17

Como encontrar as revistas certas para publicar artigos científicos

Segundo uma estimativa, existem mais de 70.000 revistas de pesquisa, crescendo a uma taxa de cerca de 3,5% ao ano. Mais de 1.000 novas revistas foram lançados somente em 2014. Esses números podem tornar a seleção de revista uma tarefa difícil. No entanto, você pode obter ajuda de várias ferramentas on-line para restringir sua busca pela revista apropriada.

Encontre a revista certa

Um dos primeiros passos para escolher a revista certa é conhecer seu escopo e objetivo. Essas informações geralmente estão disponíveis no site da revista. Isso também ajudará você a encontrar o tipo de artigo que a revista está interessada em publicar. Você também pode ler alguns dos artigos já publicados pela revista. Existe alguma semelhança entre esses artigos e o seu próprio? Se não houver, pode não ser a revista certo para você.

Você também pode obter informações a partir da sua revisão de literatura. Procure pelas revistas nas quais os artigos citados foram publicados. É provável que essas revistas também estejam interessadas no seu trabalho. Essa abordagem pode ser útil quando a declaração de escopo da revistas não dá detalhes suficientes para decidir se o seu artigo se encaixaria bem nessa revista.

Você também deve considerar quanto tempo uma revista leva para publicar artigos. Com algumas revistas, pode haver um atraso considerável entre a submissão e a publicação. Sua escolha de revista também pode depender do tipo de público que você deseja alcançar. Com base em suas necessidades, você também pode procurar uma revista com escopo e público-alvo mais amplos e uma boa presença on-line.

Algumas plataformas em um relance

Existem muitas ferramentas e plataformas para ajudar os pesquisadores a encontrarem a revista certa. Algumas delas são:

  1. Think.Check.Submit: É uma campanha para ajudar os pesquisadores a identificarem revistas confiáveis para suas pesquisas. O primeiro passo é responder às perguntas iniciais que fazem você “pensar” sobre sua revista de destino. Na segunda etapa, você é direcionado a uma lista de verificação de critérios. Essa é uma maneira eficaz de eliminar revistas predatórias do seu processo de seleção. No final, você pode “submeter” o seu trabalho.
  2. Scopus: É o maior banco de dados de resumos e citações da literatura revisada por especialistas, como revistas científicas, livros e anais de congressos. Ele dá uma visão abrangente da produção mundial de pesquisa nas áreas de ciência, tecnologia, Medicina, Ciências Sociais, Artes e Humanidades. O Scopus tem indexadas revistas de mais de 5.000 editoras. Para ser listada na Scopus, uma revista precisa ser aprovada por um conselho consultivo independente. Esse processo significa que, de quase 3.500 revistas sugeridas por ano, apenas cerca de 750 serão adicionados ao Scopus.
  3. FindMyJournal: Ajuda os pesquisadores a selecionarem a revista mais apropriada para publicar seus artigos. O site usa um algoritmo matemático objetivo para listar as melhores revistas. Você pode iniciar sua pesquisa respondendo a onze perguntas. Atualmente, o FindMyJournal possui mais de 29.000 periódicos em seu banco de dados.
  4. DOAJ: É considerado o banco de dados mais autêntico de periódicos de livre acesso. Lançado em 2003 na Universidade de Lund, na Suécia, contém cerca de 9.000 revistas de livre acesso, abrangendo todas as áreas de ciência, tecnologia, Medicina, Ciências Sociais e Humanidades.

Uma palavra final

Selecionar uma revista pode ser um processo intimidador. Existem milhares de revistas de pesquisa ativas. Escolher a revista certa pode envolver pesquisar a declaração de escopo de todas as revistas nas quais você está interessado. Esse processo é facilitado por ferramentas de pesquisa. O Scopus e o Directory of Open Access Journals (DOAJ) podem ajudá-lo a encontrar revistas legítimas. O Think.Check.Submit também pode ajudá-lo a evitar editoras predatórias. O FindMyJournal pode quase automatizar a seleção para você. Com todas essas ferramentas, o processo de seleção pode ficar muito simplificado.

Você já usou alguma dessas plataformas ou alguma outra em sua busca de revistas certas? Compartilhe sua experiência conosco deixando um comentário abaixo!

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of