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O que são as alusões na redação acadêmica?

Na redação acadêmica, é recomendável ser cauteloso com as declarações, de modo a distinguir entre fatos e alegações. Isso é comumente conhecido como “linguagem subintendido”. As alusões consistem no uso de recursos linguísticos para expressar hesitação ou incerteza, bem como para demonstrar polidez e linguagem indireta.

As pessoas usam alusões para vários propósitos diferentes, mas talvez os mais fundamentais sejam os seguintes:

  1. para minimizar a possibilidade de outro acadêmico se opor às alegações que estão sendo feitas
  2. para se adequar ao estilo atualmente aceito de redação acadêmica
  3. para permitir que o autor planeje uma estratégia de polidez na qual seja possível ele admitir que pode haver falhas nas suas alegações

A seguir estão algumas palavras e frases que podem ser usadas para conseguir isso.

  • Verbos introdutórios – parecer, tender, parecer, aparecer, pensar, acreditar, duvidar, ter certeza, indicar, sugerir
  • Verbos lexicais específicos – acreditar, presumir, sugerir
  • Advérbios de modo – Possivelmente, talvez, plausivelmente
  • Algumas cláusulas – Poderia ser o caso que…, poderia ser sugerido que…, espera-se que…

Considere os seguintes exemplos:

  1. Pode ser dito que o compromisso com alguns conceitos sociais e econômicos era menos forte do que é agora.
  2. As vidas que elas escolheram talvez pareçam excessivamente ascéticas e abnegadas para a maioria das mulheres de hoje.

Na primeira declaração, o compromisso com alguns dos conceitos sociais e econômicos foi menos forte do que é agora, enquanto no segundo, as vidas que escolheram parecem excessivamente ascéticas e abnegadas para a maioria das mulheres de hoje.

Uma vantagem crucial do meio acadêmico é que os estudos são frequentemente interpretados a partir de múltiplas perspectivas. Essa abertura inerente deixa espaço para melhoria e desenvolvimento na maioria dos campos de estudo.

Acha que sabe usar salvaguardas de linguagem na escrita acadêmica? Descubra, tentando este exercício aqui: http://aeo.sllf.qmul.ac.uk/Files/Hedging/Hedging.html.

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