17

O uso correto de aspas em redação acadêmica

O uso correto de aspas pode ser confuso para alguns autores, especialmente aqueles cuja língua materna não é o inglês (ou seja, aqueles para quem o inglês é um segundo idioma). As aspas são usadas para mostrar que o texto está sendo citado palavra por palavra de outra fonte, para chamar a atenção para uma palavra ou frase importante, ou ao usar um termo técnico pela primeira vez. Existem citações embutidas no texto e outras separadas em blocos de texto. Há citações dentro de outras citações e diferentes estilos de pontuação, dependendo do assunto, do guia de estilo usado e até do país. As descrições a seguir irão ajudá-lo com aspas em sua redação acadêmica.

Tipo de letra

Como se parecem as aspas — qual é o tipo de letra? Na escrita científica, isso é importante porque pode distinguir uma aspa de um apóstrofo, que é usado com frequência em genética e outras disciplinas de ciências físicas. De acordo com o Manual de Estilo de Chicago (CMOS), aspas que são muitas vezes chamadas de citações “curvas” ou “inteligentes”, são usadas na maioria dos textos publicados e devem corresponder ao mesmo tipo de letra. Aspas inteligentes não devem ser confundidas com aspas retas (“), que são o formato-padrão do computador. Além disso, aspas simples ou apóstrofos retos são frequentemente usados como marcas de variável; como o símbolo de medidas como pés e arco-minutos; e em matemática, como em x’y’; no entanto, esse não é o uso correto — o símbolo do apóstrofo (ʹ) deve ser usado no lugar. Alterações para as formas corretas podem ser feitas facilmente no programa de processamento de texto do seu computador.

Aspas no texto

Independentemente de qual guia de estilo você usa ou de que lado do Atlântico você está, há uma concordância sobre as regras específicas para usar aspas em seu texto. Por exemplo, se você está inserindo uma citação direta em seu texto, é importante garantir que o leitor entenda que essas palavras não são suas. Em uma história que inclui conversas entre os personagens, aspas distinguem suas palavras das do autor.

Aspas também são usadas para chamar a atenção para novas palavras ou frases, o que é particularmente útil em ciência e redação técnica, como na seguinte frase: Um dos vários ramos da zoologia, “ictiologia,” concentra-se no estudo dos peixes. Observe que, de acordo com o estilo do inglês americano, não apenas o novo termo deve estar entre aspas duplas, mas a vírgula deve ficar dentro das aspas.

Aspas em listas de referência

Diferentes guias de estilo têm protocolos diferentes para usar aspas em listas de referência. Trabalhos escritos em inglês para as profissões liberais ou humanidades seguem o estilo estabelecido pela Modern Language Association (MLA). Autores das disciplinas de ciências sociais e comportamentais geralmente usam o guia de estilo da Associação Americana de Psicologia (APA), e autores das áreas de ciências biológicas e engenharia consultam o Manual do Conselho de Editores de Ciências (CSE). Por exemplo, o MLA e o CMOS usam aspas em torno de títulos de artigos dentro de livros, mas a APA não. Os títulos dos livros não estão entre aspas, mas os periódicos (incluindo os jornais) estão. Observe as diferenças nos exemplos a

MLA: Bagchi, Alaknanda. “Conflicting Nationalisms: The Voice of the Subaltern in Mahasweta Devi’s Bashai Tudu.” Tulsa Studies in Women’s Literature, vol. 15, no. 1, 1996, pp. 41–50.

APA: MacLean, E. L., Krupenye, C., & Hare, B. (2014). Dogs (Canis familiaris) account for body orientation but not visual barriers when responding to pointing gestures. Journal of Comparative Psychology, 128, 285–297.

CMOS: Joshua I. Weinstein, “The Market in Plato’s Republic,” Classical Philology 104 (2009): 440.

CSE: Powell JM, Wattiaux MA, Broderick GA. Evaluation of milk urea nitrogen as a management tool to reduce ammonia emissions from dairy farms. J Dairy Sci. 2011;94(9):4690–4694.

Aspas simples, duplas e pontuação

Existem regras diferentes para usar aspas simples ou duplas. No inglês americano, as aspas duplas são usadas primeiro e as aspas simples são usadas em segundo lugar para uma citação dentro de uma citação. O inglês britânico é exatamente o oposto. Veja os exemplos a seguir.

American: “I know,” he said, “that I heard him say ‘help me’ as he fell.”

 

British: ‘I know’, he said, ‘that I heard him say “help me” as he fell.’

No inglês americano, pontos e vírgulas são colocados entre aspas, enquanto outras pontuações são colocadas do lado de fora. Isso é lógico? Não, mas isso vem do tempo da composição manual, quando os tipógrafos não queriam ter uma pequena pontuação pendurada no final de um bloco de texto. No inglês britânico, toda a pontuação é colocada fora das aspas, a menos que seja parte do texto citado. O português usa aspas duplas primeiro e simples por dentro como o inglês americano, mas coloca a pontuação geralmente fora das aspas, a menos que a pontuação faça parte da citação, tal como no inglês britânico Para textos científicos, o CSE sugere que a pontuação deve seguir o estilo do inglês britânico como “internacionalmente aceito”; no entanto, verifique sempre as diretrizes de autor do seu periódico.

Blocos de texto e epígrafes

O formato das citações muda dependendo do tamanho do texto citado. Se forem mais de quatro linhas, o protocolo da MLA determina que o texto citado seja formatado como um bloco de texto, que não deve ser delimitado por aspas. Já o protocolo da APA determina o uso de um bloco de texto se o trecho citado exceder 40 palavras. Outros guias de estilo podem ter outras regras; então, não deixe de conferi-las.

Epígrafes são inscrições frequentemente usadas em edifícios, lápides ou outros objetos. Embora possam ser citações diretas, aspas não são usadas; tipos de letra e formatos especiais são usados ​​para chamar a atenção para eles.

Dicas de escrita

Não exagere nas aspas; seja qual for o guia de estilo que você use, é importante que elas sejam usadas corretamente, mas com moderação. Nem sempre é necessário usá-las ao redor de palavras apenas para enfatizá-las. Sempre verifique se você está usando o estilo correto para sua disciplina.

References

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of