17

Como escolher um bom tema de pesquisa para o seu doutorado

Escolher o tema de pesquisa certo é muitas vezes uma tarefa difícil, especialmente para estudantes de doutorado. No entanto, desenvolver um bom tema de pesquisa tem um impacto positivo nas carreiras de pesquisa dos alunos. Os orientadores de tese oferecem ajuda durante esta fase inicial. Mais tarde, espera-se que os estudantes de doutorado escolham seu próprio tópico de pesquisa para estudos subsequentes.

Ao navegar por vários tópicos de pesquisa interessantes, torna-se necessário encontrar o equilíbrio certo entre a curiosidade e as necessidades da sociedade. Além disso, as agências de financiamento dão dinheiro para propostas de pesquisa atraentes baseadas em tópicos de pesquisa significativos e altamente relevantes. A seleção de um bom tema de pesquisa pode, portanto, aumentar as chances de sucesso acadêmico.

Tópico de pesquisa de doutorado e sua carreira

Realizar uma pesquisa bibliográfica meticulosa ajuda os pesquisadores a identificar as lacunas existentes nos trabalhos atuais de pesquisa e elaborar novas estratégias para abordá-las. Uma vez identificada uma lacuna, torna-se imperativo escolher um tema de pesquisa significativo. Um tema de pesquisa bem escolhido pode levar a uma proposta de pesquisa convincente. Na verdade, os pesquisadores de doutorado podem influenciar positivamente toda a sua carreira finalizando uma boa proposta de pesquisa. Espera-se que os pesquisadores escolham tópicos que possam potencialmente levar a publicações impactantes. Boas publicações obtêm boas citações. Pesquisadores bem publicados e bem citados podem facilmente encontrar empregos satisfatórios na academia ou na indústria. Escolher o tópico de pesquisa certo, portanto, pode abrir portas para a satisfação de oportunidades de emprego em todo o mundo.

Caminho para o sucesso

Existem várias maneiras de garantir o sucesso na pesquisa. Uma vez na pós-graduação, os alunos precisam fazer várias coisas para identificar um tópico de pesquisa convincente. Embora a realização de uma pesquisa bibliográfica exaustiva certamente facilite esse processo, é virtualmente impossível escolher o tópico de pesquisa correto baseado apenas em pesquisas bibliográficas. Portanto, estudantes e pesquisadores em fase inicial precisam debater cuidadosamente com seu orientador, conversar com especialistas e participar de seminários ou conferências de pesquisa para ouvir pesquisadores estabelecidos e interagir com eles. Com muita frequência, a realização de um curso relevante (especialmente para áreas de pesquisa interdisciplinar) simplifica o processo de seleção de tópicos de pesquisa.

Escolher a pergunta de pesquisa correta ajuda os pesquisadores a permanecerem focados e motivados durante toda a carreira. Perguntas significativas de pesquisa acabam levando a descobertas e invenções significativas. Robert Smith apresentou em seu livro Pesquisa de Pós-Graduação: Um Guia para Estudantes nas Ciências (ISI Press, 1984) uma lista de 11 questões a considerar ao definir seu tema de pesquisa:

  1. Você  conseguirá trabalhar no seu tema com entusiasmo?
  2. Você conseguirá manter seu interesse no tema à medida que trabalha nele?
  3. O problema é solucionável?
  4. Vale a pena investigar esse problema?
  5. Isso levará a outros problemas de pesquisa?
  6. O tamanho do problema é viável de se trabalhar?
  7. Qual é o potencial da sua pesquisa para fazer uma contribuição original para a literatura da área?
  8. Os estudiosos da sua área receberão bem os resultados se você resolver o problema?
  9. Você tem competência para resolver o problema, ou pode adquirir essa competência?
  10. Ao resolver esse problema, você terá demonstrado habilidades independentes na sua área?
  11. A pesquisa necessária irá prepará-lo em uma área em demanda ou promissora para o futuro?

Manter essas questões em mente enquanto desenvolve seu tema de pesquisa pode preparar o terreno para uma carreira produtiva e satisfatória.

Erros comuns

Há vários erros cometidos por estudantes e pesquisadores iniciantes durante o processo de seleção de tópicos de pesquisa. Alguns dos erros mais comuns são:

  1. Estender o trabalho de tese além da pós-graduação: Se os pesquisadores escolherem áreas de trabalho que são extensões diretas ou claras derivações do seu trabalho de tese, não acrescentarão valor significativo ao respectivo campo de estudo. A escolha de um tópico de pesquisa radicalmente novo, embora ainda esteja na mesma área geral de especialização, é de fato a chave para o sucesso.
  2. Escolher um tópico de pesquisa obscuro, irrelevante ou não convincente: Isso pode afetar negativamente os níveis de motivação do pesquisador e diminuir drasticamente suas chances de alcançar o sucesso.
  3. Permitir que os orientadores de doutorado escolham tópicos de pesquisa para você: Embora pesquisadores frequentemente façam pesquisas dentro de uma mesma área mesmo depois de obter seu doutorado, é improvável que eles façam pesquisas sobre o mesmo assunto exato. Por essa razão, deixar que seu orientador lhe diga o que estudar, em vez de você mesmo desenvolver um tema baseado nas suas próprias leituras e experiências no laboratório, é outro erro comum que pode ter consequências para a vida inteira.

Finalmente, cientistas devem trabalhar em um ambiente que oriente o caos natural de desenvolver uma direção de pesquisa. Os orientadores de doutorado também devem cuidar dos seus alunos de doutorado e aconselhá-los. Um bom orientador de tese permite que seus alunos escolham bons tópicos de pesquisa.

O seu orientador de tese escolheu um tópico de pesquisa para você? Ele treinou e orientou você bem? Você foi capaz de escolher seu próprio tópico de pesquisa? Você está feliz com o tema de pesquisa escolhido? Por favor, compartilhe seus pensamentos conosco na seção de comentários abaixo.

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of