Como alcançar o seu público-alvo

26 April 2014  |  Postado em Dicas para Autores, Quer Publicar? O que devo saber?   |  Sem Comentário  |  Faça um Comentário

Em qualquer trabalho científico, é importante que o pesquisador saiba organizar suas ideias e escrevê-las de acordo com a formatação exigida pelos periódicos. Entretanto, outro fator muito importante na criação de um artigo científico é ter em mente qual é o público-alvo que se deseja atingir. Tal preocupação pode parecer óbvia à primeira vista, mas muitos pesquisadores se esquecem de que será uma pessoa quem lerá e avaliará o seu artigo, não uma máquina, e que é necessário reservar uma parte do processo de elaboração do artigo na consideração de que público se deseja atingir.

Normalmente o artigo será apresentado a um público diverso, composto de professores, acadêmicos e estudantes, e cada um deles terá uma forma diferente de interpretá-lo. Geralmente as pessoas só se preocupam com o público que irão atingir quando estão preparando uma apresentação oral. Entretanto, aqueles que escrevem artigos para periódicos devem também ter em mente que tal artigo atingirá um determinado público.

O Schaum’s Quick Guide to Writing Great Research Papers, de Laurie Rozakis, explica que, para adaptar um artigo para um determinado público, é necessário que o pesquisador faça as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Quem lerá o meu artigo?
  • Quantos dos meus leitores sabem sobre o tópico da minha pesquisa?
  • Qual é a base de informação que eles possuem? (através de leituras, de experiências pessoais, dentre outros);
  • Qual é a opinião do meu público sobre o tópico abordado? Eles são neutros, hostis ou entusiasmados sobre o mesmo?

Ao decidir o público para o qual escreverá, o pesquisador poderá determinar melhor quais fontes usará para escrever seu artigo. Um artigo do Dartmouth College’s Writing Program chamado What is an academic paper? explica a importância de começar a escrever um artigo científico tendo em mente o público-alvo que se deseja atingir. Eis um trecho: “Na sala de aula de uma faculdade, o público geralmente é o professor ou os alunos – embora, ocasionalmente, o seu orientador irá instruí-lo a escrever para um público mais específico ou mais geral. Não importa quem é o seu leitor, você deve considerá-lo com cuidado antes de começar a escrever.”.

Entretanto, a tarefa de determinar o público-alvo de uma publicação e escrever o artigo tendo o mesmo em mente não é uma tarefa fácil. Muitos pesquisadores estão apenas preocupados com o conteúdo do artigo, não sabendo como direcioná-lo para o público adequado. Sendo assim, muitos buscam serviços de Revisão de Inglês especializados. Tais empresas possuem serviços de Suporte à Publicação nos quais o artigo poderá ser revisado/avaliado por revisores por pares experientes, fazendo com que o texto seja corretamente direcionado para o público-alvo desejado.

Referências:

Anterior
Como Defender uma Dissertação/Tese
Próximo
As revistas científicas mais caras são mais influentes?

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *