17

Planejamento da Pesquisa Acadêmica-Científica

Diante de tantas distrações e transtornos da rotina para quem lida com pesquisa, é quase que essencial para o andamento do projeto e alcance do objetivo definir um plano estratégico e/ou organizacional.

Vamos comparar dois projetos de pesquisa:

Projeto A: Um projeto de pesquisa de descobrimento

Alguns tópicos gerais e questionamentos da pesquisa podem ser identificados desde o inicio, no entato, é esperado surgir métodos e sub-temas  durante o curso da pesquisa.

Resultado – Uma grande tese, todavia a pesquisa se estende ao longo do tempo e mais de 100 000 palavras são escritas.

Projeto B: Esboço do capítulo final planejado desde o início

Um claro direcionamento orienta o trabalho futuro. Destaca as áreas que podem ser ignoraradas, enquanto aponta de forma segura as questões que precisam de atenção.
Resultado – Uma grande tese, alcançada dentro do tempo, apresentada de forma eficiente por 80.000 palavras.

Estar aberto a novas descobertas, esperadas ou não, é um aspecto essencial na busca da verdade e da evolução. E nesse processo, ferramentas como um bom planejamento e direção focada podem evitar que anos de esforço de pesquisa sejam desperdiçados. Considerando ainda que toda essa organização farovece uma apresentação clara, objetiva, elegante e principalmente cronológica da pesquisa. De maneira a gerar bons retornos a partir do trabalho realizado.

Um sólido plano oferece a você:

– Foco

Você precisa conhecer o seu tópico suficientemente bem, de forma que ao folhear rapidamente qualquer esboço do capítulo ou abstract da sua pesquisa, seja possível identificar se todos os elementos constituintes apresentados são relevantes ao assunto abordado.

– Direção

Com um plano do capítulo, é praticável alocar as abordagens e citações relevantes  em suas respectivas seções. Como a investigação ainda está em andamento, é indicado fazer a conversão das notas e devidas formatações no final da escrita.

– A previsão para saber o que você precisa fazer, com a finalidade de chegar ao seu destino.

Metas podem precisar de ser estrategiadas. Antes que você possa efetivamente começar uma nova experiência, é preciso pesquisar o estado atual da teoria e na prática. Use o seu objetivo final como um marcador para planejar seu caminho passo a passo.

– Verificações e Saldos

Um plano pode ser compartilhado e discutido, refletido, medindo os prós e os contras em todos os aspectos. Seguir com disciplina e orientação do seu próprio plano,  é uma eficiente forma de obter mais e melhor ao longo do prazo de execução de trabalho.

Saiba como desenvolver um tema de pesquisa.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]