17

Dicas de Softwares para apresentações de trabalho

Seja para dar aulas ou tornar mais dinâmicas entrevistas de trabalho, exposições em conferências ou defesas de projeto, montar apresentações que misturem o apelo textual ao apelo visual para guiar a fala e prender a atenção do público faz parte da vida de acadêmicos e demais profissionais. Dada a sua facilidade de acesso, o Microsoft Power Point acaba sendo o programa mais usado para gerar estas apresentações, mas não é o único, e seus recursos quando comparados aos de outras plataformas podem ser bastantes limitados, especialmente na parte audiovisual e em relação a possibilidades de compartilhamento e de acesso online. A escolha da melhor plataforma para criar sua apresentação vai depender do seu objetivo e certamente você encontrará possibilidades para vários gostos e necessidades no mundo das apresentações para além do Power Point.

Prezi

Prós: O Prezi possui um formato parecido com o do Power Point, porém ele se destaca por dar mais dinâmica à apresentação e por seus recursos visuais, transformando apresentações 2D em apresentações 3D que chamam a atenção pelo realismo, além de oferecem recursos de zoom e rotação que produzem impressionantes efeitos. Há outro diferencial na hora da montagem da apresentação, que não precisa ser pensada como um slide show linear, podendo ter as informações dispostas num fluxo de ideias semelhante ao disposto num quadro negro. Isso facilita aquele velho conflito sobre o que colocar em cada slide na hora da montagem da apresentação, mas na hora da exposição será necessário fazer essa organização para estruturar sua linha de raciocínio (e guiar sua fala) e assim facilitar a compreensão de sua plateia.

Contras: Se o Prezi por um lado oferece a possibilidade de criar apresentações com recursos visuais de “tirar o fôlego” – ao contrário do Power Point -, por outro lado dá muito mais trabalho dominar as ferramentas do programa para conseguir estes efeitos diferenciados. Além disso, as apresentações são salvas online e com modo de compartilhamento público, o que é ótimo para um compartilhamento massivo mas ruim caso este não seja seu intento e você não deseje tornar sua apresentação pública. Neste caso é necessário criar uma conta cujo menor valor de manutenção é de 4,92 dólares por mês.

SlideShare

O SlideShare é basicamente uma versão online do Power Point e que também permite visualização de forma remota. Sua principal vantagem é que a similaridade com o Power Point – programa de fácil manuseio e abrangente uso – torna fácil o seu manejo, com a vantagem dos recursos online. O SlideShare é na verdade uma rede social, permitindo que você siga e seja seguido por outros usuários, o que facilita o compartilhamento de conteúdo e o intercâmbio com outras pessoas que estejam produzindo conteúdos de seu interesse. Além disso, o SlideShare permite a coleta de dados através da resposta a formulários online, a realização de cursos online e entrevistas à distância. Além de online, a plataforma pode ser também visualizada em aplicativos do Android e iOS.

Contras: Assim como o Prezi, o SlideShare se torna um problema quando não se deseja tornar pública a todos as apresentações (e sendo o SlideShare uma rede social o problema aqui é ainda mais acentuado). Também neste caso a restrição de acesso à apresentação é um recurso disponível apenas para contas de acesso pago.

FlipSnack

O FlipSnack é um caso específico que privilegia apresentações sob a forma de livro ou revista, e pode também ser usado para criar e compartilhar apostilas de cursos (com alunos) ou projetos de pesquisa (com pesquisadores, empresas, colegas, etc.) online. Quando o assunto é compartilhamento, o FlipSnack apresenta também a vantagem de estar integrado a 28 plataformas sociais, como o Facebook e o WordPress. A montagem da apresentação é simples, feita através do upload de arquivos de imagem em formatos conhecidos – como PDF, JPG ou GIF -, e o resultado final dependerá do trabalho de edição destes arquivos.

Contras: Para apresentações em conferências ou organização do material sob a forma de livro ou revista, o FlipSnack é ideal se seu trabalho tiver um grande apelo visual, com muita imagens e gráficos, e quanto melhor você dominar ferramentas de edição de imagem, melhor ficará seu trabalho. Mas, sendo o apelo visual um diferencial deste software de apresentação, isso acaba sendo uma limitação para quem tem pouco domínio de programas de edição de imagem. Nestes casos, vale pedir ajuda amigos mais habilidosos nesta área para montar o trabalho.

Como é possível observar, uma pequena dose de paciência e esforço para aprender a manusear uma nova plataforma pode fazer você se destacar através de suas apresentações e ainda atribuir mais credibilidade a seu trabalho.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]