artigo se encontra durante o processo de revisão e publicação. Uma vez que o seu artigo tenha sido submetido a revista, é importante manter o número do artigo à mão! Esse número será usado para rastrear o seu artigo ao longo do processo de publicação e obter outras atualizações sobre o status desse processo.

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of