17

A importância da correta escolha das palavras-chave

O cientista, o grupo de pesquisa ou o estudioso, investiga, experimenta e produz constantemente conhecimentos na sua área de estudo e outras áreas correlatas, proporcionando relações, comparações, refutações entre conceitos e teorias e colaborando com o avanço da ciência. Esse processo dinâmico de produção científica pode dar-se a nível regional, nacional e, principalmente, mundial, exigindo do cientista dedicação e atualização permanente.

Entre os procedimentos mais eficazes e rápidos para a divulgação dos resultados de uma pesquisa, ou mesmo para o debate acerca de uma teoria ou ideia científica, a academia utiliza principalmente os artigos científicos. São veiculados em publicações especializadas como revistas e jornais científicos, periódicos, anais, etc., impressos ou eletrônicos no mundo todo. Entretanto, ao escrever um artigo científico, uma das maiores dificuldades encontradas pelos pesquisadores é na escolha das palavras-chave.

Os unitermos, palavras-chave ou descritores são palavras que melhor identificam e caracterizam o trabalho a ser publicado. São as palavras mais típicas, mais usadas, descritivas de ideias ou conceitos apresentados no trabalho. As palavras-chave facilitam o trabalho de indexação de um documento. Sua preparação inadequada, juntamente com excessos e omissões, dificulta a indexação do assunto. Sua simples apresentação, para cumprir uma exigência do periódico onde se pretende publicar, não se justifica.

Estas palavras são normalmente utilizadas para permitir que o artigo seja posteriormente encontrado em sistemas eletrônicos de pesquisa. Por isso, deve escolher-se palavras-chave tão gerais e comuns quanto possível. Um bom critério é selecionar as que usaríamos para procurar na internet um artigo semelhante ao nosso.

São geralmente relacionadas de 3 a 4 palavras-chave que expressem as ideias centrais do texto, podendo ser termos simples e compostos, ou expressões características. A preocupação do autor na escolha dos termos mais apropriados visa favorecer os leitores no sentido de ajudá-los a identificar de imediato o tema principal do artigo lendo o resumo e palavras-chave. No levantamento bibliográfico feito através de softwares especializados ou pela internet, utilizam-se em grande escala esses dois elementos pré-textuais. Por conta disso, a escolha das palavras-chave deve ser feita com bastante cautela, pois estas palavras que levarão ao artigo publicado.

O ato de escrever é parte inerente ao trabalho do pesquisador. Isto significa que tão importante quanto os resultados de determinada pesquisa, é a ação de divulgá-la, em um primeiro momento, para a comunidade científica e, posteriormente, para o público em geral. Sendo assim, a divulgação do conhecimento caracteriza-se como um processo de comunicação de absoluta importância, pois uma descoberta científica para ser reconhecida deve ser publicada. Por conta disso e da grande dificuldade que a maioria dos pesquisadores encontra na escolha das palavras-chave, empresas especializadas oferecem serviços de suporte à publicação e serviços de revisão por pares.

Referências:

Subscribe
Notify of
guest
2 Comments
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Angelica Ferreira Alves Araujo Lima
Angelica Ferreira Alves Araujo Lima
4 years ago

Muito importante as contribuições trazidas por este site!

RUI AGONIA PEREIRA
RUI AGONIA PEREIRA
4 years ago

Gostei do que li. Os meus parabéns.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]