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Como escrever um cabeçalho

Algumas revistas e guias de estilo exigem que os artigos tenham um cabeçalho de uma cabeça de corrida. Isto é, uma versão mais curta do título do artigo, que é impresso no topo de cada página. Se o seu documento incluir números de página na parte superior, o cabeçalho pode aparecer antes do número da página ou na borda oposta da página. No estilo APA, o cabeçalho é colocado no canto superior esquerdo.

Frequentemente a editora solicita títulos resumidos por razões práticas. É desejável que todas as páginas sejam claramente marcadas como partes do artigo. Se o artigo for impresso em papel e várias páginas caírem no chão ou forem misturadas, ter um cabeçalho e um número em cada página ajuda o leitor a colocar todas as páginas de volta na ordem correta. Mesmo os leitores que estiverem lendo uma versão eletrônica do artigo podem apreciar cabeçalhos claros, especialmente se estiverem dando uma olhada em vários documentos ao mesmo tempo.

Quais são os requisitos?                            

Os requisitos específicos para cabeçalhos variam. Em geral, os cabeçalhos devem ser curtos. As Diretrizes da APA requerem que os cabeçalhos tenham no máximo 50 caracteres (os espaços contam como caracteres).

Geralmente, o cabeçalho é escrito em letras maiúsculas. (Para fins de estilo, os exemplos neste artigo usam letras maiúsculas e minúsculas.)

O cabeçalho é colocado no topo da página. Verifique as diretrizes de estilo da publicação para ver se há detalhes específicos sobre margens, espaçamento ou fonte.

No estilo da APA, o cabeçalho é introduzido na primeira página pela expressão “Título resumido” (“Running head” em inglês) e dois-pontos, ou seja, no seguinte formato: “Cabeçalho: VERSÃO CURTA DO TÍTULO”. As páginas seguintes têm só o cabeçalho. Em outros estilos de formatação, o cabeçalho pode ser introduzido dessa maneira como parte das informações que aparecem na primeira página de título.

Como eu escrevo um cabeçalho?

Se o título do seu artigo já estiver dentro do limite de caracteres, simplesmente use o título completo como cabeçalho – não são necessárias outras alterações. Mas se o título do documento ultrapassar o limite, será necessário criar um cabeçalho diferente que se enquadre nas diretrizes de estilo.

Em primeiro lugar, identifique a parte principal do seu título. Por exemplo, se o artigo for intitulado “Os Efeitos da Corrida na Saúde Cardíaca em Pacientes Idosos”, considere usar apenas a primeira parte, “Os Efeitos da Corrida na Saúde do Coração”, ou a segunda parte, “Saúde do Coração em Pacientes Idosos”. Faça a sua escolha com base nas ideias e conceitos mais proeminentes do artigo.

Se não fizer sentido quando cortar para o cabeçalho, tente fazer alguns ajustes ou até mudar completamente as palavras do título. Por exemplo, ao considerar o título mencionado acima, o cabeçalho poderia ser “Corrida e Saúde do Coração em Pacientes Idosos”.

Em segundo lugar, elimine artigos como as palavras “o” e “a”. O título “Reexaminando as tradições literárias na China antiga” pode ser encurtado para “Reexaminando tradições literárias na China antiga”. Nesse caso, basta remover a palavra “as” do título principal para criar um cabeçalho que cabe dentro do limite de 50 caracteres da APA.

Dicas práticas para escrever cabeçalhos no Microsoft Word.

Como contar os caracteres?

Se você está digitando o seu artigo no Microsoft Word, use a função “Contagem de Palavras” para contar caracteres. Para fazer isso, selecione o cabeçalho e, em seguida, vá para o menu “Revisão” e clique em “Contagem de Palavras”, ou então simplesmente clique na contagem de palavras do lado esquerdo do rodapé cinza do programa. Aparecerá uma caixa de mensagem com as “Palavras”,  “Caracteres (sem espaços)” e “Caracteres (com espaços)”. Leia atentamente as instruções da revista ou guia de estilo para saber qual número de caracteres você deve considerar. Na APA, a segunda opção é a que conta, pois os espaços são contados como caracteres.

Como adicionar o título resumido como um cabeçalho em cada página?

Crie um cabeçalho; vá ao menu “Inserir”  selecione “Cabeçalho” seguido de “Cabeçalho e Rodapé”. Um cabeçalho será criado no topo de cada página. Modificar o cabeçalho em qualquer página altera-o em todas as páginas. Se você quiser que a frase “Cabeçalho” apareça só na primeira página, conforme exigido no estilo APA, marque a opção “Primeira página diferente” que aparece no menu “Design” quando o cabeçalho é inserido ou editado. Marcar essa opção permite que você edite o cabeçalho na primeira página de forma independente, mantendo os cabeçalhos na segunda, terceira e todas as outras páginas como iguais.

Referências

Hume-Pratuch, Jeff. May 10, 2012. “Mysteries of the Running Head Explained.” American Psychological Association website. http://blog.apastyle.org/apastyle/running-heads/ (access March 13, 2017)

Lee, Chelsea. Nov. 11, 2010. “Running Head Format for APA Style Papers.” American Psychological Association website. http://blog.apastyle.org/apastyle/2010/11/running-head-format-for-apa-style-papers-.html (access March 13, 2017)

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