17

Como escrever uma boa revisão da literatura científica

Atualmente, há uma enorme demanda por revisões da literatura científica, porque elas são muito úteis para acadêmicos e pesquisadores, especialmente ao elaborarem novos projetos de pesquisa. Embora encontrar publicações a serem revistas não seja difícil, discernir quais delas têm qualidade suficiente tornou-se um grande problema. As revisões de literatura concentram o conhecimento atual em uma determinada área e examinam os pontos fortes e fracos das publicações mais recentes. Desta forma, são ferramentas inestimáveis, não só para aqueles que estão iniciando suas pesquisas, mas também para todos os interessados ​​nas publicações recentes. Para serem úteis, as revisões de literatura devem ser escritas de maneira profissional, com uma estrutura clara. A quantidade de trabalho necessária para escrever uma revisão da literatura científica deve ser levada em conta antes de começar a fazê-la, já que as tarefas necessárias podem sobrecarregar muitos autores se o método de trabalho não for dos melhores.

Criando e escrevendo uma revisão de literatura científica

Escrever uma revisão científica implica tanto pesquisar conteúdo acadêmico relevante quanto escrever. No entanto, é um erro comum escrever sem ter um objetivo claro. Às vezes, estudar a situação e definir o sistema de trabalho é tão importante e leva tanto tempo quanto o necessário para escrever o resultado final. Portanto, sugerimos que você divida seu caminho em três etapas.

Definir metas e uma estrutura

Pense no seu alvo e torne o seu tópico mais específico. Se você não escolher um tópico bem definido, poderá se deparar com um assunto amplo demais e com um número enorme de publicações sobre ele. Lembre-se que os pesquisadores geralmente lidam com áreas de estudo realmente muito específicas.

Pesquisa

É hora de assumir o papel de crítico e localizar apenas publicações que sejam pertinentes. Ao procurar publicações, considere apenas aquelas que tiverem sido escritas há, no máximo, três anos. Escreva notas e resuma o conteúdo de cada artigo, pois isso ajudará você na próxima etapa.

Hora de escrever

Confira alguns exemplos de revisão de literatura para decidir como começar a escrever uma boa revisão bibliográfica. Quando seus objetivos e estrutura estiverem definidos, comece a escrever, mas sem se esquecer do seu objetivo em nenhum momento.

Aqui você tem um lista de tarefas para ajudá-lo a escrever sua opinião:

  • Uma revisão da literatura científica geralmente inclui um título, resumo, índice, introdução, texto principal, bibliografia e apêndices (se necessários).
  • Apresente o problema claramente.
  • Mencione a metodologia do artigo, os métodos de pesquisa e análise, os instrumentos, etc.
  • Apresente exemplos de revisão de literatura que possam ajudá-lo a expressar suas ideias.
  • Lembre-se de citar com precisão.
  • Limite seu viés
  • Ao resumir as publicações, também identifique os seus pontos fortes e fracos, pois isso é crítico.

Acadêmicos e pesquisadores costumam ser as pessoas mais adequadas para escrever revisões de literatura científica, não apenas por serem especialistas em uma determinada área, mas também por conhecerem as exigências e necessidades que os pesquisadores têm ao escreverem propostas de pesquisa ou procurarem informações entre milhares de trabalhos acadêmicos. Portanto, levar em consideração a sua experiência como pesquisador pode ajudá-lo a entender como escrever uma revisão da literatura científica.

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of