17

Como lidar com os desafios enfrentados pelos estudantes de pesquisa

A pós-graduação é um período emocionante, mas também pode ser estressante, com os estudantes a enfrentar muitos novos desafios. Aqui estão alguns dos desafios mais típicos, juntamente com indicações sobre como lidar com eles.

Gerenciamento de tempo

Cursos, ensino, pesquisa, pesquisas bibliográficas, preparação de seminários — há muito o que fazer e tudo isso pode parecer uma sobrecarga excessiva. Uma lista de tarefas a fazer diariamente é útil, e uma opção ainda melhor é um guia de planejamento de compromissos.

Começando sua pesquisa

O início de qualquer novo empreendimento, como um programa de pesquisa, pode, às vezes, exigir um empurrãozinho para ser iniciado. Encontre uma estratégia de ataque simples que o ajude a fazer pesquisas, usar equipamentos analíticos, pedir suprimentos, etc.

Falta de comunicação com o orientador

Um professor universitário é uma pessoa ocupada, às vezes ocupada demais para passar tempo com você. No primeiro ano, é importante ter orientação em um projeto de pesquisa. Se você não está recebendo orientações suficientes, agende uma reunião particular com o seu orientador e explique a situação.

Relacionado: Olá! Faça uma pausa nos constantes desafios de ser um estudante de pós-graduação. Pegue uma xícara de café e vá visitar o nosso PhD Café!

Uma reunião programada regularmente para discutir suas pesquisas, talvez mensal ou trimestral, seria uma maneira de contornar a agenda lotada de um orientador.

Orientador ausente

Um orientador fisicamente ausente é um problema difícil. Nos dias de hoje, temos e-mail e Skype, que podem lhe dar algo parecido com um contato face a face.

Orientador centralizador

Alguns orientadores, especialmente os mais novos e inexperientes, tentam fazer eles mesmos todos os aspectos da pesquisa. Isso desperdiça um bom tempo e vai contra um dos objetivos da pós-graduação – desenvolver a capacidade de pensar de forma independente. Neste caso, é melhor discutir com tato o problema e sugerir meios-termos e atualizações semanais. Se isso não funcionar, considere a possibilidade de falar com outros membros do corpo docente, de preferência membros do comitê de pós-graduação, para ver se eles podem mediar o problema.

Ensino

A maioria dos alunos de pós-graduação dá aulas para ajudar a pagar seus cursos e ganhar experiência. Isso pode ser uma experiência terrível para alguém que nunca fez isso antes. Preparar-se minuciosamente para as aulas e ensaiar de antemão ajudará nisso.

Atritos com colegas

Você fica louco quando outro membro do grupo usa seu equipamento favorito e deixa tudo uma bagunça? Mantenha a calma. Aprenda a ser profissional nas suas relações com colegas.

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of