17

Como elaborar a seção de agradecimentos de um manuscrito

A seção de agradecimentos é parte integrante de todos os trabalhos de pesquisa acadêmica. Ela dá o reconhecimento apropriado a todos os colaboradores pelo seu trabalho árduo. Discutimos aqui as diretrizes relevantes para o agradecimento a colaboradores.

Definindo a quem agradecer

A seção de agradecimentos ajuda a identificar os contribuidores responsáveis por partes específicas do projeto. Isso pode incluir autores, não autores, fontes de financiamento, serviços de edição ou até mesmo pessoal administrativo. Na redação acadêmica, as informações apresentadas na seção de agradecimentos devem ser breves. Devem mencionar apenas pessoas diretamente envolvidas com o projeto. Em outras palavras, não se deve agradecer aos pais por apoio moral e financeiro.

Autores

É necessário agradecer aos colaboradores. No entanto, você deve saber a diferença entre um autor e um colaborador. O Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE) define quatro critérios para atribuir autoria. Segundo esses critérios, um autor tem que ter:

  • feito contribuições substanciais ao estudo, sejam conceituais ou de projeto, ou ter coletado e analisado dados importantes,
  • ajudado a redigir ou revisar criticamente o artigo, ajudando a produzir um conteúdo intelectual importante,
  • fornecido sua aprovação final antes da publicação e
  • concordado em assumir sua parcela de responsabilidade pela exatidão do trabalho.

Esses autores e suas afiliações serão listados no início do artigo. O “autor correspondente” também será listado uma segunda vez e se comunicará diretamente com a revista para garantir que os requisitos de documentação sejam atendidos.

Muitas revistas agora pedem que você informe o tipo e grau de contribuição de cada autor em sua seção de agradecimentos. Um exemplo típico de declaração das contribuições dos autores poderia ser o seguinte (observe que somente os sobrenomes são usados, a menos que sejam ambíguos):

Smith fez a análise de dados e criou as tabelas e figuras. Jones contribuiu com o seu conhecimento tecnológico para o rastreamento de sistemas geográficos. Johnson fez uma revisão dos fatos e ajudou a editar o manuscrito.

Este tipo de reconhecimento fornece ao seu leitor uma boa noção de quem foi responsável por cada parte de sua pesquisa e manuscrito.

Colaboradores não autores

Há muitas pessoas envolvidas em um projeto de pesquisa que não são autores, mas deram contribuições valiosas. Por exemplo, uma pessoa pode ter a responsabilidade de buscar financiamento para o projeto; outra pode supervisionar a equipe do laboratório. Alguns outros podem ter prestado serviços valiosos, como redação técnica, ou oferecido ajuda para revisar o artigo quanto à gramática e sintaxe. Essas pessoas também devem ser mencionadas na seção de agradecimentos do seu artigo.

O reconhecimento também deve ser fornecido para assistência na redação, edição técnica, edição de idioma e revisão de texto. Portanto, as empresas de editoração precisam ser devidamente reconhecidas em manuscritos editados profissionalmente de acordo com as diretrizes do ICMJE.

É necessário reconhecer as empresas de editoração em artigos editados profissionalmente, mesmo que essas empresas sejam pagas pelo seu trabalho.

Formato da seção de agradecimentos

Ao contrário do corpo principal do seu trabalho, o formato da sua seção de reconhecimento pode ser mais pessoal. É permitido usar pronomes pessoais nesta seção. Por exemplo,

Agradeço aos seguintes indivíduos por sua experiência e assistência em todos os aspectos de nosso estudo e por sua ajuda na redação do manuscrito.

Tenha em mente que muitas diretrizes indicam que as fontes de financiamento devem ser listadas separadamente da seção de agradecimentos. Além disso, as fontes ou agências de financiamento podem ter diretrizes específicas que você deve seguir. Não se esqueça de obedecer a essas fontes e às suas diretrizes de autor.

Para mais informações sobre autores e colaboradores, leia artigos no site da Academia Enago.

Que tipos e formatos de agradecimentos você já incorporou aos seus artigos? Por favor, compartilhe suas ideias na seção de comentários abaixo. Você precisa de ajuda com a redação do manuscrito? Não deixe de visitar a enago.com hoje mesmo!

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of