ORCID: Uma atualização de status

22 February 2014  |  Postado em Dicas para Autores, Produção Científica Mundial, Quer Publicar? O que devo saber?   |  Sem Comentário  |  Faça um Comentário

Um grande problema na área acadêmica é a desambiguação de nomes. É muito difícil verificar se um nome registrado como autor, editor, membro de bancas ou de comitês editoriais corresponde à mesma pessoa. No Brasil o CNPq e a CAPES têm usado o CPF para tal identificação. Em outros países existem identificadores locais. Atualmente surgiu uma organização sem fins lucrativos que provê um identificador único: o ORCID.

orcid_taglineO ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é uma identificação única alfanumérica para marcar cada pesquisador com um código único de rastreamento.
Este número pode ser utilizado de maneira ampla pelo pesquisador, para deixar a sua marca nas inúmeras atividades científicas que realiza durante a carreira acadêmica. Tal identificação única poderá até mesmo ser utilizada para identificar contribuições em bancos de dados, comentários em blogs e edições na Wikipédia.

A promessa dos participantes do grupo que idealizou este formato de registro é de que em até 6 meses o sistema estará pronto para os primeiros testes. O sistema contará com validação e autenticação da autoria no uso do ORCID, para evitar o inevitável mau uso da ideia.

O Registro ORCID está disponível gratuitamente para os indivíduos que desejem obtê-lo, desejem gerir o seu registro de atividades e procurem outros pesquisadores no registro. As organizações podem tornar-se membros ao vincularem os registros de identificadores ORCID para atualizarem seus registros, para receberem atualizações de ORCID, e para registrarem seus funcionários e alunos no sistema.

brian-kelly-orcidOs registros podem armazenar informações não confidenciais, tais como nome, e-mail, nome da organização e atividades de pesquisa. Este novo sistema compreende a necessidade fundamental que os indivíduos têm de controlar a forma como os seus dados são compartilhados, e fornece ferramentas para gerenciar a privacidade dos dados. O sistema toma medidas para proteger suas informações, em consonância com os princípios estabelecidos em sua Política de Privacidade, que se destinam a cumprir os Princípios de emitidos pelo Departamento de Comércio dos EUA.

Pesquisadores e acadêmicos poderão se inscrever para obter um identificador ORCID, criar registros e gerenciar configurações de privacidade; também serão capazes de linkar e sincronizar seus dados com sistemas externos, entre eles o Scopus – a maior base de dados do mundo em resumos e citações de literatura revisada por pares. Será possível, ainda, vincular o Perfil de Autor no Scopus ao Registro ORCID, poupando tempo na configuração do perfil ORCID e permitindo ao Scopus manter a bibliografia ORCID atualizada automaticamente.

A ACM – Association for Computing Machinery – que é a maior organização mundial na área de pesquisa em computação, adotou este identificador para garantir a autoria correta de artigos. Aos poucos, será possível agregar todas as publicações e atividades acadêmicas de forma natural.

Referências:

Anterior
Como escolher o seu orientador
Próximo
Pedido de financiamento de pesquisas

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *