17

10 perguntas que você deve fazer em uma entrevista acadêmica

A oportunidade mais comumente desperdiçada

Quando a entrevista estressante chega ao seu fim inevitável, ou ela foi muito bem e você acha que está garantido, ou você titubeou o tempo todo e você acharia melhor se tivesse ficado na cama esta manhã . Então vem o último passo doloroso: “Você tem alguma pergunta para nós?”
Se tudo tiver corrido bem, você pode ficar tentado a perguntar se pode ver o seu escritório, mas se tiver corrido mal, você pode ficar tentado a nem se incomodar e simplesmente responder: “Não, obrigado.” Nenhuma das duas respostas seria aceitável, mas elas são características de uma falha comum na preparação de entrevistas. Uma das melhores maneiras de impressionar o seu entrevistador é mostrar que você fez sua lição de casa sobre a empresa ou instituição e está genuinamente interessado em trabalhar lá. Então, aqui estão as 10 perguntas que você deve fazer em uma entrevista acadêmica:

Faça sua lição de casa

• Pesquise a empresa ou instituição
• Pesquise o programa e o departamento
• Pesquise as biografias e trabalhos publicados das pessoas que irão entrevistá-lo (se você souber de antemão quem serão) e das pessoas com quem você estará trabalhando.
O objetivo aqui não é se passar por um “sabe-tudo”, mas ser capaz de formular suas perguntas como um futuro colega, em vez de ser apenas mais um candidato a entrevista. Faça as perguntas no momento apropriado da entrevista e procure torná-las específicas para as pessoas com as quais você está se reunindo:

• Para o entrevistador ou presidente do comitê de seleção:

Como o(a) senhor(a) descreveria o candidato bem sucedido para este papel?

• Para o chefe de departamento ou orientador de pesquisa:

Como o(a) senhor(a) descreveria o departamento / a equipe de pesquisa para um colega?

• Logo em seguida, para o chefe de departamento ou orientador de Pesquisa:

O(A) senhor(a) acha que o colega ficaria surpreso com essa descrição?

• Para o chefe de departamento ou orientador de pesquisa:

Qual é a duração média de tempo antes que eu possa esperar poder liderar um projeto de pesquisa?

• Para o chefe de departamento ou orientador de pesquisa:

Qual é a posição do departamento / da equipe a respeito de estudos de replicação? (Eles suportam a validação de resultados ou o objetivo é só publicar?)

• Aos colegas pesquisadores:

Por que você escolheu este projeto?

• Logo em seguida, aos colegas pesquisadores:

Isso correspondeu às suas expectativas?

• Ainda aos colegas pesquisadores:

Qual é a sua maior frustração com este trabalho?

• Para o chefe de departamento ou orientador de pesquisa:

Onde o(a) senhor(a) vê esse departamento / essa equipe nos próximos cinco a dez anos?

• Para o entrevistador ou presidente do comitê de seleção:

Qual é o seu cronograma para preencher esta vaga?

Suas perguntas são tão importantes quanto as deles

Se você tiver feito uma extensa preparação das perguntas que provavelmente lhe serão feitas, é fácil esquecer que as perguntas que você faz são igualmente valiosas para o entrevistador. Você é proativo? Você é organizado? Você dá a impressão de estar genuinamente interessado nessa oportunidade ou está apenas pesquisando o mercado? Não hesite em fazer perguntas difíceis — essa é uma decisão importante para ambas as partes e fazer apenas perguntas fáceis de responder só reforça a impressão de que você está apenas pesquisando o mercado. Esta é a melhor oportunidade que você tem para obter respostas diretas para perguntas diretas, sem o risco de serem mal interpretadas no formulário de e-mail. Aproveite ao máximo.

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of