17

Métodos De Pesquisa e Metodologia: Conceitos e Aplicações Na área Científica

Como diferenciar métodos de pesquisa e metodologia? Neste artigo você vai encontrar as principais diferenças entre estes dois conceitos. Um método é simplesmente a ferramenta usada para responder suas perguntas de pesquisa — basicamente, como você irá coletar os seus dados. Os métodos de pesquisa, por exemplo, são as técnicas científicas ou ferramentas que serão utilizadas para a realização do trabalho, independentemente de a pesquisa pertencer às ciências físicas, naturais, sociais ou qualquer outra disciplina. Exemplos de métodos de pesquisa incluem: observações, procedimentos teóricos, estudos experimentais, pesquisa contextual, entrevista, estudo de usabilidade, etc. Uma metodologia é a estratégia abrangente e a lógica de seu projeto de pesquisa, a abordagem através da qual sua análise ocorre. Já a metodologia, deve influenciar na escolha de qual método(s) de pesquisa será selecionado a fim de gerar os dados convincentes. Ela pode ser uma metodologia de pesquisa qualitativa, quantitativa, descritiva ou analítica.

Métodos de Pesquisa e Metodologia

Os métodos de pesquisa têm como objetivo nos ajudar a coletar amostras e dados. e encontrar uma solução para um problema específico ou pontual. Particularmente, os métodos de pesquisa científica exigem explicações baseadas em fatos coletados, medições e observações e não apenas no raciocínio. Eles aceitam apenas as explicações que podem ser verificadas por experimentos, pesquisa, questionários, entrevistas, estudos de caso, observação participante e não participante. Já a metodologia de pesquisa tem como objetivo resolver um problema de forma sistemática. É uma ciência que estipula como a pesquisa deve ser realizada. Essencialmente, os procedimentos pelos quais os pesquisadores fazem seu trabalho de descrever, explicar e prever fenômenos são chamados de metodologia de pesquisa.

Em um artigo científico, os métodos devem conter procedimentos de coleta e análise de dados, com informações pertinentes ao materiais, participantes utilizados e protocolos definidos. A metodologia de pesquisa bem estruturada inclui o plano de trabalho do seu artigo de pesquisa e contém: lógica de investigação (qualitativa ou quantitativa, pesquisa indutiva ou dedutiva), ambiente de pesquisa e participantes (contexto social, econômico, político, cultural, histórico ou físico) e problemas ou conflitos éticos.

As ciências naturais (astronomia, biologia, química, geociência e física), por exemplo, elaboram seu estudo por meio do método científico. Esta é uma abordagem quantitativa influenciada pela filosofia do empirismo, que postula que o conhecimento só pode ser obtido por meio de observações diretas e verificáveis. O método científico oferece um conjunto definido de melhores práticas para observar o mundo por meio de métodos estabelecidos, como caracterizações, hipóteses, previsões e experimentação. Uma característica distintiva chave desta metodologia é que ela se propõe não a provar o conhecimento, ou fatos “certos”, mas principalmente se propõe a provar algo “errado” ou falso.

Como Escrever Uma Seção de Métodos Eficazes

Para escrever uma seção de métodos efetiva, autores podem usar subtítulos específicos para descrever sua pesquisa.

  • Pesquisa na literatura: os autores devem citar todas as fontes que ajudaram na escolha dos métodos assim como indicar as datas de estudos anteriores e seus parâmetros particulares.
  • Participantes do estudo: os autores devem citar a fonte de onde receberam quaisquer materiais não humanos. Devem ser listados o número de animais usados, idade, sexo, suas condições iniciais e como eles foram alojados e cuidados. No caso de seres humanos, os autores devem fornecer as características como localização geográfica, faixa etária, sexo, histórico médico (se relevante) e o número de participantes. No caso de registros hospitalares terem sido usados, os autores devem incluir as informações básicas de saúde e informações dos indivíduos no início do estudo. Os autores também devem declarar que o consentimento informado por escrito foi fornecido por cada sujeito.
  • Critérios de inclusão / exclusão: os autores devem descrever seus critérios de inclusão e exclusão dentro do estudo, como foram determinados e quantos foram eliminados.
  • Características do grupo (podem ser combinadas com “Participantes do estudo”): Os autores devem descrever como o grupo escolhido foi dividido em subgrupos e suas características, incluindo o controle. Os autores também devem descrever qualquer condição específica usada, como necessidades de alojamento e ração (geralmente para estudos com animais). Em caso de amostra humana, se os registros dos pacientes forem revisados e avaliados, os autores devem mencionar se os revisores desconheciam estes pacientes a fim de eliminar ideias preconcebidas.
  • Procedimentos: os autores devem descrever o desenho do seu estudo. Quaisquer preparações necessárias (por exemplo, amostras de tecido, tratamentos) e instrumentos devem ser descritos. Os autores devem descrever como os sujeitos foram “manipulados para responder à questão experimental”, incluindo os métodos usados previamente aprovados por agências regulatórias. Além disso, os prazos utilizados no desenvolvimento do experimento devem ser incluídos para garantir que os procedimentos sejam claros (por exemplo, “Ratos receberam drogas por 14 dias”).
  • Análises estatísticas: devem ser descritos o tipo de dados, como foram medidos e quais testes estatísticos foram realizados. É importante ressaltar que esta não é a seção de resultados e quaisquer tabelas e figuras relevantes devem ser referenciadas posteriormente. O software específico usado também deve ser citado.

Já para escrever uma seção metodológica, é necessário responder algumas perguntas como: qual é a abordagem mais adequada para responder às suas perguntas científicas? Esta é uma metodologia padrão em sua área ou requer justificativa? Houve alguma consideração ética ou filosófica? Quais são os critérios de validade e confiabilidade neste projeto?

5 Principais Diferenças Entre Métodos e Metodologia

As 5 principais diferenças entre métodos e metodologia de pesquisa são definidas na tabela abaixo:

Métodos

 

Metodologia

 

Tem como objetivo encontrar solução para o problemas específicos e pontuais da pesquisa. Tem como objetivo determinar a adequação dos métodos aplicados visando determinar a solução.

 

São apenas ferramentas usadas como técnica de pesquisa Compreende a análise de todos os métodos e procedimentos.
São aplicados após a seleção da metodologia. É aplicada durante a fase inicial do processo de pesquisa.

 

Compreende diferentes técnicas de investigação É uma estratégia sistemática para encontrar solução para o problema de pesquisa
Englobam a realização de experimentos, pesquisas, testes, etc. Abrange várias técnicas utilizadas durante a realização dos experimentos, pesquisas, testes, etc.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]