17

Quer publicar a sua pesquisa em física? Veja os benefícios do uso da IOPscience

Para um jovem cientista, nunca é demais enfatizar o fato de que publicações de artigos científicos em revistas como o IOPscience são de suma importância para a sua vida profissional. Os motivos podem ser dos mais variados, dependendo das aspirções de cada um, mas vale a pena destacar alguns: a publicação de artigos científicos ainda representa o meio mais comum e eficiente de divulgar descobertas feitas em seu campo de estudo, o que não só tem como meta o nobre propósito de fazer avançar a ciência para o bem da humanidade, mas também serve para propagar o seu nome entre os seus colegas cientistas, colocando-o em uma posição de especialista e referência em sua área de atuação. Por um lado mais prático, o jovem pesquisador precisa publicar em revistas simplesmente porque artigos científicos ainda são a moeda corrente no mundo acadêmico. Aqueles cientistas que não publicam regularmente e em revistas de impacto infelizmente não são promovidos em suas carreiras, devido justamente à falta de reconhecimento e produtividade em suas instituições de pesquisa e entre seus colegas na comunidade científica.

Para um aspirante PhD ou recém graduado em física, ou em qualquer outro campo de estudo, publicar seus primeiros artigos científicos pode se tornar uma tarefa muito desafiadora. A perspectiva de escrever o seu próprio artigo de pesquisa científica pode ser emocionante e avassaladora. Ao mesmo tempo em que deve aspirar pelo reconhecimento e o respeito das pessoas em seu campo de estudo, o jovem pesquisador deve fazer de tudo para que seu trabalho seja compreensível para um público mais amplo. Mesmo que o jovem pesquisador siga todos os passos e consiga escrever um artigo, ele ainda terá que enfrentar o imenso desafio de publicá-lo em uma revista renomada para que o seu trabalho seja reconhecido e sua carreira professional avance. Martin Durani, editor da revista Physics World, reconhece as dificuldades, mas oferece uma luz no fim do tunel “se você é um acadêmico estabelecido, os seus colegas já sabem quem você é e, desde que você possa continuar publicando os seus artigos nas principais revistas, a sua carreira continuará alcançando novas conquistas e realizações. Entretanto, se você tem menos experiência na pesquisa científica, uma boa dose de publicidade na mídia pode lhe dar uma grande vantagem e, felizmente, o mundo on-line pode ajudar imensamente”.

E é neste contexto que a IOPscience pode auxiliar o jovem pesquisador.  A IOPscience é um serviço online para conteúdo de revistas publicadas pelo IOP (Institute of Physics) – uma sociedade científica líder que trabalha para promover a física em benefício de todos através de sua editora IOP Publishing. A IOP Publishing é uma pioneira na publicação de acesso aberto em física cujo primeira revista de acesso totalmente aberto em física, o New Journal of Physics foi publicado em 1998, fruto da cooperação entre o Institute of Physics e o Deutsche Physikalische Gesellschaft. O portfólio da IOP Publishing inclui revistas, livros, anais de conferências e notícias científicas focados primordialmente em física, mas também em ciência de materiais, biociências, astronomia e astrofísica, ciências ambientais, matemática e educação. Em 2018, as revistas publicadas pela IOP Publishing mostraram um crescimento de 83% nos seus fatores de impacto, calculado pela Clarivate Analytics, ilustrando o grande número de leitores em potencial que o jovem pesquisador pode alcançar.

Além disso, a IOPscience é uma plataforma que adota tecnologias inovadoras, construída especificamente para ajudar os leitores a acessar conteúdo científico, técnico e médico de forma rápida e fácil, aumentado assim seu alcance e impacto. Atualmente, IOPscience conta com mais de 70 revistas catalogadas, sendo a maioria destes dedicados ao estudo de matérias relacionadas à física. Um serviço particularmente útil, agora disponível em todos os documentos publicados pela editora IOP, é o Altmetrics. De acordo com Elaine Tham, diretora associada das revistas (APAC) o Altmetrics “captura, em tempo real, com que frequência um artigo foi mencionado por meios de comunicação, documentos de políticas, blogs e outras redes sociais, bem como por outras fontes acadêmicas e não acadêmicas. Ao verificar sua pontuação Altmetrics, que está listada ao lado da versão on-line do documento, você pode descobrir qual o impacto do seu trabalho no mundo inteiro”.

Para facilitar aos pesquisadores a descoberta de conteúdo relevante e o gerenciamento de suas informações de pesquisa, segundo o seu website, a IOPscience disponibiliza diversos recursos como filtro de pesquisas aprimorado: na página inicial da IOPscience, você pode usar palavras-chave ou nicho e a função de busca irá achar resultados que, por sua vez, estarão divididas entre os diferentes meios de divulgação encontrados na base de dados. O pesquisador pode em seguida refinar sua procura usando nomes de autores, assunto e data, ordenar os resultados por relevância ou data e finalmente visualizar o artigo em html ou PDF. O artigo em si contém links para acesso rápido de figuras, citações e referências, e uma coluna com artigos relacionados que facilitam a visualização de trabalhos relevantes. A IOPscience também disponibiliza coleções temáticas onde artigos e ebooks com tópicos mais “quentes” são agrupados por tema. O pesquisador que se cadastrar pode se manter atualizado através de feeds RSS e alertas por email quando um novo conteúdo for publicado.

Finalmente, a IOPscience também publica a Physics World, uma coleção de serviços de informações on-line, digitais (incluindo vídeos, podcasts, webinars) e impressas para a comunidade científica global. De acordo com seu website, a Physics World tem como foco “ajudar os cientistas que trabalham em pesquisas acadêmicas e industriais a manterem-se atualizados com as mais recentes inovações em física e ciências interdisciplinares”. A revista fornece aos leitores uma mistura única de notícias, opiniões e análises diárias de uma equipe premiada de escritores e editores de ciências. Cada edição do Physics World cobre as grandes histórias e questões-chave que são importantes para os cientistas em todo o mundo, incluindo aparições de aclamados físicos e escritores científicos, notícias e análises abrangentes e artigos de opinião incisivas. Todos os meses, pesquisadores jovens também podem encontram oportunidades de carreira disponíveis para graduados em física, além de conselhos valiosos sobre carreira, comentários dos melhores livros novos e atualizações sobre as mais recentes descobertas de pesquisas e tecnologias baseadas em física.

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of