17

Os 6 melhores verificadores gramaticais para pesquisadores

O trabalho como pesquisador muitas vezes envolve horas de revisão e verificação ortográfica para a publicação de artigos, assim como para a escrita de propostas de concessão de auxílio financeiro a órgãos de fomento. Algumas pessoas subestimam a importância de uma gramática correta, mas é através dela que você pode se destacar dos demais e alcançar suas metas. O uso de pontuação e vocabulário simples, mas preciso, cria um bom fluxo de leitura e mantém o leitor atento ao que você tem a dizer.

É possível encontrar uma série de verificadores gramaticais online que podem te ajudar a melhorar o seu manuscrito, mas qual deles é mais apropriado para o seu objetivo? Para te ajudar a encontrar o melhor grammar checker, nós compilamos informações sobre os corretores mais utilizados atualmente.

Trinka AI

Trinka AI é o assistente de escrita mais novo no mercado. Isso mesmo, assistente, não apenas um verificador gramatical. Você, como pesquisador, já teve a impressão que os grammar checkers disponíveis não atendem às necessidades particulares da escrita científica? Essa ferramenta foi desenvolvida especificamente para aprimorar a escrita em inglês e verificar termos técnicos usados em manuscritos antes de você publicá-los. Ela está disponível em três formatos: a Trinka Cloud, um plug-in para o Microsoft Word e um add-on para navegadores (ainda está em desenvolvimento). Da mesma forma que outros verificadores, o software encontra e corrige erros gramaticais, ortográficos e de pontuação. Ele também identifica erros complexos de sintaxe e consegue te ajudar a escolher as palavras apropriadas dentro de um determinado contexto.O software também sugere opções para a redução do número de palavras para tornar o texto mais fluido. O grande diferencial para estudantes e acadêmicos está nos recursos voltados para a revisão de textos científicos, como teses e artigos. O Trinka AI permite que você selecione a sua área de pesquisa e receba correções de linguística técnica obtidas por inteligência artificial que são relevantes para esse campo de estudo, além de oferecer checklists para publicação incluindo referências, conformidade ética e escopo do periódico. Você pode utilizar todas as funcionalidades na versão gratuita, mas terá o limite de 10 mil palavras por mês. O uso ininterrupto fica para a versão Premium ($6.67/mês, $80.00/ano).

Grammarly

Grammarly é um dos verificadores gramaticais online mais populares atualmente. A ferramenta é compatível com os navegadores Chrome, Opera, Firefox e Edge. Sua versão gratuita pode ser utilizada em diferentes plataformas de escrita. Por exemplo, quando você instala a extensão no navegador, todos os e-mails e Google Docs que você escreve passam a ser verificados. Você também pode criar um login e usar o Grammarly Editor, que permite que você cole, envie ou digite o seu texto para correção. A ferramenta também pode ser instalada no Windows e utilizado em documentos do Microsoft Office e e-mails do Outlook. Os add-ons do Grammarly se incorporam facilmente à rotina, tornando-o uma excelente ferramenta para a escrita diária. A versão gratuita pode ser utilizada como um verificador ortográfico de uso geral e de plágio, além de indicar outros aspectos, como, por exemplo, o uso de voz passiva, que possam estar incorretos. No entanto, o programa não vai te dizer exatamente o que há de errado. Se você precisa resolver problemas de escrita mais sofisticados, como verificação da estrutura do texto e escolha de palavras apropriadas em um contexto, a versão Premium será necessária. Duas assinaturas pagas são possíveis: a Premium ($30.00/mês, $12.00/mês por um ano) e a Empresarial ($12.50/mês/membro, mínimo de 3 membros).

Hemingway

Inspirado pelo escritor Ernest Hemingway, o Hemingway Editor te ajuda a escrever de forma clara, coerente e concisa. Se você busca avaliar se suas frases estão corretas e compreensíveis, o software fornece seu índice de legibilidade e sugestões de correção, marcando frases confusas, erros gramaticais, voz passiva e outros erros comuns. No entanto, não há verificação de pontuação. Ele funciona de forma independente e não há nenhum tipo de integração com o Windows ou add-ons para navegadores. O Hemingway é mais indicado para aprimorar a legibilidade do que para garantir que sua escrita esteja completamente livre de erros gramaticais. Você deve considerar utilizá-lo caso queira tornar o seu texto fluido e fácil de ler. Você pode utilizar a versão online de forma totalmente gratuita, ou a versão para desktop a partir de $19.99.

Ginger

Ginger é um verificador rápido e fácil. O software é compatível com o Microsoft Office. Caso você prefira usar o navegador, o add-on funciona bem apenas com o Chrome e o Safari. O verificador não é 100% acurado e falha em detectar alguns problemas de estrutura textual. Uma de suas ferramentas, a auto-rephrase é bastante popular e permite que você expresse a mesma ideia de diferentes formas, mas ela não está disponível na versão gratuita. O programa pode não ser o melhor para identificar erros gramaticais, mas funciona como tradutor para 40 idiomas. O Ginger também é utilizado de maneira educacional, e pode ser a escolha certa caso o inglês não seja a sua língua-mãe. O acesso a todos os recursos custa $13.99/mês, e $7.49/mês por um ano.

ProWritingAid

ProWritingAid é o verificador disponível com o maior número de funcionalidades. Ao utilizá-lo você receberá relatórios sobre todos os erros encontrados no seu texto, incluindo ortografia, estilo, gramática e vários outros. O software identifica frases repetidas, uso de palavras vagas pouco informativas, clichês e problemas na estrutura do texto (como o uso de voz passiva). Aliás, as verificações são tantas que você pode ficar um pouco assustado inicialmente com a quantidade de análises. Outros recursos como citações inspiradoras e prompts de escrita estão disponíveis para estimular textos criativos. No entanto, com um número tão grande de funcionalidades, é provável que você nunca utilize muitas delas. Um add-on gratuito é disponibilizado para o Chrome, mas você precisará se inscrever no site. Você também terá um limite máximo de 500 palavras a serem processadas por vez. O ProWritingAid é bastante utilizado por escritores profissionais, principalmente os de ficção, uma vez que ele oferece ferramentas que facilitam a produção de conteúdo original. A assinatura ($20.00/mês, $79.00/ano) permite o acesso a todos os recursos de verificação textual, mas não inclui a identificação de plágio, que deve ser adquirida separadamente.

Typely

Typely é uma ferramenta gratuita de revisão que não é exatamente um verificador ortográfico. Ele não foi construído para competir com outros programas, mas sim para fornecer uma revisão especializada com foco em legibilidade. Por esse motivo, ignora a maioria dos outros erros. Você pode refinar bastante a sua escrita associando esse software a outro verificador. Enquanto o Typely torna o texto facilmente legível, outros verificadores de erros complexos indicam problemas gramaticais.

Funcionalidade Trinka AI Grammarly Hemingway Ginger ProWitingAid Typely
Escolha de palavras precisas SIM SIM SIM SIM SIM SIM
Estilo linguístico técnico SIM NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO
Estrutura do texto SIM SIM SIM Limitada SIM SIM
Gramática avançada, ortografia e pontuação SIM SIM Limitada Limitada SIM Limitada
Guia de estilos acadêmicos SIM NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO
Linguagem imparcial SIM Limitada Limitada Limitada Limitada Limitada
Ortografia técnica SIM NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO
Redução do número de palavras SIM Limitada SIM Limitada Limitada NÃO
Tom acadêmico SIM Limitada Limitada Limitada Limitada NÃO
Uso de palavras vagas SIM SIM SIM SIM SIM SIM
Checklist para publicação SIM NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO
Editor de texto online SIM SIM SIM SIM SIM SIM
Plug-ins para navegador SIM SIM SIM SIM SIM NÃO
Add-ins para MS Word SIM SIM NÃO SIM SIM NÃO
Correções baseadas na área de estudo SIM NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

 

Você já utilizou algum desses verificadores? O que achou?

Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]