A ética nas publicações científicas

20 January 2014  |  Postado em Dicas para Autores, Mundo Editorial Científico, Pensando em Submeter seu Artigo?   |  1 Comentário  |  Faça um Comentário

Publicar em uma revista científica pode trazer para seu autor sucesso e promoção em sua carreira. A busca dessa promissora condição pode promover algumas irregularidades que a ética condena. Se por um lado o mundo tecnológico moderno nos abre um caminho ao futuro, às reflexões relativas às novas práticas, aos desafios de novas descobertas, por outro lado parece nos distanciar de reflexões básicas e fundamentais como as discussões éticas.

A avaliação ética de um projeto de pesquisa baseia-se na qualificação do projeto de pesquisa, na equipe de pesquisadores envolvidos, na avaliação do risco-benefício, no consentimento informado e também na prévia avaliação realizada por um comitê de ética. Em todos os tipos de pesquisa o pesquisador principal é quem deve garantir o cumprimento dos processos éticos, ser responsável pelos dados da pesquisa e da equipe profissional envolvida como um todo. E como a publicação científica é o produto final de toda a pesquisa realizada, ele é o responsável pela autoria e coautoria da publicação científica.

Para auxiliar os pesquisadores, seguem abaixo os problemas éticos mais comuns e como evitá-los:

Presentation1

Por ser um assunto delicado e difícil de ser identificado, muitos pesquisadores buscam o auxílio de empresas especializadas que oferecem serviços de revisão por pares e possuem um banco de dados sobre ética na pesquisa e publicação científica para que os pesquisadores possam publicar seus trabalhos com maior segurança.

Referências:

Anterior
Diferenças entre o inglês americano e britânico
Próximo
Especialistas comentam sobre Your Paper, Your Way! – Uma iniciativa da Elsevier

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *