17

Um guia rápido sobre como usar o estilo Vancouver de referências e citações

Os métodos de citação variam de acordo com a disciplina acadêmica. A ciência e a Medicina têm seu próprio estilo preferido. O estilo Vancouver de referências e citações é um sistema de referências numeradas que segue as regras estabelecidas pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE). Continue lendo para saber como citar suas fontes corretamente usando esse estilo.

Noções básicas das referências no estilo Vancouver

Você deve sempre usar uma citação no texto quando estiver parafraseando ou citando diretamente o trabalho de outra pessoa. No estilo Vancouver, as citações no texto são indicadas por algarismos arábicos (1,2,3,4,5,6,7,8,9). Cada referência deve ter um número único que corresponda à ordem em que é citada. Quando o mesmo trabalho é referenciado mais de uma vez, use o mesmo número a cada vez.

A colocação do número no texto pode ficar cabe ao autor ou a revista. Os números podem ser colocados no meio ou no final da frase, antes ou depois do ponto final. Tanto colchetes quanto parênteses podem ser usados, assim como sobrescrito. Apenas certifique-se de usar um formato consistente durante todo o seu trabalho.

Vejamos vários exemplos, todos corretos.

  • Pesquisas recentes (1) indicam que a contagem de calorias é uma maneira eficaz de manter a perda de peso a longo prazo.
  • Pesquisas recentes1 indicam que a contagem de calorias é uma maneira eficaz de manter a perda de peso a longo prazo.
  • Pesquisas recentes indicam que a contagem de calorias é uma maneira eficaz de manter a perda de peso a longo prazo (1).

Se você usar o nome do autor no texto, ainda deverá incluir o número da citação:

Blakely (2) observa que os pesquisadores anteriores não levaram em conta a diferença de idade.

Ao citar diretamente de uma fonte impressa, você deve usar aspas e incluir o número da página que você está citando. O número da página deve seguir a citação.

De acordo com Schumann [4], “a perda de peso a longo prazo é sustentada através de uma variedade de técnicas de modificação de comportamento” (p.17).

Observe que, quando você cita publicações diferentes de um mesmo autor no mesmo ano, cada publicação deve ter seu próprio número de referência.

Citações de múltiplos autores ou fontes

Se um trabalho tiver mais de um autor e você quiser incluir o nome do(s) autor(es) no texto, use o sobrenome do primeiro autor, seguido de “et al.” Para um trabalho escrito por Simon, Blakely e Faust, a citação no texto seria a seguinte:

Simon et al. [3] descobriram que os ratos que foram alimentados com uma dieta rica em açúcar comeram mais, em média, do que os ratos que não foram.

Ao citar várias fontes em uma frase, inclua os números de referência de cada fonte na citação. Os números devem ser separados por vírgulas sem espaço entre eles.

Pesquisas anteriores [3,7,10] também confirmam que dietas ricas em açúcar contribuem para uma diminuição na produção do hormônio de “saciedade” grelina.

Números consecutivos devem ser separados por um traço:

A diminuição da grelina está associada ao aumento do apetite e ganho de peso (7-9, 14).

Tenha em mente que as citações no texto não variam de acordo com o tipo de publicação que está sendo citada. Não importa se você está citando um artigo de uma revista, livro, DOI, URL (link da Web), relatório ou outro tipo de publicação, a citação no texto deve ser sempre um número.

A exceção a isso são os itens não publicados (correspondência, entrevistas, e-mails, etc.). Neste caso, você deve citar o nome da pessoa e a data de comunicação entre parênteses no texto. Por exemplo:

A confidencialidade entre médico e paciente desempenha o importante papel de aumentar a confiança e aumentar a probabilidade de o paciente seguir as orientações do seu médico (Jake Smith, 13 de dezembro de 2007), o que pode salvar vidas (8).

Não inclua esta citação na sua lista de referências.

Compor sua lista de referências

A página final do seu trabalho deve ser intitulada “Referências” e listar todas as suas fontes na ordem em que elas tiverem sido citadas no texto. Uma lista completa de diretrizes pode ser encontrada aqui. Por enquanto, alguns itens importantes a serem lembrados são:

  • Livros e nomes de periódicos não devem estar em itálico ou colocados entre aspas. Os títulos de periódicos são abreviados. Você pode encontrar um guia para estas abreviações no Catálogo da NLM.
  • O símbolo “&” nunca deve ser usado entre os nomes dos autores.
  • Você deve usar iniciais maiúsculas apenas para a primeira palavra de uma frase e para palavras que normalmente são escritas com inicial maiúscula.
  • Os números das páginas devem ser abreviados como “p.”. Por exemplo, as páginas de 12 a 37 seriam escritas como “p. 12-37”.
  • Na lista de referências (diferentemente das citações no texto), “et al.” só deve ser usado quando houver sete ou mais autores. Neste caso, liste os três primeiros autores seguidos de “et al.”. Assim, uma publicação escrita por Dewey, Cheatham, Howe, Macklin, Ryan e Choi seria escrita na lista de referência como “Dewey, Cheatham, Howe et al.”

Vejamos vários exemplos de diferentes tipos de publicações tais como devem ser escritas em uma lista de referências no estilo Vancouver:

Livro: Armitage P, Berry G, Matthews JN. Métodos estatísticos em pesquisa médica. John Wiley & Sons; 15 de abril de 2008.

Artigo de revista: Powell C. A técnica Delphi: mitos e realidades. Revista de Enfermagem Avançada. 1 de Fevereiro de 2003; 41 (4): 376-82.

Artigo de revista eletrônico: Aho M, Irshad B, Ackerman SJ, Lewis M, Leddy R, Pope T, et al. Correlação das características ultrassonográficas do carcinoma mamário ductal invasivo com a idade, o grau do tumor e o status dos receptores hormonais. J Clin Ultrasound [Internet]. 2013 Jan [citado em 27 de abril de 2015]; 41 (1): 10-7. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jcu.21990/full DOI: 10.1002/jcu.21990

Este artigo ajudou você com as citações e referências no estilo Vancouver? Quais são as outras dificuldades que você tem ao usar citações? Conte para nós nos comentários!

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of